segunda-feira, outubro 14, 2019

Homem trans concorre a prêmio por incluir LGBTS no mercado




Que o empreendedorismo é única saída para famílias de baixa renda e profissionais que saíram do mercado formal ninguém tem dúvidas. 

Mas que também pode incluir LGBTS no mercado com qualificação profissional é novidade. E foi isso que qualificou o Gustavo Glasser, mais conhecido como Carambola, a ser um dos finalistas de uma premiação nacional.

Atuando como programador, ele que é um homem trans criou uma metodologia que forma LGBTS, negros e jovens da periferia para o mercado de tecnologia. A inciativa, além de colocá-los no mercado de trabalho criou opções além do subemprego e até mesmo a prostituição.

Gustavo é finalista do 15° edição Prêmio Empreendedor Social, do jornal Folha de São Paulo, que neste momento abriu votação para a categoria Escolha do Leitor. Ele concorre na categoria "Empreendedor Social do Futuro".

Nessa mesma categoria também concorre Diogo Tolezado (Pluvi.On), que criou um sistema de previsão do tempo que emite alertas que contribuem para salvar vidas e evitar os prejuízos. 

Social

A economia circular, proposta no projeto desenvolvido por Guilherme Brammer Júnior (Boomera), transforma resíduos difíceis em novos produtos e matérias primas que retornam para a indústria. 

O alcance do projeto inclui catadores, indústria e e academia, já tendo conseguido reciclar 60 mil toneladas de plástico. Do lixo surgiram novos produtos como fraldas descartáveis e cápsulas de café. 

O Amigos do Bem é o projeto desenvolvido por Alcione Albenesi e tem uma ação filantrópica para às vítimas da seca aqui na nossa Região Nordeste. Graças as ações desenvolvidas foram impactadas 75 mil pessoas em 130 povoados.

As ações envolvem geração de renda, substituição de moradias insalubres, melhoria na educação e saúde, além da profissionalização. O projeto também consegue manter 10 mil crianças e jovens estudando.

Já o administrador Thomaz Srougue, o Dr. Consulta criou uma startup que atende pessoas que dependem da assistência pública de saúde. O "sem-teto da saúde" como classifica incluem os 100 milhões de pessoas no país que não têm plano privado.

No momento ele conta com 59 clínicas populares cadastradas. Com a ajuda da tecnologia tem buscado maior eficiência, com redução de custos para salvar vidas. 

Grão

Há ainda o Troféu Grão que tem duas finalistas. Adriana Barbosa, do projeto Preta Hub, é responsável pela criança da Feira Preta que nasceu para estimular o empreendedorismo da população negra do país. A ideia cresceu e hoje é uma plataforma Preta Hub.

Sua concorrente é Laís Higashi que com o projeto "Litro de Luz"levou luz para famílias que ainda vivem na escuridão. Com o uso de garrafas pet ela tem conseguido clarear residências. 

 Votação

Neste momento o prêmio está aberto a receber votos dos leitores por meio do endereço:

 https://arte.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2019/premio/


O que é?

Criado em 2005 pela Folha de S.Paulo e Fundação Schwab, o Prêmio Empreendedor Social é destinado a gestores de iniciativas com mais de três anos de atuação em setores como saúde, educação, tecnologia assistiva e meio ambiente, entre outros. As iniciativas de negócios de impacto social e startups com foco socioambiental – que estão em fase inicial (de um a três anos) – podem se inscrever para o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, destinado a empreendedores com até 35 anos. 
Além da projeção nacional e internacionalmente dos líderes selecionados, a Folha de S.Paulo e a Fundação Schwab – correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos e idealizadora da premiação no mundo – oferecem um alto nível de qualificação e networking, viabilizando aos premiados a conquista de maiores e melhores indicadores em sustentabilidade, impacto social direto e indireto, influência em políticas públicas e escalabilidade para seus projetos.

*Com assessoria


Nenhum comentário: