quarta-feira, janeiro 30, 2013

A Justiça vai alcançar os culpados pela tragédia da Kiss?


O Brasil pede Justiça para as vítimas da Boate Kiss, em Santa Maria (RS). Mas, como isso vai ocorrer, se a própria não foi capaz de garantir que permanecesse sem funcionar até que estivesse em ordem.

Claro que não podemos deixar de pedir, nem cobrar outra coisa. Esse é o sentimento, o primeiro que nos vem, após ouvirmos relatos, lamentos e o conhecermos o sofrimento das pessoas. O que dizer para pais, irmãos e amigos? Só nos resta lutar!

Por outro lado, a própria Justiça vive um dilema. Ser justa ou mediana?
Ora, o ideal seria ser dura, com penas de prisão, venda de bens, entre outras coisas...

Zero Hora flagrou pixação na entrada da Boate Kiss 


O fato amigos é que a Justiça vai ser mediana. Lamentamos informar, mas até para manter qualquer um dos envolvidos preso, após os cinco dias, será difícil. Isto porque na própria legislação a diferenças entre o que é dolo e culpa.

Dolo é ter a intensão de matar. Culpa, é quando se identifica as responsabilidades. Pois é, os responsáveis nós já conhecemos: o músico que usou fogos, os donos que tinham pendências, os Bombeiros que não tinham feito nova vistoria, a prefeitura, assim como o prefeito, que não teve condições de fazer valer seu poder e por aí vai.

Mas, quem teve a intenção de provocar as 235 mortes?

Eis a questão. É nisso que a defesa dos envolvidos vai se apoiar. Em nosso país, não pagar o Imposto de Renda, é considerado mais grave do que funcionar sem alvará. É incrível, mas é verdade. Quem deve e não paga perde os bens. Quem está em falta com o alvará, tem tempo para tentar se ajustar.

Fiquei triste ao saber disso. Mais ainda com o fato de que muitas das vítimas, que deram muito lucro a Boate Kiss, morreram porque os seguranças não as deixaram sair para não darem "calote" na comanda.

A cada dia, após a tragédia, fico mais impressionado com nossa incapacidade de mudarmos as coisas. Só aprendemos quando sofremos. Não somos educados a prevenir.

A prova, é que até o Congresso Nacional, agora, também quer ser rigoroso com uma nova legislação. Justamente eles que não conseguem fazer a tão sonhada reforma do judiciário.

Diante desta realidade triste e cruel, não irei me surpreender se, ao final do inquérito/processo, a culpa tenha sido das vítimas.

No Brasil, não duvido mais de nada.

Nenhum comentário: