quarta-feira, novembro 06, 2019

Quer doar uma vida em vida?







Salvar uma vida em vida é mais fácil do que você imagina. A sua medula óssea, ou tutano como chamamos, pode salvar pessoas com leucemia mais uma dezena de doenças. E o melhor, não compromete o corpo do doador. 


É isso que a campanha DOADEZ quer esclarecer e te conscientizar. Mas, acima de tudo coletar amostras do seu sangue. O projeto do professor Dr. Axel Cofré do Cesmac acontece nesta quinta das 8h às 16h, no saguão do Campus II do Cesmac, no farol.



Para a retirada do sangue, que é uma pequena quantidade, não precisa estar em sem se alimentar.
A medula óssea não tem nada a ver com a medula espinhal, que fica na coluna. A óssea está nos ossos longos, mas em maior quantidade no quadril.



Inicialmente basta doar 5 ml de sangue para se cadastrar nacionalmente e se um dia você for compatível com alguém que precise será feita uma pulsão do osso da bacia, sem dor (pois você vai estar anestesiado) para tirar um pouquinho da sua medula.



Sem dor e sem efeito colateral. O cadastro com nordestinos é fundamental, porque pode aumentar as chances de salvarmos outros nordestinos, porque afinal as chances de compatibilidade entre nós é bem maior.



Vamos doar?

Nenhum comentário: