quinta-feira, junho 11, 2020

Min. Ayres Britto “A Constituição é a única lei que o Estado não faz...



A permanente crise política do país traz a necessidade de conhecermos o que diz e orienta a Constituição. Isto porque apoiadores do presidente querem defender o que consideram democracia, com uma pauta inconstitucional, que é a volta do AI-5.

Do outro lado, a oposição, no momento na rua com a extrema esquerda, sua defesa da expropriação do poder burguês, mas também composta dos partidos que têm por princípio o social acima do consumo, mas conciliando com o sistema. E isso por princípio é o modo que constroem a ideia de democracia.

No meio de ambos, a própria Constituição tão pouco ou quase nunca na estudada pela maioria de nós.

Entrevista - Blogo do Villa - produzido pelo professor e escritor Marco Antônio Villa, ex- comentarista da Jovem Pan. Não precisa concordar, mas vai lá e se informe, até para  poder opinar com clareza. 

AQUI, numa conversa tranquila, instrutiva e com muitos dados, intercalados com falas de grandes pensadores, o poeta nordestino de Sergipe, ex-ministro Ayres Brito, traz luz aos fatos. ASSISTA e reflita sobre o seu papel como cidadão.

És poder, o tempo todo e não só quando mobilizado feito rebanho vermelho ou verde e amarelo.

Num dos trechos quando perguntado sobre se o exército é "poder moderador" ele foi objetivo.

"Não há poder moderador. A vida é processo. A democracia não vence por nocaute. Mas por soma de pontos!", atestou Ayres.

Com uma visão otimista, pois reconhece que a saída está na lei, ou melhor, na lei das leis que é a Constituição ele tem uma fala tranquilizadora. Para os corações agitados de parte a parte, manda um recado sutil.

"Os avanços civilizatórios são cumulativos. Democracia e liberdade de imprensa são irmãs siamesas. Não se pode proibir a imprensa de falar primeiro e o judiciário de falar por último", descreveu o ex-ministro.

Além disso, a entrevista é eivada de muitos pensamentos históricos de cientistas sociais, filósofos e poetas. Uma lição de como a literatura pode ser contemporânea de todos os assuntos pertinentes a existência humana. 

Nenhum comentário: