quinta-feira, junho 10, 2010

Tutu e vídeo de Mandela salvam abertura da Copa



Depois de aturar a chatice de Galvão a presença no palco do bispo anglicano Desmond Tutu salvou a abertura da Copa. Ele, num discurso emocionado, apresentou o vídeo sobre a vida e a luta de Nelson Mandela, que ficou 25 anos preso por ser contra o Aparthaid (segregação racial).

Tuto, vestido como um torcedor africano dos bafana-bafana (como é chamado o time africano), vibrou ao falar para a multidão. "Estou tendo um sonho. Isto é incrível! Hoje a África é o mundo", bradou Tutu arrancando milhares de aplausos e lágrimas.

No meio da multidão brancos e negros de todos os cantos do planeta estavam irmanados sem nenhum ato de violência. O sonho dos caras virou realidade.

Em seguida, Tutu, anunciou as imagens de Nelson Mandela. Entre uma foto e vídeo de sua vida impossível não se emocionar com tanta realidade. Relembrar Mandela na prisão me fez voltar as aulas de história, lá nos anos 80, quando aprendíamos sobre a situação racista da África do Sul.

Ouvir os discursos de Mandela foi uma demais. Estranhei sua ausência no palco, mas depois explicaram que ele está concentrado em participar da abertura do primeiro jogo oficial.

Diante de tanta história e emoção, impossível não reconhecer que a abertura da Copa 2010 deu uma lição para o mundo e a mim. Com essa nova realidade peço desculpas o mal humor de dois posts atrás.

Obrigado Mandela e Tuto por mais essa lição de humildade.

Nenhum comentário: