quinta-feira, outubro 31, 2019

Bolsonaro vai cair por causa do caso Mariele?





A pressa é inimiga da perfeição. O ditado é antigo, mas ainda serve. Se a ideia da TV Globo era apontar caminhos que possam relacionar o presidente da República, Jair Bolsonaro, na morte da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, parece que não deu certo. Sem discussão política, não vai ser pelas mãos da polícia que algo vai mudar no cenário.

Assista o comentário, comente e compartilhe!

terça-feira, outubro 29, 2019

Bolsonaro vai pedir desculpas?





Sim. Vai pedir.
Já vejo até a frase: no dia do livro, Bolsonaro pede desculpas e inicia nova escrita do seu governo!
-Essa seria a versão oficial de um patriota, conservador e eleitor seu.

Mas, ainda vai ter quem diga: Demorou! Por que não falou logo em seguida? Aliás, não deveria nem ter falado.
-Não precisa dizer que aí é algum eleitor de Haddad, Marina, Ciro ou Boulos.

-------------
Explicando

Se você não sabe do que se trata, estamos aqui para analisar um momento importante da história da Nova República, em que o presidente Jair Messias Bolsonaro avisa que vai pedir desculpas.

Desta vez, o assunto em questão que vai motivar o recuo é um vídeo em que ataca, de forma "bem humorada" ao seu estilo, instituições como partidos políticos, inclusive o seu PSL, além do PT, o STF a TV Globo, a Veja, o movimento feminista, a OAB, a Rádio Jovem Pan entre outros.

Animais

Interessante é como o ataque foi feito. Usando animais. Na verdade uma montagem onde um Leão, identificado como sendo JMB, é cercado por Hienas que ameaçam lhe atacar. Que ficam lhe rondando. Fitando-lhe o olhar.

Depois o Leão é apresentado como patriota e conservador. Numa alusão ao seu perfil ideológico.

Aí o Leão encara, mas sem confrontar ninguém. Até que chega uma leoa e se aproxima e afasta as Hienas.

Frases

Eis que neste momento surgem frases:
Vamos apoiar o nosso presidente Bolsonaro até o fim.
Não atacá-lo!
Já tem a oposição para fazer isso.

Somente aí é que se entende que quem fez queria dar um recado a um possível eleitor do próprio presidente que já estaria começando a também atacá-lo, mas por influência da mídia e de todas as outras instituições.

Os segundos finais é com a imagem solene da bandeira do Brasil que aparece tremulante...

Repercussão

A repercussão foi terrível na Corte Suprema e nos demais atacados. Isso desde a segunda-feira 1 milhão de views depois, o vídeo foi retirado da conta oficial da presidência.

A conta que já teve o seu operador, é Carlos Bolsonaro, o Carluxo como é chamado o caçula. Desta vez, mesmo em viagem a Arábia Saudita ele saiu em sua defesa. Disse que não é apenas ele quem tem a senha de sua conta.

Segundo a matéria da Folha, Bolsonaro anunciou que vai haver retratação oficial. Foi o que anunciou.

Defesa

O anúncio também surge com uma defesa do filho Carlos, pois não seria o único a mexer na conta do twitter. É a primeira vez que o presidente reconhece isso. 



segunda-feira, outubro 28, 2019

Produção de Mel muda vida de apilcultor alagoano




A vida não está doce para ninguém. Mas, para um apicultor, o Jean lá do Apiário Zumbi dos Palmares, em União de União dos Palmares, ele fez a diferença: "o mel mudou a minha vida".

A história nasceu há 20 anos quando ganhou uma colmeia para cuidar enquanto trabalhava num apiário. 

O tempo passou e hoje é ele quem tem, junto com outras 20 famílias sua própria produção. 

Ficou curioso(a)? 
Assista e compartilhe!

Por que PE bate recorde na produção de Uva e Manga?



No final de semana o site do Programa Globo Rural, da TV Globo, trouxe a informação de que os produtores de uva e manga do Vale do São Francisco, em Pernambuco baterão recorde na produção. A expectativa é que sejam gerados R$ 1 bilhão em negócios. 

Agora a pergunta que fica é: por que Pernambuco bate recorde e Alagoas nada? Assista o vídeo e tire suas próprias conclusões. 

Compartilhe e curta.

domingo, outubro 27, 2019

Carlos Andreazza: Voto de Rosa Weber é obra-prima e de Luiz Fux é vergon...





Aqui o comentário de Carlos Andreazza, em Jovem Pan (SP), agora na Band News destacando votos distintos dos ministros do STF, no caso da prisão ou não após condenação em 2° instância. Vale lembrar que, na prática discute-se se Lula pode ou não ser solto, beneficiado pela reinterpretação do supremo, para uma decisão já tomada, mas que a gora tem pesado a possibilidade de rever o que tem na Constituição que aponta prisão apenas para processo transitados em julgado.

STF adia julgamento e segue suspense sobre... Lula. Queiroz faz-tudo ofe...





O canal do jornalista Bob Fernandes sempre foi um dos mais técnicos de toda a discussão política. Crítico inteligente, sempre teve texto firme recheado de crítica, análise e ironia. Aliás, por isso incomoda muito o poder. 


De visão progressista, sempre contextualiza politica e economicamente quem são os atores, a quem servem e de quem precisam vir os aplausos. Firme nas palavras puxa orelha da esquerda a direita, sem esquecer o centro. 


Esse jornalismo independente e analítico só é possível na rede. Por isso, sua colaboração com esse projeto é determinante. Não importa a quantia. 

Siga Bob Fernandes no youtube e quando puder dá aquela força lá. Se associe a um grande colunista do país.

sexta-feira, outubro 25, 2019

Miguel perdeu a guerra, mas venceu a batalha pela dignidade

 Jornalista, radialista, ator e professor Miguel Torres, 58 anos -
O jornalismo alagoano de tempos em tempos produz nomes que vão marcar sua história. Miguel Torres com sua sua versatilidade profissional e capacidade de se reinventar está entre estes nomes.

Da TV para o rádio, do rádio para a assessoria, de lá para os comentários esportivos e nos cerimoniais. Era assim! Se virava em mil mas não negava trabalho. 

Amava a profissão como a vida. A esposa, os filhos e o neto. Miguel, da risada fácil, da cara amarrada, que quebrava quando gargalhava quase que faltando ar em tom máximo. Escandalizava!

Ah! O Miguel! Cara do bem, dos bons e gente boa! 

Incapaz de desejar mal a alguém, virava uma fera para cobrar em nome do povo. Foi assim várias vezes. Gostava de comprar briga para os mais humildes. Para isso, enfrentava os grandes. Com olhar firme.

Mas, nunca com violência. Seu lema era firmeza com respeito. E foi respeitado. Todos, até os que dele discordavam sabiam conviver com ele.

Miguel era fácil demais de conviver. Primeiro porque não era metido. Os anos gloriosos à frente do vídeo nunca lhe subiram a cabeça.

Aliás, Miguel era um cara cabeça. Formou-se ator. Aprendeu a nunca ter pré-conceito de nada e de ninguém. Miguel ouvia.

Miguel não era de Migué! Tudo nele era verdadeiro. Inclusive, a busca pela verdade era uma obsessão. Só falava com certeza do que apurou. Por isso, ligava uma, duas, três vezes para poder peneirar o correto.

Deu aula. Ensinou, aprendeu, vibrou com quem o superou. Miguel era de elogiar o bom trabalho. Não tinha inveja. Tinha orgulho de ver os colegas aprenderem.

Aprendi com ele. 

Hoje, nessa difícil missão de dizer "Descanse em paz!" estou os olhos umedecidos, quentes com uma lágrima que está prestes a lavar minha face. Escorreu! Enxuguei suspirando. 

Mas, não porque o Miguel morreu, mas porque perdemos alguém que não nos deixa esmorecer.

Vai na luz, que teus fãs, amigos e familiares ascenderam para ti quando dedicaram muitas orações e preces. Nos ensinasse a ser solidários até em teu último leito. Perfeito! Em silêncio. 

Segura na mão e vai Miguel. 

Tchau! E obrigado!!

Crianças com microcefalia de AL estão sem sonda gástrica desde fevereiro (VÍDEO)



As mães e responsáveis por crianças com a Síndrome Côngenita do Zika Vírus (microcefalia) denunciam a falta de sondas gástricas para os filhos, aqui em Alagoas. O caso já foi repassado para a Secretaria Estadual de Saúde, mas ainda está sem solução. É o que revela a presidente da Associação de Familiares de Anjos de Alagoas (Afaeal), Alessandra Hora.

Enquanto isso, em nível nacional, conseguiram dar um passo importante na dignidade do tratamento das mais de 3 mil crianças existentes no país. Elas irão receber uma pensão vitalícia para cuidar dos filhos.

Elas contaram com o envolvimento do ministro Osmar Terra, que por ser remanescente da gestão de Michel Temer, conseguiu convencer o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Ele sancionou a lei e a partir de novembro o pagamento de um salário mínimo vai começar a ocorrer.

Se nacionalmente são consideradas, aqui no Estado Alessandra nunca foi recebida pelo governador Renan Filho (MDB), nem pelo prefeito Rui Palmeira (PSDB).

Neste vídeo ela se queixa do quanto o desentendimento e desencontro com os dois geram problemas para as famílias.

No município falta pessoal especializado para acompanhar as crianças matriculadas na rede municipal. Nos ônibus nem sempre são tratadas com a paciência e a educação que precisam para ir vir com as crianças. Segundo relatam, até a grade nas borboletas são um complicador.

Conheça a Feal nas redes sociais
https://www.instagram.com/familias_de_anjos_/

Ajude a Faeal


quinta-feira, outubro 24, 2019

Hemerson Casado recebe visita de executivos da Daiichi-Sankyo

Arquivo Pessoal
A luta do Instituto Hemerson Casado e de seu fundador por dignidade, pesquisa e tratamento contra a Esclerose Lateral Amiotrófica pode ter um novo capítulo. Paciente de ela, depois de atuar 25 anos como médico, ele se recusou a ficar sem agir e tem mantido contatos no Brasil e no mundo para garantir avanços contra as doenças raras.

Ontem ele recebe a visita de executivos da multinacional farmacêutica, Daiichi-Sankyo. Os dirigentes da empresa vieram a capital para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo IHC. A presença deles na cidade representou mais uma esperança de apoio a continuidade do trabalho.

"Honrado em receber a visita de executivos da multinacional farmacêutica, Daiichi-Sankyo. Eles estiveram em Maceió para conhecer um pouco mais do meu trabalho a frente do IHC", escreveu Hemerson em sua time line no face.

A rede social, assim como Instagram @institutohemersoncasado, são aliadas na divulgação do trabalho, busca de voluntários e apoiadores que possam contribuir para a continuidade dos serviços. Tanto que a frase que Hemerson utiliza para sensibilizar os internautas é a seguinte: 

"Amigos, sigam o Instituto nas redes sociais. Ajude-nos a ajudar!"



 #drhemersoncasado 

#vidasraras 
#todoscontraaela 

Campanha

Hemerson também está com uma campanha na internet para a arrecadação de fundos que possam garantir a realização do II Simpósio Internacional de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Por meio de uma Vakinha ele espera arrecadar R$ 20 mil. Qualquer pessoa pode ajudar é só clicar www.vakinha.com.br e colocar a id:757906.







terça-feira, outubro 22, 2019

Joice acusa filhos do presidente de esquema de fakenws contra adversários

Há uma crise instalada na República. E não foi criada pela oposição, mas sim pela imposição do presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL). Na verdade não é a primeira, nem será a última.

Mas essa é diferente. Envolve o partido, uma parte dos deputados eleitos pela legenda e a revelação da deputada federal Joice Hasselmman de que os três filhos do presidente (Carlos, Eduardo e Flávio), comandam uma rede fakenws com 1.500 perfis falsos.

Os perfis seriam abastecidos, segundo Joice, por assessores dos filhos.

A denúncia é grave e deve esquentar a CPI da Fakenws que se desenrola na Câmara dos Deputados.

Joice fez a revelação durante entrevista ao programa Roda Vida, da TV Cultura, na noite da última segunda-feira.

Eleitoral

O fato de ter vivido e acompanhado de perto o processo eleitoral, ao lado de Bolsonaro, faz da deputada eleita com a maior votação da história, uma importante fonte ou testemunha do caso.

Mesmo que sua indignação tenha surgido após ter deixado a liderança do PSL e ver seu espaço político diminuir drasticamente, a informação precisa ser apurada.

Dificilmente, talvez, avance como quer a oposição, até porque se no campo político Bolsonaro vive em "guerra", na área econômica tem agradado ao mercado com a "Reforma da Previdência".

E, no final das contas, é o tal mercado, leia-se mercado financeiro (Bancos), investidores, grandes empresas e o gigantesco agronegócio, quem segura esse ou aquele presidente.

Crise

Mas, a revelação de Joice é emblemática e põe em crise até os bolsonaristas que votaram nela e no presidente.

Chamada de Peppa Pig por Eduardo Bolsonaro ela o ataca chamando-o de Moleque.

(A Peppa como explicou minha filha de sete anos é uma porca em desenho animado que tem sua história contada ao lado dos outros porquinhos de sua família).

Ou seja, Eduardo está chamando-a de gorda o que é extremamente indelicado, descortês e desrespeitoso com todas as pessoas que por um motivo ou outro esteja acima do peso.


Na prática, antes da infantilidade e "sujeira pública", não esqueçamos que é um deputado atacando uma deputada que, também, contra-ataca.

Núcleo

Voltando ao que interessa, se sua denúncia for confirmada estaremos diante, pela primeira vez até que me lembre, de um núcleo familiar e político que não só blinda o pai presidente, mas que ataca e denigre seus inimigos de forma pública.

O bullyng virtual seria uma espécie de "arma" contra os eleitos como inimigos do pai ou da família. Conforme revelou a deputada isso teria ocorrido, por exemplo, contra o ex-ministro Santos Cruz que que deixou o governo em meio a memes espalhados nas redes sociais.

Se uma parte do governo age com pouca inteligência, que os ditos intelectuais de centro, direita ou esquerda não façam o mesmo. Joice precisa de apoio e espaço para que possa ajudar o país a se livrar dessa prática, que já ser revelou nociva à democracia.

ASSISTA A ÍNTEGRA E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES




Procuram-se Startups na área de gestão de resíduos e geração de energia


A gestão de resíduos sólidos é um desafio que vem sendo encarado com responsabilidade no país. Infelizmente, mesmo com a legislação sobre o tema, há muito a ser feito. 

O importante, porém, é que especialistas, ambientalistas e empresários do setor continuam organizados para apontar os caminhos.

O desafio continua sendo a gestão sustentável e profissional. A articulação com o setor público é fundamental, principalmente, para garantir o cumprimento da lei e gerar impacto na sociedade.

Em breve esse debate vai voltar a reunir interessados do setor em todo o Brasil em mais uma edição da http://www.wasteexpo.com.br/, em São Paulo, de 12 a 14 de novembro.

A organização do evento que unir tecnologia e sustentabilidade. Por isso, procura em todo o país Startups na área de gestão de resíduos e geração de energia. Click

No evento deste ano além da reunião dos maiores empresários do setor e da presença dos representantes do poder público será lançado o "Manifesto pela desoneração da Cadeia da Reciclagem na Reforma Tributária", que tramita na Câmara dos Deputados.


Veja o clip do evento de 2018




Mais informações e pautas:

Letras & Fatos Comunicação

Mauro Arbex
Fernando Poyares
Marcelo Soderi
+55 (11) 9 9519-7155
+55 (11) 9 9988-9725
+55 (11) 9 9937-3431
mauro.arbex@letrasefatos.com.br
fampoyares@gmail.com
marcelosoderi1966@gmail.com





segunda-feira, outubro 21, 2019

Urugai convida para turismo na Exposição de Maconha - Expocannabis 2019



Enquanto o Brasil ainda adota a política de combate ao tráfico e ao consumo de maconha, o Urugai que legalizou a erva em 2016, convida para a 6° edição da Expocannabis 2019, em Montevideo 6,7 e 8 de dezembro.

Desde 2013 o país vizinho permite três formas de acesso a droga: o auto-cultivo de até seis pés por pessoa, de forma cooperativa em clubes canábicos e até em farmácias. 

O Uruaguai tem um perfil diferente do Brasil a começar por sua extensão territorial, ainda assim, segundo estudiosos da área de segurança a decisão de legalizar o consumo a violência o tráfico diminuíram de forma considerável, já que os usuários passaram a ser cadastrados e são conhecidos pelas autoridades. 

Assista ao vídeo institucional




O evento

Quanto ao evento   reúne produtores de maconha, vendedores de produtos associados ao consumo como acessórios e especialistas. As palestras envolvem desde representantes do governo, profissionais da área de saúde e produtores.



Chama a atenção o fato do evento, assim como qualquer outro, está associado a uma experiência de turismo. Isso mesmo. Turismo maconhesco como existe na Hollanda, por exemplo, nos famosos coffes ou pubs.



No releese que recebi no final de semana há inclusive um link com um resumo do evento, além do endereço do site que trás todos os detalhes. (click)



Além da reunião da cultura canábica na América Latina e Caribe, o evento tem uma vasta programação cultural marcada pelo show de diversas bandas locais e de fora do país.

----------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais


Com foco em medicina e pesquisa científica, Expocannabis
se consolida como o evento internacional mais importante

da indústria da cannabis na região
Depois de seis anos de sucesso e crescimento contínuo, a sexta edição do evento chega para consolidar toda essa experiência acompanhando a evolução da indústria da cannabis. Em uma nova localização dentro do Centro de Eventos do LATU (Laboratório Tecnológico do Uruguai) em Montevidéu, nos próximos dias 6, 7 e 8 de dezembro, os participantes vão encontrar uma edição renovada e maior. A aposta desse ano é ter mais espaços ao ar livre e uma maior divisão das distintas propostas que permitam tanto receber o crescimento no número de assistentes como também oferecer mais conforto em cada experiência. Isso incluirá mais stands de marcas nacionais e internacionais.
Porém, uma das principais novidades dessa edição surge a partir do que tem sido o eixo central do evento: a medicina e a pesquisa científica. Sempre na vanguarda, a Expocannabis tem sido pioneira em seu conteúdo. Um exemplo disso acontece desde 2015, quando foi criado o primeiro Consultório de Orientação em Cannabis Medicinal do Uruguai, que esse ano estará presente com mais força num espaço próprio chamado Expocannabis Medicinal. Será todo um setor exclusivo dedicado à informação e à indústria da cannabis medicinal, com acesso independente ao resto do evento. Com essa medida se busca contemplar e responder às necessidades da indústria em separar os mercados do uso médico e do não-médico.
Além do consultório, no Setor Medicinal também acontecerá a Cannabis Conference com seu clássico Ciclo de Palestras, Fóruns e Workshops liderados por oradores nacionais e estrangeiros. Outras atrações são o jardim com plantas de cannabis, exposições informativas, um consultório de orientação legal, stands e patrocinadores exclusivamente associados ao desenvolvimento da pesquisa sobre a cannabis e o cânhamo medicinal. Ademais, a clássica Barraca de Cultivo não faltará para todos que quiserem participar de workshops com especialistas internacionais.
Conjuntamente, outras novidades estarão na agenda, como o Montevidéu Cannabis Tour e o prêmio Daniel Vidart destinado aos estudos e projetos de pesquisa cuja temática seja o uso da cannabis em colaboração com a Prefeitura Municipal de Montevidéu.
Única conferência em todo o mundo que conta com o apoio do Estado, a Expocannabis volta a demonstrar sua capacidade em gerar um evento referente a nível mundial, capaz de receber um público amplo e diverso com conteúdo de vanguarda. A grande participação do público brasileiro (45% do total de visitantes) e de outros países reafirmam sua posição dentro da região como evento modelo. Ademais, já se tornou um clássico de dezembro que supera os limites da sua indústria e ano a ano beneficia outros setores, como o hoteleiro, gastronômico e cultural através da contribuição de um público formado por milhares de pessoas, tanto de Uruguai quanto estrangeiros. Mas seu aporte não termina aí, já que se trata de uma vitrine para o mundo, o que colabora para a imagem de país pioneiro e progressista disseminada pela imprensa internacional que nos visita a cada edição.
As entradas já estão disponíveis em www.ticketuno.com O cronograma, outros detalhes, e o credenciamento de imprensa no site www.expocannabis.uy
Sobre Expocannabis Uruguay
A Expocannabis Uruguay é a plataforma de informação mais importante sobre cannabis da região. O evento é proposto como uma ferramenta de articulação de todos os que atuam no setor, com a presença de autoridades estaduais, empresas nacionais e estrangeiras, a academia, comunidade médica, organizações sociais, produtores e clubes cadastrados, entre outros. Seu objetivo é a desmistificação da cannabis e a desestigmatização de seus usuários. A cada ano, o evento concentra-se em diferentes aspectos da planta para ampliar o espectro de seus usos e mostrar seu potencial medicinal e industrial.
Alguns números:
·         O primeiro Consultório de Orientação Medicinal foi criado em 2015. Atualmente é formado por 3 consultórios com 4 médicos. No total foram realizadas mais de 800 consultas, nas quais 40% dos pacientes eram uruguaios e os demais estrangeiros.
·         A cada edição participam mais de 30 palestrantes de distintas nacionalidades, resultando em um total de 150 oradores até 2018.
·         Em relação ao ano passado a Expocannabis cresceu um 30% em quantidade de participantes e de marcas aliadas, e nessa edição a expectativa é de superar esse resultado.
·         Em 2018 os assistentes chegaram a 12 mil pessoas. A composição do público estava dividida em 45% de brasileiros, 40% uruguaios, 10% argentinos e 5% outros. A quantidade de empresas que participaram como expositores foi de 80.
Mais informaçõesJuliana Eliasjuelias@ilovecomunicacion.combr+55 (51) 98925 0015




sexta-feira, outubro 18, 2019

Jornalistas lançam ACTA e agitam mercado da comunicação

A greve histórica dos jornalista alagoanos não nos ensinou apenas que temos força e poder de organização contra quem atacar a nossa dignidade profissional. Mas, principalmente, que nunca fomos concorrentes, entre si, por atuarmos em veículos diferentes.

Passada a tempestade das retaliações veio o sol brilhante clareando as ideias e apontando novos caminhos. Nessa esteira já nasceu a TV Liberdade, do núcleo de comunicadores de Arapiraca e, agora, surge o projeto ACTA.

Lançado oficialmente hoje, desde o anúncio no Instagram que não param de colecionar acessos e curtidas. O melhor é a empolgação que agita os bastidores. Além do show de imagens o time que vai entrar em campo, ou melhor, nas plataformas digitais vai sacudir o mercado.

Desejar sucesso é pouco. Desejo é força e capacidade de resistir. Com a mesma empolgação que pararam a cidade nos dias de luta contra a proposta de redução do nosso piso.

Em breve traremos aqui alguma entrevista com um dos integrantes com mais detalhes. Por enquanto o que tá rolado é isso aqui. 


A proposta é ousada, mas vai ser encarada com seriedade e ética, para retribuir para o povo que os apoiou nas ruas e sempre lhes deram audiência. 

Quanto ao mercado que tenha a sensibilidade para investir, apoiar e pressionar por novos produtos.

Mobilização pede cadeia para quem maltrata animais

A violência e maus tratos crescentes contra animais deu origem a uma campanha que visa aumentar a pena para o agressor. O movimento é nacional e nesta sexta-feira (18), a partir das 12h30, tomará o Instagram para mobilizar a sociedade. Se você apoia a proposta é só compartilhar.

Em Alagoas a mobilização está sendo conduzida pela Comissão de Bem Estar Animal da OAB, que conseguiu o apoio de dezenas de personalidades de diversas áreas.

O blog conseguiu uma declaração exclusiva da presidente da comissão, advogada Rosana Jambo, que deu detalhes da proposta e do trabalho de sensibilização nas redes.

Se você é contra as barbaridades cometidas contra os animais é só espalhar a #CadeiaParaMausTratos 

quinta-feira, outubro 17, 2019

Autor fala do Manifesto Sururu que será relançado nesta sexta no Bar Zeppelim


Alagoas e suas belezas, gastronomia, cultura e principalmente sua gente são elementos presentes no Manifesto Sururu, que foi lançado há 15 anos pelo poeta, cantor e professor Dr. Edson Bezerra. A obra que criou um debate sobre a alagoanidade é resultado de muito estudo, observação e da sua inquietação.

O fato é que o texto provocou e incitou o debate em sala, mas também entre os intelectuais. Nesta breve conversa Edson conta um pouco sobre como a ideia ganhou força e, principalmente, a importância do seu relançamento.
O evento cultural que vai reunir vários artistas está previsto para às 20h, no Bar Zeppelim, ao lado das Lojas Americanas, do Centro.

quarta-feira, outubro 16, 2019

Brasil discute rotulagem dos produtos alimentícios e você pode ajudar

Quase ninguém observa, durante às compras, a rotulagem dos alimentos para saber de fato o que irá comer. Mas, o tema é sério e motiva, no momento, uma consulta pública, pela internet, para definir o modelo - com símbolos- para estimular e facilitar a opção do consumidor. 

E no Dia Mundial da Alimentação (16), que é comemorado hoje nós estamos trazendo aqui alguns detalhes que podem te interessar.

Orientação

A questão principal é a orientação sobre o que contém nos alimentos e, principalmente, as suas quantidades. 

Corantes, sal, açúcar, amido, glúten, gordura, entre outros, não fazer mal para a maioria. 

Mas, a longo prazo e para outras tantas pessoas esses produtos podem não só trazer problemas como até mata-las. Ou ainda ir minando a sua saúde com o tempo.

Falando assim parece exagero. Porém, a discussão sobre a qualidade do que se come é mundial. A busca por uma boa alimentação, qualidade de vida e saúde domina os quatro cantos da terra.


Discussão

Por aqui, quem está propondo uma consulta pública para ouvir a sua opinião é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. 

Por meio de um questionário, que pode ser preenchido até o dia 5 de novembro qualquer pessoa pode participar.

E nesse debate o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor tem uma posição muito clara sobre o que pode nos ajudar. O órgão defende que a rotulagem seja o mais direta e de fácil compreensão.

Por isso, defende que a rotulagem indicativa seja feita com triângulos, já que realizou pesquisas que indicam que são mais eficientes na hora de comunicar.

Os estudos indicam que o triângulo com a mensagem sugerem, de imediato, a ideia de ALERTA. 

O modelo é assim:




A outra proposta apresentada é a da própria Anvisa. O símbolo proposto é o de uma lupa, que apareceria nas embalagens indicando as quantidades acima ou abaixo dos limites definidos.

Parece até bobabem discutir isso. Mas, na era da comunicação rápida, imediata e num momento em que as pessoas fazem tudo apresssada, por que complicar, né?

Então, não perca tempo e dê sua opinião. 

Clica aqui e contribua.

O assunto não termina apenas com a consulta. É que depois a própria Anvisa vai continuar debatendo isso com especialistas, entidades e organizações, para somente assim tomar uma decisão em seu colegiado. 

Mas esse é outro capítulo. 

Abraço!
---------------------------------------------------------------------
Serviço
Para entrevistas com mais detalhes do Idec
Cel - WhatsApp: 55 (11) 98764 2682

*Com assessoria

terça-feira, outubro 15, 2019

Marisqueiras capacitadas pela Ufal e Visão Mundial querem conquistar mercado




O sururu marisco que ajuda a definir nossa identidade cultural, aqui em Alagoas, é o principal alimento da imensa parcela da população pobre da orla lagunar de Maceió. E é para ajudar a mudar essa realidade que uma parceria estratégica uniu a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Ong Visão Mundial  com o objetivo capacitar as marisqueiras.

O projeto, que teve início, com a conquista de um investimento do Instituto Volkswagen foi o ponta pé inicial para uma ideia ainda mais ousada, que no futuro, pode se transformar numa Escola de Beneficiamento.

Visão

Quem primeiro percebeu a necessidade de agir socialmente na área foi a Visão Mundial. Segundo o seu coordenador, Ronivon Amorim, a principal preocupação é criar possibilidades de ação para evitar o trabalho infantil. 

A professora Cristina Noramande da Ufal e 
Ronivon Amorim da Visão Mundial
Foto Diogo Martins

Para essa atividade a ong também conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT).

"Hoje trabalhamos inicialmente com 50 mulheres, dividas em grupos de 10, que são capacitadas em encontros que ocorre às terças e quintas das 8h às 13h30 na sede do Instituto Servir", contou Ronivon.

A proposta é criar alternativa que diminua esse ciclo de miséria, já que muitas mulheres marisqueiras, um dia foi uma criança explorada que a entidade buscou apoio. Ele veio da Ufal, em especial do curso de Nutrição, com a coordenadora do Laboratório de Microbiologia de Alimentos, Cristina Normande.


"Com esse trabalho queremos profissionalizar a atividade das marisqueiras. Hoje elas têm sido formadas para aprender a criar e manter uma linha de produção, porque é isso que vai agregar valor e garantir o fornecimento para clientes maiores, como os restaurantes por exemplo", explicou Cristina.

Rotina

No momento, toda a atividade ocorre de forma experimental, mas já existe uma rotina própria que inclui, principalmente, as boas práticas alimentares. Tudo tem sido analisado e os resultados em laboratório confirmam a qualidade final do produto.

As mulheres têm sido capacitadas e já criaram a Cooperativa de Marisqueiras Mulheres Guerreiras. O próximo e mais importante passo inclui a conquista do mercado gastronômico. 

O importante é que a sociedade civil, as organizações estaduais e municipais, além dos empresários conheçam essa proposta. 


O projeto segue até o final do ano. Ou seja, a semente foi plantada, mas pode germinar com outras cooperativas e, principalmente, oferecendo dignidade, qualidade de vida, trabalho e valorização da atividade de marisqueira. 

segunda-feira, outubro 14, 2019

Trabalhadores dos Correios lançam campanha contra privatização



A possibilidade real de privatização da Empresa de Correios e Telégrafos fez os trabalhadores da empresa lançarem um vídeo para mobilizar a opinião pública.


Na mensagem curta, mas muito objetiva eles lembram que a empresa não dá prejuízos pois reinveste os próprios recursos, oriundos de 356 anos de existência.

A ideia é desconstruir o discurso do Governo Federal de que precisa tirar o "peso" do estado.

Para popularizar a mobilização criaram a #NÃOAVENDADOSCORREIOS

Homem trans concorre a prêmio por incluir LGBTS no mercado




Que o empreendedorismo é única saída para famílias de baixa renda e profissionais que saíram do mercado formal ninguém tem dúvidas. 

Mas que também pode incluir LGBTS no mercado com qualificação profissional é novidade. E foi isso que qualificou o Gustavo Glasser, mais conhecido como Carambola, a ser um dos finalistas de uma premiação nacional.

Atuando como programador, ele que é um homem trans criou uma metodologia que forma LGBTS, negros e jovens da periferia para o mercado de tecnologia. A inciativa, além de colocá-los no mercado de trabalho criou opções além do subemprego e até mesmo a prostituição.

Gustavo é finalista do 15° edição Prêmio Empreendedor Social, do jornal Folha de São Paulo, que neste momento abriu votação para a categoria Escolha do Leitor. Ele concorre na categoria "Empreendedor Social do Futuro".

Nessa mesma categoria também concorre Diogo Tolezado (Pluvi.On), que criou um sistema de previsão do tempo que emite alertas que contribuem para salvar vidas e evitar os prejuízos. 

Social

A economia circular, proposta no projeto desenvolvido por Guilherme Brammer Júnior (Boomera), transforma resíduos difíceis em novos produtos e matérias primas que retornam para a indústria. 

O alcance do projeto inclui catadores, indústria e e academia, já tendo conseguido reciclar 60 mil toneladas de plástico. Do lixo surgiram novos produtos como fraldas descartáveis e cápsulas de café. 

O Amigos do Bem é o projeto desenvolvido por Alcione Albenesi e tem uma ação filantrópica para às vítimas da seca aqui na nossa Região Nordeste. Graças as ações desenvolvidas foram impactadas 75 mil pessoas em 130 povoados.

As ações envolvem geração de renda, substituição de moradias insalubres, melhoria na educação e saúde, além da profissionalização. O projeto também consegue manter 10 mil crianças e jovens estudando.

Já o administrador Thomaz Srougue, o Dr. Consulta criou uma startup que atende pessoas que dependem da assistência pública de saúde. O "sem-teto da saúde" como classifica incluem os 100 milhões de pessoas no país que não têm plano privado.

No momento ele conta com 59 clínicas populares cadastradas. Com a ajuda da tecnologia tem buscado maior eficiência, com redução de custos para salvar vidas. 

Grão

Há ainda o Troféu Grão que tem duas finalistas. Adriana Barbosa, do projeto Preta Hub, é responsável pela criança da Feira Preta que nasceu para estimular o empreendedorismo da população negra do país. A ideia cresceu e hoje é uma plataforma Preta Hub.

Sua concorrente é Laís Higashi que com o projeto "Litro de Luz"levou luz para famílias que ainda vivem na escuridão. Com o uso de garrafas pet ela tem conseguido clarear residências. 

 Votação

Neste momento o prêmio está aberto a receber votos dos leitores por meio do endereço:

 https://arte.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2019/premio/


O que é?

Criado em 2005 pela Folha de S.Paulo e Fundação Schwab, o Prêmio Empreendedor Social é destinado a gestores de iniciativas com mais de três anos de atuação em setores como saúde, educação, tecnologia assistiva e meio ambiente, entre outros. As iniciativas de negócios de impacto social e startups com foco socioambiental – que estão em fase inicial (de um a três anos) – podem se inscrever para o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, destinado a empreendedores com até 35 anos. 
Além da projeção nacional e internacionalmente dos líderes selecionados, a Folha de S.Paulo e a Fundação Schwab – correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos e idealizadora da premiação no mundo – oferecem um alto nível de qualificação e networking, viabilizando aos premiados a conquista de maiores e melhores indicadores em sustentabilidade, impacto social direto e indireto, influência em políticas públicas e escalabilidade para seus projetos.

*Com assessoria