terça-feira, novembro 03, 2009

Produção e pluridade de idéias



Em meio ao caos social e administrativo Alagoas conseguiu organizar uma gigantesca feira de livros. Mais do que isso a IV Bienal Internacional do Livro está sendo um dos espaços mais plurais já criados no Estado.





A grandiosidade do evento tem atraído milhares de pessoas para conhecer o que há de novidades na cena literária. Paralelo as atrações do mercado editorial dezenas de palestras , oficinas e mesas redondas estão previstas. Entre os destaques Jessié Quirino, o professor José Marques de Melo e o jornalista Audálio Dantas.




No meio de tantos famosos estão lá os trabalhos dos participantes do projeto "Autorretrato" desenvolvido pelo jornalista Waldson Costa. Ele atua como repórter na sucursal de O Jornal, em Maragogi. Entre uma andança e outra descobriu o interesse das crianças pela fotografia.

A partir daí conseguiu articular um projeto com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e espalhou câmeras em Penedo, Maragogi e Pão de Açúcar. O objetivo era fazer os pequenos se olharem e se reconhecerem como protagonistas de suas histórias. Além de lhes dar a chance de que pudessem olhar para os locais onde moram de outro modo. Um jeito mais poético.



O resultado é uma gigantesca exposição na Bienal, onde os trabalhos saltam aos olhos. Desde que soube da idéia me encantei. Quando vi a matéria feita pelo companheiro João Dionísio, no jornal Tribuna Independente, simplesmente vibrei.




Wadson conseguiu unir vontade e desejo tudo ao lado de voluntárias que rodam o final de semana até os vilarejos. São eles quem fazem oficinas e dão os primeiros toques de como operar com a câmera. O resto é com a galera que vai para rua para buscar rostos, situações e paisagens.


A resposta das crianças tem sido surpreendente. Incrível o que está sendo produzido. Uma lição para nós moradores da capitá. Estamos diantes de novos poetas visuais. Quem quiser votar no melhor trabalho pode entrar no site http://www.retratonordeste.blogspot.com/ .





Camarada valeu pela idéia e a execução do projeto.
Sucesso, sucesso e sucesso!

Um comentário:

Unknown disse...

Muito legal a matéria, obrigada pelo incentivo e divulgação. Agradecemos.