
segunda-feira, novembro 24, 2008
Flashs do Prêmio Banco do Brasil - Petrobras de Jornalismo 2008
O prêmio Banco do Brasil - Petrobras reuniu, no último sábado 22 de novembro, jornalistas de todos os segmentos da mídia alagoana. Numa festa cheia de brilho e surpresas, a categoria viu os melhores trabalhos indicados pelos jurados.
A novidade este ano começou pela composição da Comissão Julgadora. Presidida pelo jornalista Arnaldo Ferreira (TV Bandeirantes - BA) os colegas valorizaram as matérias com caráter investigativo. Nesse ponto o Jornal Gazeta de Alagoas soube aproveitar seu espaço.
Entre os vencedores gazeteanos Lelo Macena (reportagem), Janayna Ávila (Informação Cultural) e José Feitosa (fotojornalismo). O prêmio geral também ficou acasa. A vencedora foi a jornalista Blaine Oliveira com uma reportagem que revelava detalhes do aumento do tráfico de crack na periferia.
O O Jornal levou na categoria informação econômica com Waldson Costa e Carolina Sanches. A jornalista Jamylle Bezerra (Jornal Primeira Edição) ganhou na categoria Desingn Gráfico. Já no telejornalismo a TV Pajuçara chegou lá, mais uma vez com Mauro Wedekin, enquanto o IZP TV Educativa conquistou sua primeira vitória na categoria.
Os destaques da noite foram as homenagens ao jornalista Audálio Dantas, que tem um brilhante história em defesa da Democracia e dos Direitos Humanos. Além dele o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, jornalista Sérgio Murilo, voltou a enaltecer a luta pelo diploma.
A organização do prêmio mais uma vez se superou. A festa estava linda. Os jornalistas veteranos é quem tem que marcar mais presença. A ausência favorece a inda de "precários" e "extra-terrestres" que não perdem a "boca livre" e o status de transitarem entre as feras do jornalismo alagoano.
Tirando esse fato o resto foi só diversão. Abaixo alguns flashs etílicos do evento.
________________________________________________________

Baracho e Tião os pilotos do O Jornal também curtiram com seus companheiros de trabalho
Thayne (Alagoas Agora), Preá (Fonte de Notícias) e Guga (Alagoas Agora) empolgados.
Marcos Tchôla (Jornal Gazeta/Alagoas Agora) e Eva (Jornal Gazeta) na viagem do auto-retrato...
Da esquerda: Silvia (Cesmac), Margarete e Cícero (TV Gazeta), Elisana (O Jornal), Cleide (TV Gazeta), Ana Paula (Rádio Gazeta), Silvio e Liara (TV Gazeta).
Edimilson Teixeira -ET (Tribuna Independente) e esposa em pleno "love store".
Henrique, Lucas e Agatângelo (TV Paujuçara) em clima de prá lá de Bagdá!
Mauro Wedekim e Thaís (TV Pajuçara) antes ou depois das várias "beijocas" da noite. Mauro dedicou o prêmio a amada que retribuiu com vários Kisses...
Rosa e Marcos Toledo (TV Pajuçara) animação, amor e companheirismo dão o tom desse relação.
Renata Paes (Mídia Nova Comunicação) e Carlinhos (Cesmac) sempre antenados nos eventos da categoria.quinta-feira, novembro 20, 2008
O Ney foi franco

O técnico Ney Franco foi extremamente franco com o Botafogo este ano. Ele chegou ao clube depois do técnico Cuca com o comprimisso de dar um novo gás ao clube. Conseguiu!
Na tarde de hoje ele renovou com o glorioso para a temporada 2009. Detalhe: ele recusou propostas do Cruzeiro e do Coritiba.
Atire a primeira pedra o botafoguense que não sonhou com a Copa Sulamericana, com uma vaga na Libertadores e até uma possível conquista do Brasileirão 2008.
Não conseguimos nada disso. Infelizmente! Mas isso faz parte da sina do alvinegro. O fato é que o Ney deu uma guinada de 180º graus em nossa tragetória. Fizemos vários comentaristas engolir as palavras ao vento.
Para 2009 o orçamento do Fogão reduzirá em 30%. A nova realidade se afina com a crise mundial. Os atletas que não tiveram chance este ano ficam no elenco para o Carioca 2009 e quem sabe para o Brasileiro.
Um dos xodós de Ney é o Lucas Silva.
O fato negativo é que o presidente Bebeto de Freitas não fica mais no comando do clube.
Valeu Bebeto!
Consciência negra, voce tem?

A luta pela igauldade racial está viva e firme. Movimentos negros, militantes de causas humanitárias e anônimos em geral brigam por direitos que já deveriam estar consolidados.
Alagoas a expressão dessa luta milenar tem na Serra da Barriga -em União dos Palmares- um símbolo de resistência e de adoração. Zumbi o líder negro que arregimentou companheiros para a resistência entrou para a história.
Infelizmente mais de 300 anos depois a burocracia democrática brasileira não mudou a genética racista dos falsos brancos brasileiros. Do ponto de vista político o "avanço" veio com as cotas para garantir o acesso da comunidade negra as universidades.
Segundo os líderes negros da atualidade é uma forma recuperar e compensar os anos de exclusão.
De minha parte deixo aqui o registro e o desejo para uma convivência pacífica. Desde a infância, por conta da criação que tive, não fui orientado para ver diferenças na cor. Minha família orientou-me a diferenciar as pessoas pelo caráter. E isso não está na cor da pele. O mesmo ensino a minhas filhas.
Elas sabem que meus ídolos: Pelé, Garrincha, Leônidas da Silva, Jairzinho, Didi, Quarentinha, Paulo Valentim, Paulo César Caju e Amarildo...entre outros são negros.
Viva a igualdade! Viva a liberdade!
Viva aos que têm alma alvinegra, como eu.
Relembrando Chico Science : "-Eu vim com a nação zumbi!"





De cima: Paulo César Caju, Quarentinha, Paulo Valentin, Leônidas (O Diamante Nedro) Amarildo e Didi.
terça-feira, novembro 18, 2008
Morte gozada

A vida é um mistério. E a morte é muito mais. Veja só a história desse cara. O inglês Chris Nicholls, de apenas 23 anos fez uma cirurgia cardíaca. Enquanto se recuperava, em seu quarto, assistiu um filme pornô e morreu.
Durante a sessão de vídeo os batimentos cardíacos do coração aceleraram de forma abrupta e o órgão não resistiu. Quando ele foi encontrado estava sem vida. Isso é o que podemos chamar de morte gozada.
A tragicômica morte repercutiu em todo o mundo. O mais importante é ficar o alerta que sexo, mesmo no vídeo, altera os batimentos cardíacos. Então antes de partir para a prática é bom saber como anda o coração.
sexta-feira, novembro 14, 2008
Só em Alagoas
Enquanto a periferia explode com a violência imposta pelo tráfico de maconha e crack o governo faz discurso. Outro dia o secretário de Defesa Social, José Paulo Rubim, disse ter uma "bola de cristal" para descobrir e prender sequestradores. Só fica a pergunta: mas e os traficantes?
Agora, o governador Teotônio Vilela, reconhece que a situação nas grotas foge o controle depois de dezenas de feridos por balas perdidas, além dos milhares de mortos. Para apresentar uma satisfação para a população Téo diz que está trabalhando para combater o tráfico.
Só que aí entra mais uma incoerência. Na manhã de hoje, por volta das 11h44, na Rádio Educativa FM 107,7 (ligada ao Instituto Zumbi dos Palmares-IZP), mantido pelo governo tocou uma música alusiva ao consumo de maconha. Na letra "Mantenha o respeito", do extinto grupo Planet Hemp o vocalista Marcelo D2 afirma que é possível "dá um 2" e manter o respeito. Ele se refere a dois tragos no baseado.
Segundo sua tese não há efeitos nocivos à sociedade a partir do usuário. E afirma: "Se vc tem amor pelo que tem no peito D2, mas mantenha o respeito". Mas em outtro trecho reconhece os riscos diz que "faz sua segurança na cintura", referindo-se a utilização de uma arma para encarar os desafetos.
Bom até aí nada anormal, considerando que o grupo tinha sim uma postura pela discriminalização da maconha. Incoerente, porém, é a música ser tocada numa rádio governamental na contra-mão do discurso governista de combate às drogas. Principalmente, num momento em que o estado não tem uma política definida de tratamento para os viciados. Ou ainda uma estratégia para debater a temática de forma responsável.
Diante dessa realidade o governo precisa se definir sobre qual lado vai ficar da mesa. O DJ da Educativa FM já se decidiu.
Tudo bem que o governo é tucano, mas com um assunto tão sério não dá para ficar em cima do muro.
quinta-feira, novembro 13, 2008
Funk até o caroço - B-Negão
Para tirar um pouco da tensão do post anterior um som que tenho ouvido. B-Negão e os Seletores de Freqüência. A música é um tributo ao funk. Mas, antes das críticas calma! É funk de verdade sem bundas e putarias, mas com muito swing brasileiro centrado nos metais.
Ah! Para assistir tem que ter recurso de vídeo.


quarta-feira, novembro 12, 2008
Brasil se destaca no bundismo
O aumento das religiões não tem abalado a principal do brasileiro: o bundismo! Uma brasileira, nascinda no Rio Grande do Sul, acaba de ser eleita a proprietária da bunda mais linda do mundo.
Ela botou as concorrentes para trás. A buldade atende pelo nome de Melanie Fronckowiak e ganhou U$ 18 mil dólares. Ou seja, tá de rabo cheio!
Esse furo saiu na mídia eletrônica. O concurso dos bundões foi em Paris - a terra dos maiores intelectuais do planeta- e reuniu especialistas em traseiros do mundo inteiro. Com isso chega ao fim aquela máxima, usada pelas feias por natureza, de que intelectual gosta de cabeça.
Durante o julgamento os candidatos tinham que ficar de costas para os jurados que, além de fotografar, analisavam a imagem em detalhes.

Meu irmão...isso é que coisa útil, hein?
Pelo menos fica confirmado, mais uma vez, que os franceses nos acham um país bunda da porra!
Imaginem se a Mulher Melancia, batizada de Andressa Soares, fosse para lá. Seria aclamada!
La ilha de Villa
O publicitário Léo Villanova finalmente criou o seu blog. Só descobri a partir de um link da página do Aílton Cruz. Fotógrafo por natureza o cara fez uma viagem à Cuba de onde captou imagens dos carrões que circulam pelas ruas desde a revolução liderada por Che, Fidel e cia.

Gostei do ponto de vista descoberto por Léo. La ilha de Villa continua linda. Tenho em meu roteiro universal uma passagem por lá. Acabei me surpreendendo com a informação de que o charuto é coisa dos mas velhos. Que onda véio!
terça-feira, novembro 11, 2008
Pôker que pariu
CRB: não será mais o fim

Foto Alberto Oliveira (www.futebolalagoano.com.br)
Tudo pode mudar na Pajuçara. O CRB elegeu por aclamação José Serafim, atual presidente interino. Agora não será mais o fim! Em meio a torcedores, dirigentes e amigos o novo presidente é a esperança de organizar o clube e fazê-lo viver anos de glória.
Serafim é eleito num momento em que a torcida do clube vive um momento importante. Com o movimento "Galo pra frente!" já está em curso uma mudança no estatuto do CRB. O próximo passo será sua aprovação no Conselho Deliberativo, que também sofrerá mudanças pela nova proposta.
O objetivo é criar alternativas de envolver os torcedores com a vida social do clube, que há muito está esquecida. Em breve o movimento fará mais "barulho", no bom sentido, para divulgar ações e intenções.
É hora de apoio. Todo regateano que tem o sangue vermelho circulando em suas veias têm que dar as mãos e trabalhar ao lado de Serafim. A pressão que ele sofreu, está sofrendo e sofrerá é muito grande.
Os que remam contra a maré temem sua auditoria. É ela quem trará à luz como o CRB faliu. Quem enricou? Quem se deu bem? Quem traiu o clube? São perguntas que não querem calar.
A partir dos levantamentos Serafim traçará planos e alternativas para deixar o clube mais transparente e naturalmente preparado para seus novos desafios.
Precisamos sair da Série C do Brasileirão e reocuparmos nossa posição na 2º Divisão. A tarefa não é fácil. Mas com garra e organização o galo sairá da crise.
Como diz a música: -Galo eu te amo!
E como quem ama não abandona estamos aí.
segunda-feira, novembro 10, 2008
Isolda já Noblou

A Isolda já Noblou, digo estreou no Blog do Noblat. Conforme havia antecipado por aqui na última sexta-feira saiu sua primeira crônica. De cara com um tema bem legal: Obama!
Ela faz uma análise bem interessante de uma situação ficcional, partindo da hipótese "E se... Obama fosse Brasileiro. Para mim estreou muito bem.
Isolda - que também é jornalista- está vivendo um momento mágico como profissional e blogueira. Por isso,vamos prestigiar esse espaço que ela conquistou com criatividade e simplicidade.
Volto a reinterar meus votos de sucesso!
Fla ganha de novo com ajuda do juiz...até eu sabia!
Deu eles de novo. Um pênalti aos 39 do segundo tempo...e o gol. Dizer o que? o árbitro foi o mesmo que nos tirou o Campeonato Carioca deste ano. Penso que se o Klebson não marcasse o gol o próprio juiz colocaria a bola para frente.
Mas, pior do que perder é perder sendo roubado. E pior ainda é ter que aturar-como se nada tivess acontecendo-os urubus rubronegros e seus toques de celulares.
O bom é que a terra dá muitas voltas.
Mas, pior do que perder é perder sendo roubado. E pior ainda é ter que aturar-como se nada tivess acontecendo-os urubus rubronegros e seus toques de celulares.
O bom é que a terra dá muitas voltas.
sexta-feira, novembro 07, 2008
quinta-feira, novembro 06, 2008
Não tirem onda com o Bota porque no Brasil até repórter fotográfico já foi expulso

Em meio a polêmica do jogador que deu cartão amarelo para o juiz, encontrei essa outra pérola do futebol brasileiro. O repórter fotográfico foi expulso pelo árbitro após recolocar uma bola em jogo. Foi na partida Palmeiras x Atlético Mineiro (MG), em outubro. Pra quem puder assista o vídeo.
O cara simplesmente chuta uma bola que para na bandeirinha do escanteio. Ele olha para o goleiro Marcos e pensa em ajudá-lo. Vai lá e dá um totosinho da bola. Depois toma cartão!
Cartão amarelo para o juiz

O Botafogo perdeu mais uma. Até aí, lamentavelmente, não há novidade. O time está fora da semi-final da Copa Sulamericana - uma espécie de cala boca para quem não entra na Libertadores- depois de perder para o Studientes da Argentina.
A missão era quase impossível. Para passara para a próxima fase os alvinegros tinham que fazer três gols e não tomar nenhum. Mas, levou dois logo no primeiro tempo, um deles aos três minutos.
No segundo tempo quando buscava uma virada no placar, pelo menos para não ficar mais feio o negócio, um lance inusitado. Depois de uma "catimba" argentina o zagueiro André Luis que havia feito o gol de empate levou cartão amarelo. Seria o segundo cartão que naturalmente culminaria com sua expulsão.
André Luis fez mais. Partiu para cima do árbitro e tomou o cartão amarelo. Em meio a uma discussão louca levantou a mão como se estivesse aplicando um cartão no árbitro. Resultado: acabou expulso!
A cena inusitada é mais uma para o folclore botafoguense. Ou seja, não conseguimos sair da frase do jornalista Luiz Mendes: -Tem coisas que só acontecem com o Botafogo!
quarta-feira, novembro 05, 2008
Vitória de Lewis Hamilton gera discussão nas redações

A vitória do piloto Lewis Hamilton ainda provoca discussões nas redações e vielas de Maceió. Em O Jornal chega a ser insuportável as divergências entre Deraldo Pirado e Alberto Loucura.
Um chama o outro de burro e depois falam dos ânus de cada.
Na foto Alberto usa as mãos para dizer que Deraldo usa viseira de burro.
É uma flogoiagem!
Um presidente com nome de bar

Bar ack oh Brahma!
Bem que esse poderia ser o nome de um novo bar. Mas é apenas uma brincadeira com o nome do novo presidente norte-americano. Eleito com uma votação histórica ele resgata 0 sonho de Martin Lutherking - morto por defender uma nova posição social para os negros nos Estados Unidos.
De origem mulçumana o pai do presidente era queniano e sua mãe americana. Ele nasceu na Indonésia e foi criado Hawaii. Seu primeiro nome "Barack" significa o divino.
Bom! Dito isto me congratulo com os irmãos negros que acreditam que sua eleição mude o debate racial - ainda presente- na maior democracia mundial.
Só que tem um detalhe. Obama ou Oh Brahma vai representar os interesses imperialistas como qualquer presidente branco, pardo, rosa ou laranja. Vencer a disputa com Má quem? é um detalhe na intestina luta do capitalismo mundial de ver sua "potência imperialista" reagir a crise que colocaram o mundo.
Em meio a campanha e a todas as besteiras que os candidatos prometem e inventam li uma opinião do novo presidente que me deixou preocupado. Ele acredita que a Amazônia - o pulmão do mundo- é área internacional e que o Brasil não tem condições de cuidar de seus interesses sozinho.
Com isso ele já antecipa de forma sutil, mas real, o desejo de fincar pé - através de uma base militar na região- para proteger que acha ser dele também. Há algum tempo atrás cicurlava na internet um e-mail que mostrava que nos livros americanos a área da floresta não aparecia pertecente ao Brasil. Esse fato foi no governo Bush!
E agora, será que presidente negro Bar Ack Oh Brahma vai levar a frente sua idéia de "proteger" a Amazônia?
E nós vamos fazer o que? Ah! já sei...sigamos a sugestão da Rede Globo e falemos todos ó paí ó!
___________
Para quem quiser saber mais sobre o "Movimento Negro" norte-americano li esse artigo sobre Malcon X. Ele defendia uma postura mais revolucionária de sua raça. Neste ponto divergia de Martin Luterking que queria por via pacífica a con
quista do poder pelo voto. 
quista do poder pelo voto. 
Martin Lutherking e Malcon X foram expoentes da luta dos negros por direitos e oportunidades iguais. Mas, até hoje, parte dos norte-americanos não reconhecem a população negra.
segunda-feira, novembro 03, 2008
O capitalismo e sua crise capital
O capitalismo e suas eternas crises. Como sempre o mundo se abala com a "quebra" do mercado americano. Na Europa a situação não é diferente. Por isso, cenas como essa aí de cima, são comuns em ruas e praças. Por conta da crise financeira vc encontra nas ruas até pessoas em situação de mendicância com notbooks. São os homeless ou simplesmente sem teto.
Assinar:
Postagens (Atom)














