domingo, outubro 08, 2006

Meninos e Urubus

Sou fã do trabalho do Zé Feitosa, o "Zé da Feira". Poeta por formação virou jornalista por opção. Com um olhar que vai além da lente ele expõe há mais de 30 anos nossas mazelas e belezas. De forma silencionsa, mas sempre barulhenta, o poeta da imagem nos ajuda a verbalizar a nossa indignação.

Não foi diferente nessa sua incursão pelo lixão da capital. Lá ele voltou a colocar o dedo na ferida aberta da miséria alagoana. Fotografou o "Meninou Urubu" -título nosso- em pleno momento de trabalho. Isso mesmo, para esse garoto catar lixo e identificar material reciclado e comida é um trabalho.

Uma aberração da natureza. Aliás, um exemplo da natureza humana dos políticos e da sociedade que esconde-se por trás de sua arrogância e inapetência para criar novas condições de vida.

Em tempos de eleição onde a imagem fala mais que os candidatos é doloroso saber que a única saída para o "Menino Urubu" seria política. Mas como encontrar solução se um voto vale R$ 50,00. Esse valor é quase o que os miseráveis do lixão ganham num mês.


Logo o "safado" que se beneficiou da compra e o que vendeu são cúmplices do mesmo crime: o de omissão.

Nenhum comentário: