quarta-feira, janeiro 30, 2019

Sem piedade companheiro

Não acho que o Lula mereça qualquer benefício além do previsto na lei para cumprir sua pena.

Mas, também, sou contra não reconhecer o que diz a própria lei para lhe conceder o direito humanitário de ir ao velório do irmão.

Genivaldo Inácio da Silva, o Vává morreu em decorrência de um câncer.
Tinha 78 anos e era o irmão mais velho de Lula.


Vává, o mais velho e próximo a Lula, morreu de câncer. Imediatamente a defesa entrou com pedido para o ex-presidente da República participar do último ato de fé cristã em homenagem do irmão.

A lei prevê a saída da prisão em alguns casos "especiais" e, conforme o texto para casos de falecimento de cônjuge, mãe e irmão.

Dois juízos decidiram que não, com base em informações colhidas junto à PF. Só para não esquecer: lá, mesmo sendo diferente das demais polícias, condução só coercitiva. A humanitária não integra a cartilha.

Voltado ao caso. Recorreu-se ao Supremo Tribunal Federal e o ministro Dias Toffoli reconhece o direito. Vai de encontro a duas análises anteriores e autoriza ida do petista.

Eita! (espanto geral)

E agora??

Tarde demais!

Vává já tinha partido para a última morada de seu corpo, sem Lula está de "corpo presente".

Preso sem grades, mas privado de qualquer contato com algum coletivo ( e isso para ele é uma morte) Lula decide não ir mais a São Bernardo falar com parentes.

Fica a mágoa e a certeza de que a prisão do Lula tem muito mais do que apenas o cumprimento de uma pena. Tem o próprio peso da pena. Sem pena!

A demora suprema faz deixar para a história o registro de que até no período da ditadura militar Lula foi liberado da prisão. A época para ir ao velório da mãe, a Dona Lindu.

O que aconteceu com esse episódio foi tão atípico, que até o general Hamilton Mourão, de onde para muitos petistas, esquerdistas, lulistas, castristas, centristas e outros "istas", jamais viria qualquer gesto em defesa do "direito" de Lula, eis que:

"Ida de Lula a velório é um gesto humanitário", disse o vice-presidente em exercício.

Deve ser o efeito estufa. O aumento das marés, provocado pelo derretimento das calotas polares. Mas, o fato é que ele disse e repetiu para quem quisesse ouvir.

Só sei que é mais uma vez, todo esse episódio, que vai ser capitalizado politicamente pelos petistas. Entra como adendo ao movimento que quer dar Prêmio Nobel a Lula.

Xiii!

Essa depois eu conto!

Nenhum comentário: