quarta-feira, outubro 16, 2019

Brasil discute rotulagem dos produtos alimentícios e você pode ajudar

Quase ninguém observa, durante às compras, a rotulagem dos alimentos para saber de fato o que irá comer. Mas, o tema é sério e motiva, no momento, uma consulta pública, pela internet, para definir o modelo - com símbolos- para estimular e facilitar a opção do consumidor. 

E no Dia Mundial da Alimentação (16), que é comemorado hoje nós estamos trazendo aqui alguns detalhes que podem te interessar.

Orientação

A questão principal é a orientação sobre o que contém nos alimentos e, principalmente, as suas quantidades. 

Corantes, sal, açúcar, amido, glúten, gordura, entre outros, não fazer mal para a maioria. 

Mas, a longo prazo e para outras tantas pessoas esses produtos podem não só trazer problemas como até mata-las. Ou ainda ir minando a sua saúde com o tempo.

Falando assim parece exagero. Porém, a discussão sobre a qualidade do que se come é mundial. A busca por uma boa alimentação, qualidade de vida e saúde domina os quatro cantos da terra.


Discussão

Por aqui, quem está propondo uma consulta pública para ouvir a sua opinião é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. 

Por meio de um questionário, que pode ser preenchido até o dia 5 de novembro qualquer pessoa pode participar.

E nesse debate o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor tem uma posição muito clara sobre o que pode nos ajudar. O órgão defende que a rotulagem seja o mais direta e de fácil compreensão.

Por isso, defende que a rotulagem indicativa seja feita com triângulos, já que realizou pesquisas que indicam que são mais eficientes na hora de comunicar.

Os estudos indicam que o triângulo com a mensagem sugerem, de imediato, a ideia de ALERTA. 

O modelo é assim:




A outra proposta apresentada é a da própria Anvisa. O símbolo proposto é o de uma lupa, que apareceria nas embalagens indicando as quantidades acima ou abaixo dos limites definidos.

Parece até bobabem discutir isso. Mas, na era da comunicação rápida, imediata e num momento em que as pessoas fazem tudo apresssada, por que complicar, né?

Então, não perca tempo e dê sua opinião. 

Clica aqui e contribua.

O assunto não termina apenas com a consulta. É que depois a própria Anvisa vai continuar debatendo isso com especialistas, entidades e organizações, para somente assim tomar uma decisão em seu colegiado. 

Mas esse é outro capítulo. 

Abraço!
---------------------------------------------------------------------
Serviço
Para entrevistas com mais detalhes do Idec
Cel - WhatsApp: 55 (11) 98764 2682

*Com assessoria

Nenhum comentário: