quarta-feira, abril 07, 2010

Dia 7 de abril

Salvem os Jornalistas

Com 2%  de reposição é a extinção da categoria




O dia 7 de abril também é o Dia Mundial da Saúde. Que ironia. Em Alagoas, com os atuais salários pagos aos jornalistas e a reposição de 2%, proposta pelos patrões, quem tem saúde? Na direção contrária das grandes empresas ignoram até o índice da inflação acumulada do período.

Ser jornalista vai ficar ainda mais difícil. Principalmente se quem entra e já integra a categoria não se conscientizar que os baixos salários só contribuem para a entrada do sem diplona no mercado. A eles não interessa o bem comum, a luta social, a diversidade, a ética e o poder de transformação da comunicação.

Quem aceitará trabalhar nas redações com vencimentos inferiores aos de profissões que nunca exigiram formação superior? Creio que somente os de alma e interesses inferiores. Os que se curvarão ainda mais aos interesses patronais que, legitimamente, são contrários aos da sociedade.

Ser jornalista sempre foi um sonho. Na realidade atuar profissionalmente tem virado um martírio. Porque ao passo em que relatamos diariamente a luta das demais categorias, na nossa, a omissão e a paralisia estão deixando os donos das empresa com mais sede para nos aniquilar. Depois da perda do diploma, julgada no supremo, agora a onda é nos colocar no paredão.

Sempre fomos fortes. Talvez por isso alguns companheiros ainda se sintam com espírito de grandeza. Mas é uma realidade que para ter o mínimo temos que trabalhar ao máximo. Em geral em dois ou três lugares. Os que conseguem essa façanha respiram um pouco mais. Por quanto tempo?

Jornalistas uni-vos!


Importante vitória

Hoje, a única boa notícia é que a Câmara de Vereadores  de Maceió promulgou a lei que obriga a contração de jornalistas com diploma para os órgãos municipais. O projeto havia sido elaborado pela vereadorea Thereza Nelma (PSB).

O próximo passo é conseguir o mesmo feito na Assembléia Legislativa.

Nenhum comentário: