sábado, novembro 02, 2019

Começa a 9° Bienal da Ufal o encontro da literatura e a diversidade

Karina Mendonça - Ascom Edufal


Quem tem gosto pela leitura ou quer aprender a tê-lo a dica é ir a 9° Bienal do Livro da Ufal. O lugar é uma mistura de sonho e realidade por conta do trabalho que a instituição teve para sua realização. Mas, a coordenadora professora doutora Elvira Barreto conseguiu apoio e juntar até quem não se fala: a Prefeitura Municipal de Maceió e o Governo do Estado.


O fato que a Bienal abre suas portas neste sábado para autores, editoras, escritores e, principalmente, para os amantes da leitura.

A Bienal tem esse ano um novo espaço, o bairro do Jaraguá com seus casarios e espaços que serão tomados por oficinas, palestras, workshops e lançamentos de livros com os mais variados temas.
Um exemplo é o livro do professor aposentado da Ufal, o cirurgião neurologista, Ronald Mendonça que lança a obra "Vadias Memórias de um Suburbano", que ocorre neste sábado (2), na gondola da Academia Alagoana de Letras, a partir das 17h.



Conforme o próprio autor destacou, a obra foi organizada a partir de reunião de artigos que publicou semanalmente no Jornal Gazeta de Alagoas, onde durante 20 anos colaborou com seus textos.

"O livro é uma coletânea de artigos que publiquei da Gazeta de Alagoas no meu tempo de cronista, durante uns 20 anos. São crônicas e contos que selecionei e muitas destas crônicas são pequenas histórias inventadas focando, na maioria das vezes, no bairro do bebedouro, que é o bairro onde eu nasci e me criei. Existem crônicas também de cunho político em que faço uma crítica ao que estava acontecendo no país na época, então é bem variado”, disse Ronald.

Terça-feira
Ao mesmo tempo que a literatura de memória tem seu espaço garantido, a discussão acadêmica e social, invade a Bienal com a força da produção dos cientistas da Ufal.

É o que vai mostrar na terça-feira, 5 de novembro, a professora doutora Luciana Caetano, que lança o livro "O eleo entre desigualdade regional e desigualdade social", oriundo de sua pesquisa. O lançamento será no Espaço Amarzém a partir das 16h30, no estand da Edufal.



Luciana que é professora do Curso de Ciências Econômicas da Ufal, é uma pesquisadora muito experiente e traduz em sua obra a apuração detalhada do avanço da desigualdade. Conhecida por seu olhar social e visão humana da sociedade quer contribuir com o diagnóstico e, principalmente, com soluções para combater esse problema.

Quarta-feira

Já na quarta-feira (6) o professor da Unicamp, Márcio Pochman profere palestra com o tema "A primeira década perdida do século XXI", às 14h no auditório da Associação Comercial.

Pochman é economista por formação e acompanha, por meio dos números e análises como o país vem perdendo sua capacidade de garantir avanços econômicos que garanta vida com dignidade, em especial para a classe trabalhadora.




Mais da programação acesse:

Nenhum comentário: