segunda-feira, julho 27, 2009

Lula engole bigode

O presidente José Sarney está encurralado. Para completar a maré de azar sua mulher levou um tombo. Ela caiu em casa. Depois do susto se recupera de uma cirurgia.

A queda repercutiu em toda a imprensa, que sem notícias para falar mais sobre a possível queda de Sarney, teve que abrir manchete.

Mas, Sarney anda cabaleante. Acredita-se que seu fiel escudeiro, o presidente Lula, pode recuar no apoio depois dos números da próxima pesquisa de popularidade. Parece que o eleitor e Dilma e fã do Lula, não compreende bem sua proteção ao presidente do senado.

Isso é simples. Se Sarney cair assume Marconi Pirillo, simplesmente, integrante do PSDB. O partido é o maior opositor de Lula. Aí a coisa se complicaria para cima do governo do presidente. Por isso tem sido obrigado a engolir o bigode e os "atos secretos".

Tudo que ele não quer é ter que passar a bola para um oposicionista, quando precisar viajar.

A fidelidad de Lula a Sarney pode ser explicada a partir de sua necessidade de garantir a governabilidade do fim de seu segundo mandato. Se as coisas fugirem do controle o PT pode perder a chance de comandar as negociações para ter um nome seu na "cabeça da chapa" presidencial.

Por esta lógica o PMDB é o fiel da balança. O problema, porém, é que o povo não entende disso. E a máquina continua rodando...com areia...nas engrenagens.

Nenhum comentário: