terça-feira, dezembro 05, 2006

Sensacionalismo aqui ou lá na Alemanha, tira capacidade crítica

Jornalismo verdade. Era com essa frase que o sensacionalista "Aqui agora" entrava no ar, na década passada, no SBT. Era feito na TV, mas levava ao ar a fórmula, dos jornais O Dia (RJ) e Notícias Populares (SP), que tinham o lema "expremeu sai sangue".
Deu certo durante um tempo.
Todo mundo entrou numa de copiá-lo. Resultado. O modelo se esgotou em cinco anos. Depois de Gil Gomes e Cinira Arruda e até o Jacinto Figueira, o Homem do Sapato Branco - a TV brasileira nunca mais foi a mesma.
Pois é! Mesmo fora de moda a moda volta. E aqui em Alagoas isso é mais claro no formato "bomba" adotado por um tablóide da cidade. A popular tribuninha. Vasculhando a internet achei o Jornal Bild, muito popular na Alemanha.
Assim como daqui os alemães o devoram em 15 minutos. A fórmula é a mesma: violência e sexo. Olha a gostosa do dia de lá!
É meus amigos cada vez no jornalismo "nada se cria, tudo se copia".
Do ponto de vista mercadológico estes veículos atraem para a leitura um leitor que não lia mais. Isso é fato. Porém, fica difícil acordar e ver pelas ruas da cidade a expressão "Tomou na goiaba!" e associá-la a jornalismo. Para quem não lembra, nas esquinas da vida, isso quer dizer "tomou no cú!" Pô! E aí? Não me diga que se indignou?
O problema do sensacionalismo é que ele obscurece a capacidade crítica do leitor, futuro eleitor. O pior é que esse dito veículo pertence ao ex-governador Ronaldo Lessa, aquele que ao perder a eleição disse que era "por causa dos analfabetos". Pode?!
Vamos pensar mais sobre isso a qualquer hora...

Um comentário:

Anônimo disse...

onde estão as organizações de direitos humanos ???


agatangelo oliveira