quinta-feira, dezembro 19, 2013

Uma ano da explosão da Deic:blog mostra dois vídeos exclusivos feitos no local


O início da noite de 20 de dezembro de 2012, ficou marcado pela gigantesca explosão que fez a terra tremer, na Ladeira do Brito. Quando a poeira e a "bola de fogo" cessaram, o prédio da Divisão Especial de Investigação Criminal (Deic) tinha ido pelos ares.

Sob os escombros, três policiais, entre eles Amélia Dantas que conversava com uma amiga via computador.

Durante esse tempo as pessoas tentaram reconstruir suas vidas, mas tendo a lembrança do estrondo que transformou em pó um prédio inteiro.

Ninguém sabe até o hoje o que serviu de pavio para as pequenas explosões terem começado a ocorrer. Por fim o grande estouro, que provocou um onda de som tão forte que quebrou janelas, rachou paredes e jogou telhas para o alto.

A força dos pedaços que voaram atingiram vários imóveis que ficavam ao redor do prédio e outros mais afastados, com o que caiu do alto.

De longe, o jornalista e blogueiro, Ediberto Ticianelli, registrou uma imagem, impressionante, digna de comparação com o fogo que atingiu Roma.

Só que naquela época foi um atentado contra o Estado.

Em "nossa" tragédia, na ânsia de saber o que aconteceu deixei a redação onde trabalho, à tarde, e rumei como algumas apessoas, que assim como eu andavam meio atônitas pela rua. "Dizem que foi um negócio de energia!", gritava um cara sem passar a menor segurança.

Outro mais atento, fez menção a uma clarão. "O povo tá dizendo que viu um clarão. Eu só senti a terra tremer", comentou outro acara.

E nisso ele tinha razão. O prédio aonde eu tava está num raio de 3,5 km. Ainda assim o chão tremeu e as janelas também...foi um barulho forte que se misturou com os ruídos de abalo que emanavam da estrutura.

Saí logo. Perto do local da explosão o povo disse que tinha sido no prédio da Embratel.

Ou seja, ninguém imaginava que ali, numa área residencial havia uma paiol clandestino, custodiado pelo Estado, após brilhantes operações contra assaltantes de banco. Mas, que deixaram de reluzir quando além destruir o patrimônio publico, ceifou a vida de um de seus agentes.

Aqui, vc verá dois momentos captados com um celular, com poucos recursos. Mas é possível sentir o clima de atordoamento porque estavam todos e a agonia, sobre a falta de informações.



Aqui foi a chegada ao local.

****************************





Neste momento voltei ao local da explosão após falar com uma das pessoas atingidas. Lá encontro com o repórter fotográfico da Gazeta de Alagoas, Ricardo Lêdo, impressionado com o poder da explosão. "Tá tudo destruído. Um cenário de guerra. As pessoas estão soterradas!", disparou.

Ao rever as imagens Lêdo, acabou comentando sobre o que lembrava do fatídico dia. Confira!!





Nenhum comentário: