segunda-feira, dezembro 23, 2019

Cortejo cultural encanta e aproxima alagoanos e turistas de folguedos

Fotos Átila Vieira (Secom)

A grandiosidade do folclore alagoano foi representado por cem grupos no "Natal dos Folguedos" que desfilaram no último domingo, na orla da Pajuçara, dando origem a um "Cortejo Cultural". O evento festivo e admirado por milhares de pessoas marcou o encerramento da programação oficial da Prefeitura Municipal de Maceió.



A festa, junto do povo, bem pertinho, arrancou por vezes o sorriso e olhar de orgulho dos integrantes dos grupos, de Fandango, Pastoril, Chegança, Maracatu, Bumba Meu Boi, Quadrilha Junina, Côco, Guerreiro, Cavalhada entre outros.

Foi um show de simplicidade, mas de uma beleza ímpar.  Para quem era de Alagoas se via representado pela tradição e força dos líderes dos grupos que desfilaram em um carro repleto de "patrimônios vivos". Uma relação de pertencimento se estabeleceu com quem já conhecia e para as crianças que aprendem sobre isso na escola.


E é aí onde a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Cultural Cidade de Maceió, acertou na proposta. Ela, além de cultural educa, forma e atrai o interesse.

A política para articular a manifestação nessa época do ano, daqui para frente ainda não é de governo, mas deve ser urgentemente pensada. 

Isto porque, assim como os alagoanos os turistas curtiram o desfile. E eles geram consumo, espalham fotos pelo mundo e podem querer voltar.  

Os flashs dos celulares, as transmissões ao vivo, ou registro em forma de stories, eram flagrantes. Alguns avançavam a "linha imaginária" que separava público do desfile para tirar uma foto perto do boi, por exemplo, ou de algum dos integrantes e por causa das suas endumentarias coloridas.



As crianças, essas deram um exemplo de como admirar quem passava. Olhos brilhando, gestos acelerados, celulares a mão para registrar tudo dividiam espaço com tantas surpresas a cada grupo que passava.

Isso é algo novo e que precisa ser mantido no calendário da cidade porque essa relação entre a comunidade local e quem nos visita pode ser integralizada, ainda mais,  pela força do turismo da época. Juntos, esses dois públicos estavam encantados. Eu era um deles. 

Então por que não manter? E até ampliar?



Sugestões

Mas, para isso ocorrer, já que não há apoio privado, nenhum investimento ou parceria com o Governo do Estado, há de aperfeiçoar o processo. 

Nesse quesito, horário é fundamental, pois o registro fotográfico dos grupos seria muito melhor a luz do dia. Sendo assim, ao invés de começar às 17h, que pudesse ser antecipado em 1 hora pelo menos. 

Quanto ao desfile, no domingo, teve que ser acelerado em alguns momentos e acabou provocando um distanciamento grande dos grupos de Boi, que têm uma bateria forte. Além disso, a rapidez de deslocamento dificultava o registro em alguns momentos.



O controle de toda a extensão da avenida também é importante. Em alguns momentos, no trecho próximo ao Sete Coqueiros ainda tinham motoristas passando entre os espaços que ficaram entre os grupos. 

O quesito hora também é determinante. Ser pontual ajuda a marcar território e facilitar a programação das pessoas. 

A estrutura da Praça da Alimentação ou Vila Gastronômica estava ótima, inclusive com uma bateria de banheiros próxima. (Acho que da próxima dá para colocar um acesso por dentro ou para dentro da vila).



A variedade de comida estava incrível, além do preço. Pelo menos para a área coberta, um telão ou monitores gigantes fariam o público não perder conexão com o que estava rolando no palco. 




Os shows e a respectiva programação foi muito bem pensada. Mas, falta ser trabalhada com comerciais que unissem o cortejo e quem iria se apresentar no palco principal. Criar uma página na rede social e/ou um aplicativo para celular ajudaria nessa tarefa. 

O transporte também poderia ter uma "linha exclusiva" indo e vindo de todos os bairros passando por um caminho alternativo para deixar o passageiro mais próximo do evento. 




Para finalizar, outro ponto positivo foi a decoração do trecho. O brilho das luzes e o efeito visual das árvores artificiais e coqueiros criaram uma atmosfera sedutora para todos os olhares. 




Até o próximo ano!



Obs. O blog utilizou fotos da Secom da Prefeitura de Maceió por conta da qualidade da cobertura fotográfica.

Nenhum comentário: