sexta-feira, fevereiro 01, 2008

O Galo vai pintar na tela da TV Gazeta

Neste sábado completa uma semana do magestoso desfile do Pinto da Madrugada, em Maceió. E o alagoano vai ter a oportunidade de assistir o pai do Pinto, o Galo da Madrugada na avenida.
Enquanto por aqui lutamos para chegar aos 100 mil foliões, o Galo tenta superar a casa de 1,6 milhão de pessoas pelas ruas estreitas do centro do Recife.
Quem já foi sabe como é. Parece uma ida a Meca, só que com som. Aliás, muito frevo, sol, suor e cerveja...muitas cervejas.
Acredito que o desfile será didático e animará as pessoas para em 2009 sairmos nos dias de carnaval.
Esse ano não estarei na ponte que balança. É uma experiência incrível. Trata-se da ponte metálica que quando o Galo passa chega a balançar. (ver detalhe da última foto)
História do
Galo da Madrugada

A idéia de formar um bloco e colocá-lo na rua durante o carnaval surgiu devido ao predomínio, na época, dos bailes carnavalescos nos clubes da cidade. Com o objetivo de mudar essa situação e voltar aos antigos e animados carnavais de rua, um grupo de amigos se reuniu em dezembro de 1977 na casa do empresário Enéas Freire e planejou criar o Clube de Máscaras O Galo da Madrugada. Aliás, de onde vem esse nome tão peculiar?



O Galo da Madrugada foi assim batizado porque deveria sair no sábado de carnaval, bem cedinho, antes mesmo que o comércio abrisse, para carregar todos os foliões. Fundado oficialmente em 24 de janeiro de 1978, o Galo fez seu primeiro desfile às 5:00h do sábado, naquele mesmo ano.




O desfile foi realizado pelas ruas dos bairros de São José e Santo Antônio e reuniu 75 foliões. A fantasia oficial do bloco foi a “alma”. ComposiçãoA diretoria é formada por: Enéas Freire, Presidente Perpétuo; Dirceu de Araújo Paiva, Vice-Presidente; Arnaldo Rocha, Tesoureiro; Antônio Carlos Travassos Freire, Secretário; José Andrade, Diretor Comercial; Severino Nunes, Diretor de Patrimônio; Mauro Freire, Diretor de Alegoria.




Clube de Máscaras Galo da Madrugada é uma entidade sem fins lucrativos. Sua sede está localizada na R. Padre Foriano, 43, no bairro de São José. O Galo também possui uma sede comercial na R. da Concórdia, 736 e um galpão na R. Imperial.
Hino do Galo da Madrugada
(Autor: José Mário Chaves)
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
A manhã já vem surgindo,
O sol clareia a cidade com seus raios de cristal
E o Galo da madrugada, já está na rua, saldando o Carnaval
Ei pessoal...
As donzelas estão dormindo
As cores recebendo o orvalho matinal
E o Galo da MadrugadaJá está na rua, saldando o Carnaval
Ei pessoal...
O Galo também é de briga, as esporas afiadas
E a crista é coral
E o Galo da Madrugada, já está na rua
Saldando o Carnaval
Ei pessoal...

Nenhum comentário: