quinta-feira, agosto 06, 2009

O dia em que a notícia foi o repórter


























A rotina do jornalista é dura e incerta. Saber se uma pauta vai render, só depois de chegar ao local do fato. A surpresa sempre é a melhor arma do repórter. Hoje a arma estava do outro lado. Nas mãos de um, dos dois bandidos que assaltaram o premiado repórter Gilberto Farias, do Jornal Gazeta. Levaram a máquina Cannon profissional da empresa, em pleno dia, na Grota do Cigano.






A cena ocorreu durante o registro de um protesto de alunos e professores. O companheiro de pauta era jornavocalista Lelo Macena, da Gazeta e do Xique e Baratinho. Com seu bom humor característico, antes de deixar a redação disse em voz alta que traria a manchete do dia de amanhã. Cumpriu a promessa. Só não disse seria a capa.



O cenário do assalto parece um videoclipe. De um lado os repórteres e do outro o os manifestantes. De repente, por trás, um jovem armado e outro rendendo o Giba e o Lelo, que segurava um guarda-chuva. No momento do assalto as crianças gritavam, em coro:


"aõ, ão, ão
o Téo é farrapão!"


Sem entender o que acontecia Giba tentou reagir. Graças a mão divina o assaltante não puxou o gatilho. O povo ficou atônito. Completamente desnorteados os jovens fizeram tudo diante das pessoas.






Em minutos os redatores viraram redigidos. A manchete se consagrava a partir de suas vidas em risco. A rotina mudava de lado. Giba e Lelo romperam, pelo menos por um dia, a cina de mostrar e escrever as tragédias alheias. Contaram a sua.





O drama social, que tem no flagelo do crack e do crime, sua maior expressão está sempre em pauta. Os jornalistas sabem disso. Hoje, dois deles, sentiram de perto. A vida passou num flash. E o risco de raspão. Já as autoridades vão levar mais um beliscão para ver se acordam.






Agosto é mesmo um mês irônico. Fez o poeta que virou repórter se emaranhar entre a ficção e realidade. Ele já cantara, em verso e prosa, a explosão da violência.






Na música "Elemento peste", Lelo denunciou que na "Na Grota do Pica-pau vc pode se dar mal- Na Grota do Cigano...aqui não tem engano - Na Grota do Arroz ninguém deixa nada para depois...". Hoje se integrou a letra.



O final feliz da história, de hoje, vai virar capítulo do livro "Giba, meu horói!" Com ele não falta acontecer mais nada.






Aqui minha solidariedade aos colegas. Quanto a cobrança por segurança...isso já fazemos todos os dias. O que falta é investimento social capaz de incluir, tratar e recuperar dependentes químicos. A segurança se faz com prevenção. O tráfico se combate com inteligência.


Comentário

lulacastellobranco.blogspot.com

Querido Tcholovsk, também solidário, principalmente por eu também conduzir um equipamento de igual valor comigo, adentrando nos espaços mais distintos, na labuta de nossa profissão tão fascinante. Quero aqui apenas dizer, que nessa música do grupo Xique Baratinho, que Vc citou, o refrão diz o seguinte: "E aí, velho !? Vc vai ficar parado aí ? Pegue seu berro, e vamos meter bronca !"... Pode-se dizer, o feitiço contra o feiticeiro.










quarta-feira, agosto 05, 2009

Bigode Federal

O presidente do Senado Federal, José Sarney, garantiu audiência da TV Senado na tarde de quarta-feira. Depois de apanhar muito, silenciar e ter a cabeça pedida pelos colegas ele decidiu falar. E muito!


Negou que o bigode seja seu. Negou ter acobertado atos secretos. Inclusive quer saber, se realmente eram secretos, porque já tá todo mundo sabendo mesmo.


Além disso, confirmou que é um Hyllander. Não morre, nem cai assim tão fácil. Principalmente porque é membro da Academia Brasileira de Letras, ou seja, é imortal.

sexta-feira, julho 31, 2009

Amigo alvirrubro e alvinegro

O amigo Carlinhos da Confraria me deu duas grandes notícias. A primeira de que vai doar parte de seu acervo particular do Botafogo. A segunda de que é leitor deste humilde blog.
Para provar fez logo duas correções sobre o post da visita do Lula, quando o presidente aterrisou na Pajuçara. Desde já agradeço, duplamente, ao Carlinhos que consegue ser mais fanático pelo Bota e o CRB do que eu.
Tanto que conseguiu ver semelhanças entre o alvinegro e o Galo da Praia. Ambos tem Severiano no nome de seus estádios. Enquanto aqui é Severiano Gomes, lá é Marechal Severiano.
A outra semelhança é quanto a sigla. Antes do Botafogo ser Futebol Clube teve o CRB num de seus padrões. Pelo menos nos da equipe de regatas - Clube de Regatas Botafogo (CRB).
Com a fusão do Botafogo Futebol Clube a sigla foi extinta.
########################
Só para atualizar a informação. O Carlinhos já repassou o arquivo de conquistas e da história do fogão. Obrigado meu irmão!
A bateria caiu...

quarta-feira, julho 29, 2009

Vinte anos sem Mussun... e um tempo que não volta




O tempo passou muito rápido. Para mim 1989 tá bem ali. Foi um ano inesquecível. O Fogão Campeão Carioca (após 20 anos sem título), o primeiro voto para presidente (fui Lula), a morte de meu pai e, na tv, a despedida de Mussun. O anti-herói dos "Trapalhões".

O programa ia ar sempre aos domingos, antes do Fantástico - quando era o show da vida e fazia jornalismo.

O Mussum era a síntese do povo brasileiro. Engraçado, sambista, ignorante e entorpecido. Para os dias de hoje seria meio incoerente ter num programa infantil um personagem que ao invés de spinafre tomava "chopps". Era honesto.

Mas, era um tempo diferente. Estávamos deixando a ditadura. Pior eram as botinadas dos militares. Depois dos "anos de chumbo" ele passava batido.

No dia que soube da morte de Mussun me lembro que fiquei triste. Não era como hoje. A internet não era popular. Era muito difícil ter notícias. Isso era função da tv, do rádio, jornal ou revista. Li na Revista Manchete (do Adolfo Bloc) quem era o pai, o músico e o artista Mussun.

Ele foi fundador do grupo de pagode- que na época ainda era samba de mesa- Originais do Samba (obrigado Bojão). A carreira como humorista o desviou. Mas, o samba estava no sangue. Acho que todos da minha geração (30 ou 40 anos) ouviu falar da Escola de Samba Mangueira pelo Mussun.

Quando não falava estava vestido com um terno unindo as cores verde e rosa.

Hoje ao lembrar do "Mussun Day" deu uma baita saudade do período da inocência.

segunda-feira, julho 27, 2009

Lula engole bigode

O presidente José Sarney está encurralado. Para completar a maré de azar sua mulher levou um tombo. Ela caiu em casa. Depois do susto se recupera de uma cirurgia.

A queda repercutiu em toda a imprensa, que sem notícias para falar mais sobre a possível queda de Sarney, teve que abrir manchete.

Mas, Sarney anda cabaleante. Acredita-se que seu fiel escudeiro, o presidente Lula, pode recuar no apoio depois dos números da próxima pesquisa de popularidade. Parece que o eleitor e Dilma e fã do Lula, não compreende bem sua proteção ao presidente do senado.

Isso é simples. Se Sarney cair assume Marconi Pirillo, simplesmente, integrante do PSDB. O partido é o maior opositor de Lula. Aí a coisa se complicaria para cima do governo do presidente. Por isso tem sido obrigado a engolir o bigode e os "atos secretos".

Tudo que ele não quer é ter que passar a bola para um oposicionista, quando precisar viajar.

A fidelidad de Lula a Sarney pode ser explicada a partir de sua necessidade de garantir a governabilidade do fim de seu segundo mandato. Se as coisas fugirem do controle o PT pode perder a chance de comandar as negociações para ter um nome seu na "cabeça da chapa" presidencial.

Por esta lógica o PMDB é o fiel da balança. O problema, porém, é que o povo não entende disso. E a máquina continua rodando...com areia...nas engrenagens.

quinta-feira, julho 23, 2009

Na onda da BBC



Sou fã da BBC. Leva jornalismo a sério. Tudo que faz tem uma marca um jeito de olhar o fato de uma forma diferente. Neste documentário sobre surf se superaram. Para conferir o que estou falando basta assistir a esta chamada.

Molho Pardo Futebol Clube

(Foto:RSSolik - Só não podem jogar no gol porque aí é frango)

Mal se recuperou emocionalmente da degola da Série B para C, no ano passado, o CRB vive o drama de poder ir para a invisível Série D. É o início do fim do Galo da Praia.


A situação inusitada, mas decorrente da falta de planejamento, me remota a infância. A época era acompanhante de minha mãe (D. Maria) na Feirinha da Jatiúca. Depois de tudo tinha a ida a avícola. Para quem não sabe é lá que se vendem e abetem frangos.


Nunca me esqueço. Era uma cena de terror. Umas dez galinhas de cabeça para baixo. Só as cabeças de fora. De repente um cara que ficava afiando uma faca o tempo todo se aproximava e cortava os pescoços. O sangue vermelho descia até a última gota.


Antes do suspiro final os animais se estremeciam e tentavam gritar. A profundidade do corte, porém, as impedia de emitir qualquer som. Morriam caladas. Vi muitos assassinatos de aves.


Passei um tempo para comer galinha ao "Molho Pardo" depois que descobri que o tal "molho" nada mais era do que o sangue temperado.


O tempo passou os cabelos caíram - mas a voz continua a mesma- e vejo como profissional (sou jornalista ex-diplomado segundo o Gil Má) o Galo cair (indo). Com alma regateana me lembro do menino inerte.


É impossível não lembrar da cena das avícolas. Vejo o galo na máquina prestes a encarar o cara do facão. Ainda dá para escapar da degola...segundo o Abides (Editor de Esportes da Gazeta) a matemática ainda representa vida. Mas, numa hora dessas quem vai lembrar de contar?


Infelizmente os regateanos estão prestes a presenciar o derramar da última gota. Corremos o risco de virarmos "Molho Pardo Futebol Clube".


Aí somente ouvindo o cantor pernambucano, Chico Science, para consolar:

- desorganizando posso me organizar!

Primeiro (i)mundo

Se por aqui a política anda uma palhaçada, nos Estados Unidos, um cantor de rua que se apresenta de cuecas anunciou sua candidatura a prefeito de Nova York.
O figura se apresenta semi-nu nas ruas há dez anos. Robert Bruck ou simplesmente - o Homen Nu- falou de sua candidatura ma Time Squaere.

Ninguém sabe o que fez o "artista" - que vive de trocados dos turistas- decidir vestir roupas e assumir uma função pública.

Por isso aumentam as especulações de que sua candidatura é um protesto por conta da crise econômica americana que abalou o mundo.


A leitura seria a seguinte: por causa da crise fiquei de tanga.
Hit

Por aqui o hit do momento foi lançado na terça-feira no Casseta & Planeta. É em homenagem aos deputados taturanas que voltaram aos cargos. "Voces não valem nada e ainda vão se eleger! Tudo que eu queria era saber por que?"

Trocadilho

O último "trocadilho do carilho" nasceu com a candidatura do ex-superintendente da Polícia Federal, José Pinto de Luna. Para evitar sacanagem dos adversários os primeiros adesivos conterão a seguinte frase: Tô com Luna! Afinal o contrário ficaria: Tô com o Pinto!

Já pensou no dia da eleição o povo se perguntado. -E aí...o Pinto entrou???

Só aqui

Alagoas vive uma inversão da natureza. Somente aqui o Galo (CRB) tá caindo, enquanto o Pinto (Luna) tá subindo.

terça-feira, julho 21, 2009

Notas zero

Michael não morreu!


Bom, para quem a credita que além parar de respirar agente só finaliza a "viagem" depois que desce, realmente ele ainda está vivo. Sem cabeça é claro!


Sei que a conversa é meio mórbida, mas é que o cérebro dele ainda está em análise. Os caras querem saber se há vestígios de alguma droga, ou algo assim.


HGE

A Unidade de Emergência, ex-UE e atual Hospital Geral do Estado (HGE), mudou de nome mas continua doente. Ou melhor, cheia deles. É gente por todo lado. Na terça-feira uma doméstica de 67 anos foi encontrada morta, sem roupa, num dos corredores.

Para ilustrar a situação o repórter Thiago Correia (TV GAzeta) deu um furo. Conseguiu imagens
exclusivas do quadro atrás das portas. Mais uma vez, por celular, alguém filmou e mostrou pacientes pelos chão, próximo ao esgoto e rastejando até o banheiro.

Com isso tudo ainda estão "pacientes". E nós também...

Quanto aos jornalistas arquivem as imagens porque daqui a três meses a situação vai estar na mesma.



No mundo do Luna


O ex-superintendente da Polícia Federal (ex-caçador de taturanas) é mesmo candidato. Só não se sabe a que.
Tudo indica que vai tentar a sorte nas urnas pelo PT. O "namoro" vinha se arrastando há meses.









Rei sim


O senador Renan Calheiros, chamado pelo jornalista Roberto Vilanova de "Reinão", parece que não quer mais tentar se eleger ao senado. A notícia ainda é um "tubo de ensaio" e ninguém sabe se a experiência vai dar certo. Tá na fase do colar/colou!

Dizem, e o radialista França Moura especula, que a possível entrada de Luna numa eventual disputa para o senado o colocaria numa "dobradinha" com Heloísa Helena. Assim ficaria difícil para o peemedebista. Será?

Com o poder de mandar e desmandar em Brasília, inclusive nos bastidores petistas, ele poderia voltar ao Estado como candito ao governo. O detalhe é que o Planalto pode abençoar essa aliança.



Caranguejo

Mas, se Renan vem para governo...se é da base de Lula...que além dele tem Collor, qual o espaço de Cícero...quem também é lulista? Quem vai organizar esse palanque?

A única coisa que todos temem é aquela história do caranguejo. Quando um tenta fugir da caixa o outro vai e puxa pela perna. Caranguejo alagoano é fordis!


Só aqui

Durante concurso para preenchimento de vagas de jornalistas na Universidade Federal (Ufal), uma das questões apontadas como certas, orienta o assessor a cometer crime de calúnia.

No quesito peguntava-se como o assessor de imprensa deveria agir se o presidente da corporação tivesse um parente envolvido com pedofilia. Diante das alternativas a mas razoável propuha a apura dos fatos e a divulgação de uma nota de esclarescimento.

Porém, segundo o gabarito divulgado na opção apontada como certa o assessor deveria proteger o assessorado e ainda atribuir o episódio a uma outra pessoa. Ou seja, indicou um crime de calúnia. Pode?!
Haja fé
O massagista do CRB, Assis, voltou a prometer que se o Galo ganhar vai se sacrificar correndo pelas ruas para pagar promessa. Ele é devoto de Nossa Senhora. Até aí tudo bem! O problema é que sem querer vai provocar uma "guerra santa", isso porque o adversário do Galo, o Icasa, tem como mascote o Padre Cícero. As duas equipes se enfrentam quarta-feira, em Juazeiro do Norte, no Cerará.
Gil má
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, disparou mais uma sobre Alagoas. Em entrevista ao jornalista da Folha de S. Paulo, Josias de Souza, depois de determinar a volta dos deputados presos na "Operação Taturana", disse saber que no grupo há quem responda a processos sobre crimes de mando. Entretanto, as denúncias, se quer, tinham sido feitas pelo Ministério Público.
A informação foi rebatida pelo procurador-chefe do MP, promotor Eduardo Tavares. Segundo ele as denúncias foram encaminhadas no prazo correto. Tanto que o órgão vai voltar a pedir o afastamento dos que respondem a processos criminais.
E agora Gil má!?

Um ano sem o Fragonard

O radialista Ismar Fragonard, falecido a um ano, será lembrado por amigos e familiares durante uma missa que será realizada na próxima quinta-feira, 23.

Conhecido por conta de suas brincadeiras com o radialista França Moura ele foi destaque no rádio na década de 70. Mesmo longe dos microfones estava sempre no estúdio da Rádio Jornal onde não escapava das gozações do "Ministro do Povo".

Desde já a família de Fragonard agradece a quem comparecer para esse ato de fé cristã.

A missa acontece na Igreja dos Capuchinhos, às 19h.
Compareçam!

Obs. Quem me passou a notícia foi o filho do Fragonard
Dawirson Flex autor de um blog sobre informática.


segunda-feira, julho 20, 2009

Não sou mais anônimo...tenho twitter




Por fora. Era assim que me sentia quando não tinha e-mail. Isso há 16 anos atrás. Aí criei um endereço e ganhei identidade virtual. Mais um tempo o correio eletrônico era pouco.


Todo mundo ao meu redor: velho, novo, louco, careta, crente, ateu, homem, mulher, homo, bi, tri e tetra só falavam em orkut. Demorei, mas acabei cedendo. Depois disso minha vida mudou. Foi tanto recado, parabéns de que nem lembrava de mim, cartão com frase feita e vírus...além dos spans.


Agora tem esse tal twitter. A pronúncia parece "tuíta". Sou do tempo dela.
Ah! Não me diga que não sabe o que é. Pois então explico. São aquelas feridas que a criançada, mulheres da vida e os biriteiros de pé inchado têm na perna. Normalmente são incuráveis e deixa um buraco infeliz.


Pois é. Sou do tempo disso. Era boleiro de bairro. Sabe como é, né!? As barrinhas são feitas com resto de tijolo ou com sandálias e a bola é murcha por natureza.


Voltando para a modernidade e velocidade de hoje...tenho até twitter. Pior do que está de fora...foi ver meu amigo Bojão (único torcedor da Portuguesa-Lusa- de Maceió) tirando onda comigo por não ter o peste do twitter.


Meio desconfiado aceitei...mas com medo de ser clonado virtualmente de repente ficarem dizendo por aí que gosto disso e daquilo. Só para reforçar...gosto do de sempre. Ando meio careta...torço para o Botafogo, sou casado com mulher e não tomo ecstasy para ir em have.


Enfim!


Tô cansado receber e-mail com fotos de supostos cidadãos comuns querendo ser o long dong ( rei do sexo dos anos 80 que tinha um pinto de 30 cm) e mulheres em poses mais abertas que a Cicciolina (rainha do sexo italiana que fazia tudo...até xixi em cima dos caras).


Por isso sou meio cismado com esse negócio de internet. Adoro o espaço para tirar uma onda...mas sempre penso nas putarias que têm por aí. Isso é outra coisa. Deixa para lá.


Ah! Para me achar no twitter é só clicar @marcostchola que cai lá. O do Bojão é @meninoborges...entre outros. Do nada já tenho quarenta ponto de informações entre pessoas e coisas por aí.

sexta-feira, julho 17, 2009

Já pensou!?





Contatar é o ato de manter contato. Física, verbal e gramaticalmente. Enviando um e-mail, por exemplo. Falar é a forma mais rápida de contato. Muitos a consideram a mais direta que há. Ela só perde para o olhar.

Mas o olhar humano, aquele que cada um faz diariamente para as coisas, não tem o alcance além do último ponto da vista. Me refiro ao que enxergamos a olhos nus.


Sem falar que para tudo se tem uma visão e uma versão. Então na hora de definir algo, cada pessoa tem a sua. Isso é ótimo! Ajuda a criar o sentimento de inquietação e manter a criatividade humana. Só evoluímos porque criamos, pensamos e tal...


O gesto de pensar, mas que uma ação transformadora, muda o que vemos. O que faremos e podemos fazer. A barreira da língua que antes era limite para os relacionamentos resultado do castigo secular, exposto durante a construção da Torre de Babel, foi superada.


Não há limites!


Então estamos aqui. Vamos continuar essa viagem. A grande rede é a via.Uma das figuras que pensou muito nas coisas do mundo foi Ainstein. De forma interessante em sua foto mais conhecida ele mostra a língua.


Há anos sustento a idéia que ele queria que ficasse para sempre que mesmo sendo conhecido pele eficiência do pensamento era a Língua o mais importante.


Necessitamos falar. E o melhor é que hoje em dia isso não tem que ser apenas abrindo a boca e fazendo movimentos faciais. É só teclar.


As letras estão pintadas no toque da ponta dos dedos, nas teclas. O cérebro processa as letras quase na velocidade do pensamento. O estalo é marcado pelo contato intenso.





terça-feira, julho 14, 2009

Olha o Lula-lá...na Pajuçara


Em passagem pela capital alagoana - para inaugurar trecho da orla- o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aterrisou no Estádio Severiano Gomes Filho, em Pajuçara.
É a segunda vez que o campo do CRB acolhe o presidente. Como da primeira vez ele foi presenteado com uma camisa comemorativa do clube, para a alegria do presidente do Galo da Praia, José Serafim (D).


Para os superticiosos - e não são poucos- é um sinal de que o time não vai ser rebaixado. Quem dera...

A camisa não tem as cores tradicionais porque é comemorativa. Foi feita para comemorar os 96 anos do clube. A foto, exclusiva, é do jornalista Alberto Oliveira.


Pouco antes, após ter aterrisado, ele carinhosamente cumprimentou com um aceno para um grupo de repórteres e curiosos que estavam no "Camarote da Viúva".

Foi de lá que o repórter Warner Oliveira (Rádio Gazeta) e Batista Filho (TV Alagoas) registraram com exclusividade todos os passos iniciais de Lula.

As fotos dos bastidores foram tiradas pelo amigo Júnior Tenório (estudante de radialismo).
No dia seguinte (na quarta-feira) o Movimento Galo pra Frente, anunciou que o prefeito Cícero Almeida iria doar 50 mil tijolos e 30 sacos de cimento, na condição de torcedor.
É o efeito Lula.






segunda-feira, julho 13, 2009

Galo vence e passa lanterna para Confiança

João Tigre feliz com a vitória e cheio de mandingas


Suando a camisa e contando com uma dose de sorte o CRB venceu por 2x1 o time do Confiança-(SE). Não quero fazer média...mas acho que estou lenvado sorte para o clube...kkk Brincadeira. O fato é que a supertição agora vai entrar para o folclore da Pajuçara.

Depois de quatro derrotas na série C a direção tirou o masconte (Galo), mudou o banco (voltou para a "boca" do túnel) e concentrou na sede do clube. Com tudo isso a vitória veio. Pronto, agora, o João Tigre (da Galo Chopp e do movimento Galo pra Frente) vai ser o "profeta" regateano. Foi ele quem sugeriu os dirigentes a entrar com a mandinga. De um modo ou de outro deu certo.


sexta-feira, julho 10, 2009

Viva a pizza



Hoje é dia da Pizza. A comida que ganhou repercussão na Itália, na verdade nasceu entre os árabes. Incrível isso não.


Mas não é disso que quero falar. O fato é que no Brasil Pizza virou sinonimo de safadeza, enrolação e falta de punição. A expressão "acabou em pizza" veio do futebol. Durante uma grande crise na direção do Palmeiras - entre dirigentes e envolvendo dinheiro é claro- um repórter definiu que a "briga" da italianada alviverde "acabou em pizza".


A partir a a expressão entrou no gosto popular. Ou melhor, entre os políticos.


Tudo que se inventa, investiga, se apura na Câmara Federal e no Senado Federal, acaba em pizza. Foi assim com o mensalão, os dólares na cueca, as denúncias contra o Palocci (que acabou absolvido), o mensalão do PSDB, a reeleição de FHC, o caso Renan, o caso do deputado do Castelo e por aí vai.


Agora, mais uma pizza está no forno. Trata-se da CPI da Petrobras. Outra que espero que queime e acabe com apuração é a CPI da Pedofilia. O tema é crítico e precisa de um final diferente.


Mas, o fato é que a cada fatia de pizza os políticos entram em descrédito, todos são colocados na mesma vala e o povo perde a vontade de se envolver no processo.


A cada vez que isso ocorre a política está virando tema da elite. Explico! Leia-se elite não apenas os ricos - financiadores de campanha-mas, principalmente, a elite intelectual. Aqueles que têm acesso e usam a informação com riqueza.


Só que esses não são maioria. E como, em parte, não militam (termo que quero desvincular da militância de esquerda) em movimentos sociais, populares ou de representação coletiva não influenciam em nada. Ou melhor, até que sim, mas não com um alcance que atinga os mais pobres.


Aí alguém pode pensar: mas porque falar de pobres (se isso é texto batido da velha esquerda)? É porque são eles que são a razão da existência da política.


Se não vejamos: sempre que alguém se lança para algo ou cargo público fala de quem? Dos pobres. Sempre que cria uma lei de inclusão é para quem? Os pobres.


Antigamente, quando o PT não era poder, era o grande fomentador dos debates e organização das discussões para os pobres. Hoje é governo e se relaciona com os pobres da mesma forma que a chamada "direita" sempre o fez. Digo, com políticas compensatórias como o "Bolsa Família".


Como os demais partidos não têm penetração nas bases mais populares os pobres estão órfãos. Aguardam o surgimento de um novo "Messias" ou quem sabe da "Dilma" (que eles não sabem dizer o sobrenome).


É claro que a eleição da Lula mudou paradigmas importantes do cenário nacional. Por outro lado representou a morte simbólica das lutas e dos movimentos populares. Os debates e projetos para a maioria acabaram em pizza.


Ironicamente por conta do cartão do "Bolsa Família" muita gente que não conhecia o prato agora, uma vez por mês, ou até menos, o inclui na mesa de casa. Que coisa heim?

quinta-feira, julho 09, 2009

Corinthians vence de forma fenomenal


O jogador Ronaldo Fenômeno foi o grande nome da partida entre Corinthians e Fluminense. Dos quatro gols do timão ele marcou três.
A charge acima é do cartunista Baptistão. A brincadeira com o Sílvio Santos é por conta do patrocínio do Baú da Felicidade e do Banco Panamericano. Ambas são suas empresas e responsável pelo grande investimento que fez o time decolar.
Isso sim é parceria empresarial. Na prática o Sílvio é quem carrega o time do Parque São Jorge.

quarta-feira, julho 08, 2009

Lula de volta ao seu habitat


Sempre que a coisa aperta o Lula submerge. Desta vez é para não ouvir o coro "Fora Sarney". Em Paris ele acabou de dizer que "não há crise no Senado Federal, mas sim desentendimento". Pô Lula queria ser assim. Mas, tenho que trabalhar...

Michel se foi...será?



O meu amigo, o jornalista e repórter fotográfico, Aílton Cruz, me passou um link que tem todos os jornais do continente. Numa breve consulta, passando simplesmente o cursor, foi possível ve que o velório foi capa em todos os veículos.

Para completar o velório do cara foi um show. Só faltou o passinho para trás. O único momento de emoção foi o da filha do astro. Foi a única que chorou de verdade.

Desde a semana retrasada que o corpo do cara vaga de um lado para o outro. Hoje, quando seguia para o trabalho, ouço no rádio que ninguém sabe se foi enterrado realmente. A família não revela, os órgãos oficiais támbém não e ninguém divulga nada. Que coisa!

Aí chego no trabalho...ligo o computador e está aqui em destaque que na casa que ele morou foi visto um suposto fantasma. A notícia é de responsabilidade da CNN (a Globo dos EUA). E agora? O fato ocorreu durante uma entrevista com um irmão de Michel. Na hora que o apresentador chama um repórter que estava dentro da casa uma sombra misteriosa aparece ao fundo.

Mesmo sem querer somos atingidos por essa massificação desnecessária em torno da vida do "Rei do Pop". Só espero que depois de tudo até a morte dele não seja um golpe de marketing. Aí seria demais...

terça-feira, julho 07, 2009

Seguranças de Sarney agridem repórter do CQC



O repórter, diplomado, Danilo Gentilli, que integra a equipe do programa Custe o que Custar (CQC), foi agredido por seguranças do presidente do senado federal, José Sarney. O motivo da agressão, registrada por equipes de outras empresas, foi o fato do repórter querer ouvir o presidente do senado sobre a crise que envolve o seu nome.

Depois de chutes e empurrões Gentilli foi ao chão. Mesmo assim não perdeu o humor e disse que os seguranças de Sarney conseguiu fazer o que povo não o fez com ele. Ou seja, derrubá-lo.

segunda-feira, julho 06, 2009

Foco na tuba


O repórter fotográfico, Gilberto Farias, olhando a banda passar. Num descuido do homem da tuba ele entrou no instrumento. Com 40 anos de anos de jornalismo ele sabe onde a "banda toca".

Velhos tempos


Num dos comentários feitos pelo leitor Mári0 - jornalista e blogueiro- trocamos informações sobre a opinião do jornalista Caco Barcelos. Entre um post e outro acabei achando essa foto do próprio, quando estudava jornalismo em Porto Alegre. Ela estava no site http://www.deolhoseouvidos.com.br/memoria.htm. Segundo o texto Caco não conseguiu entrevistar um jornalista por conta da cabeleira e da barba. O entrevistado disse, a época, que não dava entrevista para comunista.
Será que nessa época ele era contra o diploma?

Mobilização contra Sarney

Na semana passada ouvi outro exemplo da mobilização a partir da internet. Em meio a "crise" que envolve o senado, em especial a gestão do presidente José Sarney, teve um fato novo.

Uma estudante utilizando a ferramenta eletrônica do Twitter (uma espécie de orkut melhorado)anunciou que iria se manifestar contra a permanência de Sarney no senado. A partir da divulgação 100 pessoas decidiram acompanhá-la e juntos fizeram um protesto utilizando a bandeira do Brasil.

Ainda não achei a foto de registro da manifestação, mas a notícia foi divulgada na Rádio CBN, na sexta-feira à noite.

Interessante essa forma de mobilização. Daqui para frente é melhor respeitarmos mais a internet. Aqui não circula apenas o que não presta. Isso depende da produção de cada uma e, principalmente, do modo como a utilizam.

sexta-feira, julho 03, 2009

Piada sem graça

Meu amigo e jornalista Severino Carvalho acabou de contar uma piada muito engraçada. Neste momento que escrevo minhas mãos tremem...e cheguei até a babar de boca aberta. Foi demais.

Disse ele: Você sabe por que estão vendendo a camisa do Botafogo com duas pilhas Rayovac?
Eu: Não, por que?
Ele: Para ascender a lanterna...kkk aí a redação caiu na gargalhada. (incrível quase atrasamos a edição do fim de semana).

Severino...vc foi severo demais!


Resposta: Como sou bem humorado devolvi a brincadeira com essa extraída do blog do Roberto Porto (http://blogdorobertoporto.blogspot.com/).

Esporte: tese minha



Para quem não é de Alagoas vai ser difícil entender essa.

Aqui tem dois times, que no passado fizeram história. Falo, é claro, do CSA e CRB. Os autores do "eterno" clássico das letrinhas.

Agora um e o outro vivem situações de penúria. De um lado o azulão do Mutange (bairro tradicional da capital) que caiu para a 2º divisão do futebol alagoano, além de disputar a Séri D - que corresponde a 4º Divisão do Futebol Brasileiro.

Do outro lado tem o Galo da praia. Depois de rebaixado para a série C, ou 3º divisão do Futebol Brasileiro, é o último colocado na disputa. Pode, até (Deus me livre disso) cair para a 4º já que não pontuou até agora.

E a culpa?

Bom! Para mim é do Lindinho. Isso mesmo...o Edmilson Santana, ex-plantão esportivo da Rádio Gazeta (AM 1260). Ele ficou por mais de 15 anos na função e os dois times sempre sofreram, mas ficaram ali. O Galo na série B e o Azulão na primeira divisão do alagoano.

Só foi o Lindinho se despedir dos microfones, para atuar em outra área da empresa, que os dois times se deram mal.

É Gilberto Lima...e agora?

Barba e bigode

Na gíria isso quer dizer que uma pessoa faz tudo: dá, come, chupa, beija, goza, mente e até geme. Na política é diferente. Isso se refere a união entre o Lula (o barba) e o Sarney ( o bigode). Que na prática é igual a gíria...só que recebe o nome de "governabilidade".

Ou seja, uma espécie de swing (troca de casais) só que no caso deles envolve as legendas.

A crise, palavra chavão no senado federal, expôs as mazelas que o Sarney e todos os outros presidentes esconderam embaixo do tapete. O pior é que o PT sabe disso. Tanto que uma parte da bancada queria deixar de apoiá-lo.

Só que aí o Lula teve que puxar a "barba" dos companheiros. Mostrou que pior que o velho do bigode é entrar o vice presidente, senador goiano Marconi Pirilo. Além de tucano, partido que mais bate em Lula, ele pode imprensar o governo contra a parede.

E aí? Aí fudeu!

Porque o Lula já sofre com os imprensados do PMDB...diariamente.

A Petrobras que o diga.

quarta-feira, julho 01, 2009

Frase do mestre Mário Quintana

"Autodidata é um ignorante por conta própria".

O Caco é craque

Em meio a grande discussão e tristeza provocada pelo fim da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, o repórter (diplomado) Caco Barcelos e sua equipe (todos em formação ou formados) deram uma aula de bom jornalismo.

Com muita astúcia, senso crítico e, principalmente, compromisso social a equipe do "Profissão Repórter" mergulhou no mundo crack (nóia) em São Paulo. Expostos a pedradas, xingamentos, agressões verbais Caco se arriscou a ir para a cracolândia e ficar lado a lado com os viciados.

A produção do programa mostrou com muita presteza os dois lados do problema. Os personagens eram ricos e pobres. Uns com direito a clínicas, enquanto outros continuam sem saída jogados na sargeta.

Em minha avaliação o trabalho é digno de prêmio. O Caco é craque!

Agora, aproveito essa revelação para indagar: será que os sem diploma, precários, queridinhos dos patrões, arrumadinhos de plantão fariam esse trabalho?

Como sou inquieto darei minha resposta. É claro que não.

E por um motivo simples. Somente os formados em boas academias (faculdades e universidades) têm clareza do papel que ocupam na sociedade. Sabem que além do status da profissão está sua capacidade de aprofundar os temas que incomodam.

É por isso que adoro e luto pela profissão de repórter. Quando bem feita quem ganha é a sociedade e, por consequência, todos nós.


++++++++++++++++++++++++++++++

Esta postagem gerou um debate com o jornalista e blogueiro Mário. Entre os seus comentários ele indicou um link. Nele os jornalistas Artur Xexéo e Carlos Heitor Cony, da CBN, emitem sua opinião contrária ao diploma. Para os dois o que deveria prevalecer é a competência.

É claro que discordo desta afirmação, mas compreendo em que situação se encaixa. Entretanto, prefiro cobrar competência de quem estudou para a função.

O link é este:

terça-feira, junho 30, 2009

Sujo e mal lavado

O que o presidente do senado, José Sarney (PMDB) e Arthur Virgílio (PSDB) - que é da oposição- têm em comum?
Ambos são reféns do diretor do senado, Agaciel Maia. Ah! Mas quem é o Agaciel?É um cara que manda e desmanda no senado e entrou na função na primeira gestão de Sarney como presidente. Entendeu? Não. Então fudeu!
Voltando! No caso do Sarney porque não o demitiu e Arthur porque já precisou dele para um empréstimo de R$ 10 mil.
O detalhe é que o Arthur bate todo dia no Sarney pedindo transparência e a demissão do Agaciel, além da saída do presidente do senado.
Aí a mídia foi, por fora é claro, e denunciou que Arthur já precisou de Agaciel. Acabou mostrando que ele é farinha do mesmo saco. Em outras palavras: o sujo falando do mal lavado.
Até tu Blutos!

segunda-feira, junho 29, 2009

STF tenta desmobilizar jornalistas com fim do diploma

A decisão de suspensão da obrigatoridade do diploma para a profissão de jornalista não tem nada a ver com "liberdade de expressão". Isso nunca faltou na imprensa desde a queda da ditadura. Entretanto, ela só acontece quando os "donos" da mídia a liberam. Porque, como disse Assis Chateaubriand, se quiser escrever o que quiser "crie seu próprio jornal". Se fosse nos dias de hoje, talvez, ele citasse os blogs.

Na prática a discussão que mobilizou o Supremo Tribunal Federal (STF) é maior. Aliados com os superpoderosos empresários de comunicação os ministros tentaram acabar com a organização dos jornalistas. Estamos falando de uma categoria social, que assim como outras, mas principalmente ela, estava cobrando muito uma postura clara e transparente do Judiciário.

O golpe contra os jornalistas é um recado e uma demonstração de força dos mantenedores do estabelichment. A sociedade nunca questionou o seu espaço nos veículos, porque os donos das opiniões aqui e acolá garantiam seus espaços como já dissemos.


Incomodamos os "donos do poder" porque nos constituimos, mesmo sem querer, como um poder paralelo. Esse sim capaz de mobilizar a sociedade contra os desmandos. A força de uma denúncia é capaz de desmontar qualquer estrutura. Ou pelo menos, tirar sua altiva importância.


Quando o STF diz não ao diploma tenta igualar qualquer um capaz de escrever e opinar com os profissionais que se dedicaram a estudar outros aspectos da notícia. Entre eles o seu impacto sociológico- fruto de estudos interessantes no Brasil e no mundo- no que se refere a capacidade de mobilizar a opinião pública.

Vale lembrar que foi o caráter investigativo da mídia que beneficiou a corrente ideológica que lançou Lula para a presidência. Essa mesma desmontou a força da corrente "neo liberal" sempre capitaneada em sua maioria pelos tucanos do PSDB.

Provamos que mesmo apontando um caminho crítico para a sociedade, que abriu espaço para a eleiçãode Lula, fomos capazes de denunciar seu partido quando criaram o "mensalão". Ora! Se sofressemos com a falta de liberdade, pelo fato do governo despejar milhões em anúncios nos grandes veículos, esse fato jamais ganharia repercussão.


Só que ganhou, e muito. Por outro lado não foi capaz de "colar" no Lula como queriam alguns setores que se escondem por trás da mídia. Desde então vinha sendo arquitetada uma "trama" para encurralar os jornalistas.

A gota d´água foi o apoio da mídia as críticas do ministro Joaquim Barbosa, quando bateu boca com o presidente Gilmar. A partir dali todo ódio contra nós passou a ser destilado.

Muitos poderosos não aguentam o fato de que há profissionais independentes, ou mais livres que outros, capazes de desnudar as mentiras. Inclusive, aquelas travestidas de legalidade, impostas e discutidas no STF. Ou será que que a Justiça, no Brasil, é acessível a todos? Claro que não. Nem por isso se questiona o porque disso ocorrer. Nem a validade do que se vota e surge em seu seio.

Quando se faz, isso parte de nós jornalistas que nunca tememos processos, contestações e ameaças de ações na Justiça. Isso sim incomodava o supremo e os atingidos. Entre eles altos banqueiros, donos de corporações e os agentes públicos corruptos.


Logo, a tentativa de nos desmoralizar veio para tentar tirar nossa força. Só que ao invés disso nos fortaleceu. Porque agora, mais do que nunca, vamos jogar luz nos fatos. O primeiro deles nas injustiças promovidas pela falta de Justiça.

Gilmar o senhor não consegui nos calar!

sexta-feira, junho 26, 2009

Michael e as criancinhas



Um dia fui criança, fisicamente falando. Depois virei adolescente e passei a curtir as músicas, as danças e os clips do Michael Jackson. E só. Como era desengonçado para dançar só aprendi aquele passinho que desliza para trás.

A partir daí parei. Conheci outros estilos musicais e novas formas estéticas de música. Mesmo assim sempre respeitei o sr. Jackson. Até o dia que surgiu o primeiro escândalo envolvendo criança. Foi a primeira vez que ouvi a palavra pedofilia. Desde então o cara virou um zero a esquerda, para mim.

As bizarrices comportamentais só aumentaram minha antipatia. A ponto de me sentir um otário por aprender o tal passinho de dança. A cada ano, ao invés de ouvir falar de novos trabalhos só tomava conhecimento de novos escândalos envolvendo o astro.

Até de cor ele mudou. Acredita-se que por uma doença. Mas aquela sindrome de Peter Pan que ele preservava só o tornava mais ridículo.

Agora, numa tarde chuvosa, aqui no meu Estado, ouço a notícia de sua morte. Sabia que daria repercussão, mas é incrível como não me atingiu. Como dizia minha avó: nem fede, nem cheira!

O pior é que com sua morte serão esquecidos seus desvios e ele será transformado num mito.

quarta-feira, junho 03, 2009




Os posts falam sobre Hand Surf ou Body Surf - ou para galera das antigas simplesmente "jacaré"- continuam rendendo comentários. Independente da data a galera acha e sempre completa uma ou outra iformação. Abaixo reproduzo o último comentário que recebí. Para enfeitar a págia e brindar os apaixonados pelo mar coloco esses dois vídeos que fisguei do www.youtube.com

sexta-feira, maio 29, 2009

Silêncio nos microfones


Triesteza e saudades se misturam no rádio esportivo brasileiro e, em especial, no pernabucano. Adilson Couto o titular da Rádio Jornal do Comércio faleceu, na noite de quinta-feira.
Depois de uma passagem por Alagoas na década de 70 ele foi para Recife contratado pela Rádio Clube. Depois migrou para sua atual empresa. Tinha pelos alagoanos um carinho especial. Sempre bem humorado criou o bordão "estão mexendo no placar" para informar que um gol seria registrado.

Vibrante mantinha o "rrrrrrrr" puxado característica dos grandes narradores. A torcida do Sport simplesmente o adorava. Na libertadores deste ano acompanhou os jogos e emprestou sua voz para ficar na história do clube.

História
Quando trabalhou em Alagoas, na Rádio Difusora, Adilson protagonizou um dos lances mais engraçados do rádio. Durante uma transmissão de quarta-feira tinha como plantão esportivo o radialista e jornalista, Marcos Guimarães, o "Arara".

Só que o Marcão tinha tomado uns apertivos com o radialista e jornalista Adelmo dos Santos. Quando lembrou do trabalho estava em cima da hora. Entrou louco no estúdio. Sem perceber pegou os primeiros papéis que estavam na bancada. Quando o Adilson o chamou, naquela quarta-feira ele deu os resultados da rodada de domingo.

O narrador repetiu a chamada. De novo o erro dos resultados. Ao perceber que tinha algo errado não perdeu tempo. Com bom humor disse: "É meu amigo, faça como o Marcos Guimarães, beba Pitu o aperitivo do povo!".

Não deu outra o Marcos Guimarães foi demitido pelo diretor, a época, Waldemir Rodrigues.

Tive chance de ouvir o próprio Adilson contar isso anos atrás no Congresso dos Radialistas, em Santana do Impanema.
Quem tiver recursos de vídeo pode ouvir aqui a qualidade da narraçaõ de Couto chamado de "Grau 10" pela crônica pernambucana.


Dez anos passaram num pulo







Quando era pirralho vi um cara grande pulando carros nas ruas. Era uma matéria especial do Fatástico. Isso no tempo que o "show da vida" tinha jornalismo. O personagem em questão era o atleta olímpico João Carlos de Oliveira, o "João do Pulo". Uma figura simples de fala tímida, mas com muita garra. Tanta que consegui o record no salto triplo com 17m 89cm.








Foi com tristeza que acompanhei a notícia de seu acidente, em 1981, anos após a conquista da medalha de prata nas Olimpíadas de Moscou e de Montreal. João ficou sem a perna esquerda. Mas, falava da recuperação com velocidade porque havia vencido mais uma prova: a da vida.








O cara era fenomenal. Hoje quando vi a reportagem relembrando dez anos de sua morte foi impossível não relembrar do passado. Vê-lo falando as mesmas coisas e com a mesma simplicidade foi emocionante. Não contive as lágrimas.








Me dei conta que o tempo passou num pulo. O mundo mudou, minha vida também e agora sou eu quem pulo obstáculos para sobreviver. Não sou recordista, mas tenho a mesma garra daquele cara simples que um dia me impressionou.






Click e assista vídeo de João do Pulo. Ele foi um dos ídolos do atual triplista brasileiro, Jardel Gregório. As imagens são da Rede Globo.

quarta-feira, maio 27, 2009

Na boca do povo


Enquanto o terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio não vem, olha o Lula-lá. É o ensaio para o programa "buça família". O objetivo é fazer com que todos comam...legal o governo, não!

sexta-feira, maio 22, 2009

Jornais populares viram tendência


A crise mundia está aí e não é de hoje. Nos estados mais organizados, para não falar mais "ricos" que o nosso, as empresas lançam mão da criatividade. A "onda" é criar novos produtos impressos para conquistar o leitor e garantir novas fontes de renda.


É nesse contexto que têm surgido os jornais populares. Com capas criativas, pouco texto e manchetes que unem bom humor e sensacionalismo estão vendendo que nem água.

Em Minas Gerais o destaque é o "Meia Hora". O nome sugestivo reflete de forma direta a proposta. É para se ler, no máximo, nesse tempo mesmo. Unindo jornalismo policial, com doses cavalares de erotismo custa R$ 0,50. Ele é uma imitação de um outro veículo que existiu em São Paulo, o Notícias Populares.


Em Alagoas já rolou a Tribuninha. Deu muita polêmica, mas faliu com a antiga Tribuna. Ficou no ar sugestão para alguém pegar. Quem se arrisca??
Com o "derrame" de jornalistas no mercado e a concorrência com os sites estudar alternativas para se manter no mercado é um saída. A maioria dos que investiram nos projetos populares adicionaram o jornalismo cumunitário com prestação de serviços.
O formato predileto é tablóide. Assim o leitor pode levar o jornal para lê-lo em qualquer lugar. Além disso, acaba repassando-o para outras pessoas e assim cria uma espécie de "corrente" difícil de ocorrer com os jornais tradicionais com informações densas.

quinta-feira, maio 21, 2009

Fla fora, tchê!




O Flamengo é um time incrível. Só perde para equipes internacionais, ou melhor, Internacional.kkk

Já estão querendo dizer que a derrota foi decorrente da confusão que deu o anúncio da contratação do Petcovich. O jogador, um dos que trouxe o título para o rubronegro, quer se aposentar no Fla.

Depois que viu o atacante Adriano, ex- Internacionale, dizer que estava parando e duas semanas depois voltar, o Pet, pensou que, também, poderia se reciclar.

E tem moral para isso. A grana que devem a ele é tanta que o jogador tá querendo reduzir os "$", desde que ele jogue na equipe. O detalhe é que isso desagradou a diretoria de futebol do clube.

Isso só demonstra que a situação na Gávea tá mesmo russa...que maldade!
Bom mesmo só a musa.


A doença da Dilma e o câncer da mídia



Coitada da Dilma! Não pode nem curtir um câncer "básico" e de peruca. Aonde vai tem gente perguntando coisas vazias. Quem p... quer saber da medicação?

Na verdade esse tumor cancerígino que abate algumas redações, é implacável. Como o Lula lançou Dilma, depois de ser reeleito, candidata a presidência da república ela agora agoniza diante das telas.

De uma hora para outra a "dama de ferro" dos petistas -o Zé Dirceu que deu certo- virou humana. Provou que não é máquina.

Mesmo encarando a doença de frente, lembro aqui o dia da coletiva, onde assumiu estar com um linforma em fase inicial e, perfeitamente reversível, não conseguiu escapar dos flashs, que tentam mostrar sua careca.

A quimioterapia não tem causado tanto efeito colateral, quanto o impacto das notícias. E não adianta falar em "vida pública". Isso é coisa de artista. Político tem atitudes públicas. Doença, casamento e cama é problema de cada um.

Como seu nome é forte e saudável, em relação a todos apresentados pela "oposição", os adversários do planalto acreditam que a natureza e os desíginios de Deus, podem tirá-la da disputa presidencial.

Só que esquecem que a história da ministra é marcada por atos de coragem. Quando muito marmanjo barbudo tinha medo de fazer, ela ia lá e assaltava banco para conseguir dinheiro pro movimento enfrentar os milicos. Isso foi lá na época da ditadura.

Ou seja, ela já enfrentou um câncer que usava botas, era arrogante e matava quem ousasse enfrentá-lo. E muito mais grave do que a acomete. Ou tem coisa pior que a falta de liberdade, desrespeito aos direitos humanos e a imprensa calada.

O jornalismo vive da liberdade. Entretanto, investigar o íntimo e pessoal é coisa de opressor. O interesse público preza pelo coletivo. O individual pertence a cada um. A palavra origina-se de indivíduo e quer dizer um só.

Depois do Cancêr da Dilma, da Gripe Suína e da Crise Mundial...quem será o próximo?

quarta-feira, maio 20, 2009

Justiça seja feita


Qualquer crítica ao PT, por ser governo e pela mudança do discurso é bem vinda. Ajuda a botar a prova nossa democracia política. Como ex-militante da Convergência Socialista, nos idos anos oitenta e noventa, me sinto a vontade nessa área.


Mas, preciso reconhecer, que desde a época em que era do partido, até os dias de hoje, dez anos após minha formatura como jornalista, nunca vi um gestor petista falar de sua renda. Isso aconteceu na tarde desta quarta-feira 20, durante o discurso do recém empossado secretário Municipal de Educação, Ricardo Valença.


Acreditem! Antes de qualquer coisa, após reverenciar sua família e se emocionar, ele apresentou item por item os detalhes de sua última prestação de contas com a Receita Federal. O patrimônio foi exposto diante de todas as autoridades presentes. Considero isso uma ato de coragem revolucionária.


Agora, é esperar o que vem pela frente no comando da pasta.

A capa da copa




A copa do mundo, em 2014, é uma capa danada. Vai ser realizada no Brasil depois de muita pressão e apelos dos grandes ídolos do futebol. A "montagem" do cenário político para que aconteceu foi intenso.


O pior é que Alagoas, mesmo tendo um estádio que homenageia o Rei Pelé, ficou de fora. O governo tucano do senador Téo Vilela não foi atrás dessa jogada. Aliás, não tinha jogada nenhuma. Sem projetos, ficamos de fora e não seremos nem local de treino. Perdemos esse status para o Barueri.


A responsabiliade política dessa ausência ficará para o governo e o secretário, Fábio Farias, que a época comandava a pasta da Educação. Como assim? Eu explico, a gestão da área de esportes passou a ser sua atribuição depois que "inteligentemente" o governo tucano fundiu e/ou "fudeu" a secretaria de esportes.


O sub secretário Roberto Mendes, também, levou parte da culpa. Infelizmente!


Claro que do ponto de vista econômico não poderíamos competir com as grandes "potências" fiscais do sul e sudeste. Mas, politicamente, com um pouquinho de boa vontade e articulação estaríamos entre as praças esportivas já escolhidas.


Que pena que continuamos com a síndrome do "Zé Povinho". Plagiando o lema do governo, no esporte "nunca se fez" nada.


Bola fora!

terça-feira, maio 19, 2009

Mani...festo

Para não esquecer. Foi demais o lançamento do "Território de Paz", no Benedito Bentes. Muitas autoridades. Ex-esquerdistas, ex-direitistas e ex-tudo. Estavam todos juntos. Até o meu brother, das antigas, professor Edson "Bananola" Bezerra. Poeta, cantor, antropólogo, pensador e incentivador.

O cara é tudo e mais alguma coisa. Até pai novamente...

Bem ao seu estilo, me provocou a refletir sobre a situação "caótica" da mídia local. Analisou que há muito sangue e violência explícita nos sites e jornais. "Tá na hora dos jornalistas fazerem um manifesto", disparou Edson.

A idéia é convocar a sociedade alagoana para uma nova reflexão sobre o papel da mídia como motivadora da arte, da filosofia, poesia, etc. Demais! Adorei a proposta. Mas, não podia perder a piada.

Disse para o Edson, tendo o Luiz Villar e Mauro Fabiani, como testemunhas que há um movimento em curso. Trata-se de um jornal que reunirá poesia, esporte e mulher nua. De acordo com a linha editorial, sangue só quando a modelo estiver menstruada.kkk

Iniciamente o nome do jornaleco vai ser "Via de Regra". É um tipo pós alguma coisa. Assim como o Caetano que agora tem uma banda Pós-Rock. Sabe como é? Eu não! Mas enfim...é por aí.

segunda-feira, maio 11, 2009

Enquanto isso na pelada...


É lamentável ver que no país do futebol ainda tem jogador que fica plantado. E mais: só quer bola no pé!

Ereção falsa...


Mas, como isso é possível?
Bom! Vou explicar.
O jornal Tribuna Independente
trouxe uma matéria sobre o
viagra falsificado.
A venda a R$ 5,00 ocorreria no
Centro da capital.
Mas, como a galera sabe
que é falsificado?

Fiquei com essa dúvida, porque
não creio que algum consumidor
tenha falado no assunto.
Até porque, para isso, teria que
admitir que na "hora H" falhou.
E agora?

Como no jornalismo
há o sigilo da fonte, ficará para
sempre no ar, qual foi o broxa que
denunciou isso.

A única pista do jornal é que os jovens
são os maiores consumidores.
Essa galera de academia é fogo mesmo.

sexta-feira, maio 08, 2009

PT saudações...


Essa charge é do brilhante Angeli. Com um bom traço e poucas palavras ele disse tudo. O desenho vale para todo o Brasil. No caso de Alagoas, nem se fala.

De cara com um nazista


Depois do avanço, lamentável, dessa "onda" neonazista, nossa equipe caiu em campo e acabou encontrando um descendente da Guestapo. O maldito vive escondido e só deu as caras depois que foi flagrado com a boca na botija (em outras regiões tem outro nome).
Os poucos pelos, ou melhor, dados que colhemos sobre o caso repassamos para o Serviço de Inteligência da Polícia Civil Alagoana. Como sempre, a cúpula informou que a qualquer momento pode chegar esse alemão aí.
O nosso intrépido repórter de assuntos aleatórios, Léo Palmeira, busca mais detalhes do ariano. O problema é que o cara não é de falar muito. Mesmo sendo bom de língua, prefere só abrir a boca quando é chamado, para não falar de boca cheia.
A turma aqui na redação quando soube da história ficou querendo meter o Chucrute nessa mala. Pior foi a figurinha que tava com ele, aí nesse hora. Só percebeu suas origens quando enquadrou a imagem.
Vamos aguardar maiores detalhes...

sexta-feira, abril 03, 2009

Sem gols e sem acarajé

O primeiro confronto entre CSA e CRB, no Rei Pelé, não teve gols nem acarajé. Sobraram pancadaria, revolta e gás de pimenta.

Os donos do tempeiro e do destempero foram os policiais. Munidos com um spray de condimento espalharam pimenta nos olhos dos jogadores do CSA. E o pior é que os do CRB ficaram rindo, porque "pimenta nos olhos dos outros é refresco".

Depois escrevo mais...