terça-feira, fevereiro 14, 2012

Pistoleiros executam jornalistas investigativos

Violência, quase sempre, é pauta para muitos jornalistas no país. Mas, também há situações em que ela se volta contra os próprios companheiros. Somente este mês dois profissionais, que denunciavam corrupção acabaram sendo alvo da covardia de quem rouba e acha que o crime compensa.

Randolfo (E) já havia sobrevivido a um atentado em 2011
Mário Randolfo Marques Lopes, foi executado a tiros, juntamente com sua esposa, no último dia 8 de fevereiro, por denunciar em seu site http://www.vassourasnanet.net/ esquemas em sua cidade. Acabou incomodando poderosos, principais suspeitos por sua morte, ocorrida em Barra do Piraí.

Antes, em julho do ano passado já havia sofrido um atentado, mas ainda assim, de forma corajosa continuou seu ofício. Afinal, sua cina era dizer a verdade, mesmo que comprometesse sua vida.

A outra vítima de crime de mando, foi Paulo Roberto Rodrigues Rocaro, 51 anos, que foi executado no domingo 12, em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Sem medo,também denunciava a corrupção em sua região e, por ofício, tentava alertar aos cidadãos quem eram os larápios.

Rocaro foi vítima de eboscada
Por conta destes dois casos, a Organização Não-Governamental Jornalistas Sem Fronteiras luta por um serviço de proteção aos jornalistas. A preocupação da entidade é que com a proximidade das eleições as ameças ou até mortes continuem.

Quem matou ou matar os dois jornalistas não tiraram apenas suas vidas, mas, principalmente, deixaram claro para a sociedade que dela não têm medo. Será?

É bom que saibam que nosso lema é o da música de Raul Seixas, Mosca na Sopa. "Se mata uma vem outra no lugar". Com isso, agora, é questão de honra para os demais colegas investigar e ajudar a colocar na cadeia os covardes.

Essa lição não se aprende nas milhares de faculdades de jornalismo no país. Mas é bom os futuros companheiros saberem que nesta vida, ou melhor, nesta profissão, nem tudo são flores, passeios festinhas. Jornalismo, muitas vezes, se faz com sangue, suor e lágrimas.

Nenhum comentário: