quinta-feira, julho 22, 2010

Suposto desvio é uma (des) Graça que nos faz andar para trás

A descoberta de que três integrantes do Corpo de Bombeiros, podem estar envolvidos no desvio de donativos, doados para as vítimas das enchentes, espantou o Brasil. Mas, não os alagoanos. E por uma questão simples: todos sabemos que por aqui tem sempre o risco de algum desvio.

É assim com recursos públicos. Em vários níveis administrativos e políticos tem sempre alguém se achando mais experto que os outros. 

Por esta razão não será surpresa se o fim das investigações apontar a participação de um ou mais políticos no episódio.

Isso é mais uma vez também não será surpresa. Justamente porque, mais uma vez nas várias esferas administrativas, policiais, jurídicas e até policiais, existem as chamadas "ligações perigosas".

E o pior é que o alagoano, até os que não concordam, em sua maioria passou a aceitar isso como normal. Ainda bem que tem uma minoria, na qual também me incluo, que não acha. Mas o que fazer para mudar isso?

Como aceitamos as regras do jogo, e ele passa pelo campo eleitoral, então é o voto que muda. Por outro lado o voto não existe como ser vivo, independente de uma ação individual. É sua /nossa posição, seu crédito de confiança em alguém, ou grupos, que determina o acontecerá depois.

Saibam que os políticos, que costumam colocar os pobres como seus empregados, é que são os empregados. O patrão deles somos nós. 

Claro que sei que não é só com uma eleição que mudaremos isso. Até porque creio que a crise que elegeu essas figuras e outras que estão na fila, é antes de tudo ética. E aí a coisa é mais séria. Justamente porque a maioria não sabe o sentido desta palavra.

E o pior, quem sabe não explica, ou finge que não conhece, só para ser antiético. Incrível não!.

Não gostaria que fosse assim. Mas parece que a frase do Graciliano Ramos sobre os caranguejos alagoanos é verdadeira.

Certa vez, ao receber uma caixa com caranguejos-presente de um coterráneo- em seu escritório, deparou-se com sua secretária num canto de sala assustada. Os bichos faziam um barulho danado e alguns tentavam escapar pelas frestas. Eis que entrou o mestre Graça e disparou: 

"Não se preocupe. São caranguejos alagoanos, quando um tá subindo o outro vai e puxa".

Nenhum comentário: