sexta-feira, abril 28, 2006

O PV e o Gil















O Partido Verde é a legenda do ministro da cultura, Gilberto Gil. Ele é o único do governo Lula que não tem o cargo ameaçado. Além disso, suas crises envolvem figuras como Carlinhos Brown e se resolvem diante do seu camarote, em Ondina. Outra coisa boa ou pelo menos folclórica, é que Gil é o único ministro que não dança, mas coloca os outros para dançar. Foi assim no parlamento da UNO no ano passado.

quinta-feira, abril 27, 2006

Mundo perde militante verde


O mundo perdeu na última quarta-feira, 25, a militante verde Jane Jacobs, 90. Especialista em meio ambiente ela foi autora do livro The Death and Life of Great American Cities. Formada em arquitetura atuou como jornalista, numa época em que os jornalistas surgiam a partir de suas narrativas do cotidiano e perspectivas sobre as coisas.

Como repórter local especializou-se nas questões do dia a dia dos bairros sendo influenciada pelo pensamento de William Wyte que, na época, remava contra a corrente das concepções urbanísticas vigentes.

O grupo acreditava que era capaz de criar uma nova relação com o espaço a partir da interação e preservação das condições naturais propostas pelo meio ambiente.

Mais informações no site do jornalista Alfredo Sirkis, presidente do Partido Verde no Rio de Janeiro.

Vai ter mais show de Ronaldinho


O próximo confronto será entre Ronaldinho e Thierry do Arsenal. Ontem o gaúcho bom de bola eliminou o Millan de Kaká. Não teve gols, mas os passes do melhor do mundo deixaram os atacantes sempre na cara do gol. Ronaldinho jogou puxando toda a marcação para si. No próximo dia 17 teremos mais jogadas fantásticas. Em tempos de crises no futebol carioca, pelo menos temos o Campeonato Munidal para animar quem gosta de bom futebol.

O congresso tem jeito?

Um dia ouvi que em Brasília existiam 300 picaretas com anel de doutor. A frase foi dita pelo então eterno candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Na época que ele era de esquerda. Depois a célebre frase que causou o maior reboliço, virou música na voz dos Paralamas do Sucesso.

Hoje, depois de várias eleições, vários discos dos Paralamas, Lula é presidente num congresso com muito mais picaretas do que antes. Alguns, inclusive, do partido que criou, o PT, antigo Partido dos Trabalhadores e atual Partido dos Traidores da ética.

Mas, como ainda temos que acreditar na democracia têm surgido iniciativas para salvar o Congresso Nacional. O problema é saber se o parlamento tem jeito? Considerando que ele é o reflexo do país....será que não somos nós quem temos que mudar...digo de país...

Renan o salvador...

Renan está novamente num mergulho político de caráter nacional. Como presidente do Senado Federal acaba de salvar o presidente Lula de uma CPI para investigar os seus amigos mais diretos. Como bom amigo arquivou o pedido assinado por 36 senadores.

Um dia foi assim

A história se repete. Pelo menos em termos gerais. No campo político Renan já defendeu Collor. Chegou a ser líder de seu governo na câmara. Depois rompeu e votou pelo impeachment. Lula, sabe disso. Mas entre o certo e o duvidoso, prefere acreditar, que o senador de Alagoas quer figurar como candidato a vice, talvez até a seu lado. De algum modo Renan sonha com isso.

O retorno

A cena nacional não vive mesmo sem Alagoas. Tem como presidente da Câmara, o deputado Aldo Rebelo que tem como vice o deputado José Thomaz Nonô, ambos da terrinha. E não pára por aí. No senado tem o Renan Calheiros e no STJ o ministro Marco Aurélio Mello.

Lessa x Lula

Seria mesmo engraçado ver o governador de Alagoas Ronaldo Lessa num palanque falando mal do Lula. Já o petista incluiria em seu discurso o socorro financeiro que deu ao governador, além da conclusão do Aeroporto Internacional e do Centro de Convenções.

Espírito brizolista

Talvez se fosse feita uma foto da áurea dos presentes, a um comício do ex-governador de Alagoas, encontraríamos um senhor velhinho com um lenço vermelho envolvido na garganta. Caso isso ocorra não se espantem é o espírito de Leonel Brizola quase se reincarnando em Lessa.

Abílio habilidoso

O governador Luiz Abílio, substitu de Ronaldo Lessa, deixou o tempo todo que seu nome fosse cogitado para o lugar do ex-companheiro socialista. Depois começou a retirar o time de campo em nome de uma frente anti-laranja. Ao mesmo tempo começaram a surgir outras informações. A principal é a de que o vice que virou governador vai ocupar uma cadeira no Tribunal de Contas como conselheiro. Detalhe o cargo é vitalício. Tu visse!

Abílio media ou faz média ?

Abílio tem uma característica diferente do ex-governador Lessa. Consegue conversar com todas as correntes sem medo. Hoje a imprensa mostra uma foto dele com o prefeito Cícero Almeida. Estrela em ascenção do grupo político do deputado federal João Lyra, Almeida tá bem na fita. Aliás, foi bem com o Jô Soares. Abílio sabe disso. Optou por sua diplomacia peculiar e negocia com a prefeitura uma utilidade para a velha Ceasa e para a realização do São João. Essa parte, amitamos, Almeida domina mais.

Garotinho morreu pela boca

A candidatura do ex-governador, ex-radialista, ex-secretário de segurança, ex-pecador, ex-biriteiro, Anthony Garotinho, tá fadada ao fracasso. Antes mesmo de começarem as acusações oficiais do período eleitoral ele já foi queimado. Descobriram que o "irmão" fez sua campanha prévia com dinheiro doado por uma empresa que tinha como sócio um preso condenado por roubo.

Diante das informações ele prometeu devolver os R$ 600 mil que utilizou para percorrer o país pregando que era candidato.

Em tempos de semana santa, vai pregar no deserto!

Alckimin e o aspargo

O ex-governador Geraldo Alckimin ainda não decolou como candidato. No PFL a briga tá feia. Mais uma vez querem um nome do nordeste. O problema é que os pefelistas querem alguém do sul. Em meio a briga ninguém bate o Lula nas pesquisas. Nisso só fica uma pergunta no ar: se ele é tão bom porque nem os tucanos querem aparecer ao seu lado??

Estranho isso!

Serra pegou o caminho da serra

Serra não tá nem aí para a falta de apoio e do vôo da candidatura. Assim como o neto do Tancredo, o ex-governador Aécio, prefere ficar em Minas, com as minas.

E foi...

terça-feira, abril 25, 2006

No lago


O lago é calmo por natureza
Nele caminha a sombra da beleza
O reflexo monta coisas sem nexo
O que vejo é complexo
Solitário no raio, só remo
Não lembro...
O movimento é lento
Guarda um lamento
Continuo indo...sentindo o vento
Ele só bate no rosto lento
O cair da tarde traz o relento
E mais vento
No momento navego
Meio lento, mas a contento
Tem horas que sinto
Lembro do tempo, sem tinto
por Marcos Rodrigues

No ócio das notícias



Loló tá rua

A senadora botou o bloco na rua. Em Maceió sairá com Ricardo Barbosa, aquele que era do PSTU.
Já o Lula tá na sua. Outro dia melou a mão de petróleo quando inaugurou a plataforma P-50. Não tinha nenhum puxa saco com uma franelinha para limpar a mão do companheiro. Sobrou para um peão da empresa que cedeu o macacão.

Lenilda na luta

Sindicalista respeitada, mulher de fibra e militante coerente, Lenilda vai pra luta. Só fica uma pergunta. Será que o PT das articulações do mensalão e valerioduto deixaria a "companheira" na linha de frente se não tivesse mais sujo do que pau de galinheiro. Acho que não. Até porque Lenilda é da linha da ex-petista Heloísa Helena, tanto que militavam na mesma tendência interna do PT. Ainda assim, acostumada a desafios Lenilda vai pro pau nesse processo de tentativa de retorno a esquerda do partido de Lula.

A PF está na rua

A Polícia Federal está na rua. Se acontecer o que eles esperam do Ministério Público vai ter vaga para novos candidatos a cadeiras na Assembléia Legislativa. Vixe!

Lessa nas alturas

Depois de anos morando numa mansão em Santa Amélia, Lessa agora está nas alturas. Comprou uma cobertura na Ponta Verde e dois carrões. A casona está a venda. Quando enche da correria de ex-governador vai para praia do saco. Lá só vai os puxas de carteirinha!

No chão

A candidatura do ex-governador ainda não decolou. Hora quer ser candidato ao senado. Depois fala como presidenciável...o eleitor que já não sabe mais se ele é socilista ou brizolista está ficando cada vez mais laranja.

Téo com médico

O senador Téo Vilela só anda com um médico do lado. Dois anos atrás isso deu em afastamento da disputa para prefeito. Wanderley, aquele que é bom de coração, foi para o sacrifício depois de condenar o coração de Téo. Agora ele é o virtual nome do PMDB de Renan, que continua em Brasília segurando o Lula, a vice de Téo. Desta vez se ocorrer algum afastamento vai ser mais fácil ele assumir. Isso é que é precaução!

O helicóptero de Alagoas tá na Lagoa

Tudo bem que as Lagoas são responsáveis pelo nome do Estado. Mas não vamos exagerar. No domingo o nosso primeiro helicóptero foi parar na Lagoa Manguaba, depois de um pouso forçado. Até agora as informações são desencontradas. Mas, o fato é que a arenonave com duas semanas de alugada a R$ 1.700 por hora de vôo foi parar na água.

Susto

A queda chamada de pouso da arenova será inesquecível pela estudante Flávia dos Santos, 10. Ela estava sendo socorrida pelo helicoptero quando se viu em outro acidente. A mãe não tem dúvidas que foi Deus e o Capitão Cruz quem salvaram sua filhinha. Só ficou o susto.

E o teto caiu

Os jovens e adultos que tentam tirar o atraso dos estudos estão com os estudos atrasados. No domingo as fortes chuvas derrubaram o teto podre da escola em que estudavam. O local homenageia com o nome o educador Paulo Freire e fica situaldo na rua do Sol. Se fosse em dia de aula, e lá rolava nos três horários, poderíamos está diante de uma tragédia. Aliás ela já existe
só com o fato do templo do saber está tomado de madeira podre e ninguém saber.

Indefeso

O defeso é um momento em que a pesca deve dar um recesso para que a natureza se recomponha. Nesse período o pescador recebe o seguro defeso, correspondente a um salário mínimo. Em Maceió, na Colônia de Pesca Z 4, quando foi anunciado o pagamento do benefício, o número de pesacadores subiu de 445 para 3.900. A Colônia é responsável pela região do Rio Novo ao bairro de Bebedouro. Tem vagabundo se passando por trabalhador!

Ministro

O pescador no governo Lula ganhou até ministério. O ministrom, aliás o ex era filho de pescador em Santa Catarina. Demais essa iniciativa. Mas parece que o nível de descontrole com os cadastros se manteve. Essas coisas deveriam ser descentralizadas e feitas pelos próprios trabalhadores. Cadê aquele papo de "autogestão das forças produtivas", defendido pelos intelectuais petistas...

Briga de Galo

O Galo praiano personificado no CRB vai a Minas Gerais jogar contra o Galo mineiro. A briga de galo será transmitida pela Paper View...que pode vai assistir. Quem pode mais vai pra lá comer queijo e se der comer quieto...eita!

Se o Galo jogar à portuguesa...

Estaremos fritos. A partida contra a Lusa, além de quase matar o Bojão do coração deixou todo mundo vermelho de raiva. O time não tem tara por fazer gol, só para perder. O galo mineiro é o contrário. Em casa gosta de aprontar...Se liga Galo!

Detone o Alexandre Matias

Essa é a novidade do momento de quem é fã da cena local. Essa figura de São Paulo se apresenta como colunista da cena musical brasileira. Mas tem uma visão ou teve uma visão tosca da cena alagoana e suas influências. Convidado pelo Festival de Música Indenpendente (FMI), ocorrido no mês passado, ele ao se reportar ao evento entrou numa de analisar nossa postura sóciocultural em relação aos amiguiunhos dele da terra da garoa. Foi um desastre! Mexeu com os brios da galera. Agora virou regra detoná-lo. Passe lá vc também e deixe sua porrada registrada. Já são mais de 30 posts todos fudendo com o cara.

Detalhes entre no link abaixo (versão original)
http://www.tramavirtual.com.br/noticia.jsp?noticia=6587

Matias muda de opinião
depois da pressão

Depois de semanas levando porrada pública através dos comentários o comentarista de rock Alexandre Matias recuou. Refez o texto que publicou no site trama virtual. Segundo alega foi muito mal interpretado pelos alagoanos.

Valeu pela pressão galera!

Veja como ficou a nova versão do texto.
http://www.tramavirtual.com.br/noticia.jsp?noticia=6596

Intitulado "Bandeira Branca" o texto tenta explicar o inexplicável.

Mestre nunca mais mexa com os alagoanos, aqui a galera é foda!


No Mada não tem nada

O FMI sacodiu a mídia nacional, local e regional sobre o som que rola a partir de Alagoas. Mas o barulho não foi suficiente para sensibilizar o organizadores do MADA Festival que também reúne nomes da cena independente em Natal no Rio Grande do Norte. Parece que grande só no nome. Que pena! Defendo um Nordeste independente politica e economicamente dos saqueadores do sul, mas nunca uma região com estados independentes um dos outros. No underground isso é uma merda.

Jornalistas sem aumento

Até agora os jornalistas não têm garantido nenhum ganho real além da inflação acumulada do período e resíduos percentuais de negociações anteriores. Os números não chegam a 6% de reposição. Os 5% pedidos como ganho real sobre o atual salário já foi negado. A luta continua e a mobilização também.
Jornalistas univ0-os!

Vergonha

O julgamento dos assassinos do vereador Renildo dos Santos ainda não aconteceu. Marcado para segunda, na hora H o principal acusado passou mal. A manobra adiou mais uma vez o júri popular.

Nando Reis em Maceió

No dia 5 de maio titanomaníacos e fãs de Nando Reis não podem deixar de prestigiar o show do guru da Kássia Eller. Com novo disco na praça ele só pede para não perguntarem nas entrevistas como era na época dos Titãs.

E foi...

quarta-feira, abril 19, 2006

Só para dizer que não falei do brilho....está aqui a foto do
Botafoto Campeão Carioca 2006 foi demais. Os
dois jogos contra o Madureira, foram de mexer com o
coração. E o ano promete! Vamos nessa Fogão!

Atenção ele mudou de cara


Atenção ele está de volta!
Depois de se eleger por São Paulo e puxar outros três deputados com
menos de 5 mil votos, Enéas Carneiro está de volta. Sem barba e com
uma doença grave ele tentará pela quinta vez se eleger presidente
pelo PRONA. Cuidado!
O nome dele é Éneas!

Estrelas no Fogão

Sonho
Parece que este ano o Fogão está disposto a incendiar o Campeonato Brasileiro.
Depois de ser campeão carioca, o glorioso pode contar com Denílson, isto mesmo
o craque (ex-São Paulo) pode figurar entre nossas estrelas. Já estou vendo ele
ao lado do Dodô...disputando a artilharia do campeonado...putz!
Tomara!
Pepsi
Vamos todos tomar Pepsi...pelos menos os botafoguenses. É graças a
mega empresa que o Denílson pode baixar em General Severiano.
O jogador faz parte do casting de atletas que fingem
gostar do refrigerante.
Passado
No passado, em 1995, no século passado o glorioso foi campeão
invicto do Campeonato Brasileiro. Naquele ano o nosso patrocinador
era a Seven Up...lembram??!! Pô faz tempo! Pois é...deu sorte.
A outra coincidência é que a marca pertence a Pepsi, logo,
vai que a história se repete...

La volta



Estou de volta depois de cinco dias fora de órbita. É às vezes, mesmo no
ócio é bom ficar de fora. Muita coisa aconteceu nesse período. Erros, acertos...
Mas é assim mesmo...se não fosse os erros não comemoraríamos os acertos.
Na vida, no trabalho, na rua, na esquina, em todo lugar. O erro é foda....
ele persegue, marca...mas existem os propositais e fatalistas...vivo os dois, mas
os que chateiam mais são os fatalistas...que ocorrem por desleixo....são foda!
Errata
O Haiti, país localizado no Caribe está em guerra desde 2004. Ao contrário do
redigido por mim ele nunca esteve na África. Pelo contrário, situa-se na
América Central. Essa barrigada terrível foi para o ar e ficou publicada
na edição de hoje do Jornal Gazeta. O caminho do erro passou por todos.
Do repórter ao editor todos concordaram que o Haiti era na África.
Mas fica aqui o registro de que não ocorreu por maldade ou desrespeito,
mas sim, por pressa para edição. Aos leitores sérios de nosso material
meu pedido de desculpas.
Mais sobre o país click aqui
Se consolar: " O ser humano aprende com tudo, até com erros",
Sgmund Frud

terça-feira, abril 11, 2006

Com o pé na lama....da lama ao caos

Com o pé na lama em Barra de Camaragibe, foto Robson Lima

Com o pé na lama. Como fã de Chico Science apreciava as letras de seus dois discos sobre os aspectos da lama do mangue. Recentemente durante uma reportagem pelo litoral pude perceber as dificuldades para se locomover. Em meio a isso foi possível perceber a riqueza de fauna e flora que co-habitam em finção do estuário. Foi uma experiência incrível...Valeu.

Esse papo de andar na lama só não dá muito certo em dia de clássico. Nesse dia, por exemplo, o Galo jogou com o Cruzeiro e perdeu. Foi fogo! Acho que deu azar ficar com o pé na lama...rs

segunda-feira, abril 10, 2006

Botafogo volta aos dias de glória


Jornal troca sílabas e Botafogo vira 'Botagofo'.
A vitória do Botafogo provocou comoção aos
alvinegros de todo o país. O grito entalado de
campeão ecoou no último domingo.

Como bom botafoguense fiquei ansioso para
ver a repercussão na imprensa brasileira e
alagoana. As melhores capas costumo colecionar.
Mas uma, em especial, não vou querer guardar.
É essa aí do lado. No dia seguinte a conquista do
Campeonato Carioca meus amigos de outros times
tinham motivo para continuar me gozando por
conta do trocadilho terrível.

Tentei localizar o dito jornal na internet e outra
confusão abateu-me. Não sabia se o endereço era
ponto com (.com) ou ponto gov (.gov). Parei de
procurar e fui no Cadê...num instante consegui.
Consultando o dicionário on line descobri outra coisa.
O "gofo" que tem no meio de "bota...fogo" é a repre-
sentação de gozo, esporro, baba de criança quando enguia
o leite e ainda...bom fiquei ainda mais confuso. Será que é
uma ligação com a comemoração da torcida e jogadores
com seus parceiros...ou seja: gozaram ou gofaram de alegria?




Jornal dos Sports dá um show de cobertura
foto Paulo Sérgio (Jornal dos Sports)
Depois de 9 anos de jejum de títulos o Botafogo
vence madureira por 3 a 1 e vence o Campeonato Carioca
no ano de seu centenári0.
A festa da torcida foi um dos destaques. Craques eternos como Ninton Santos, Jairzinho, Maurício, Josimar e o próprio técnico Carlos Alberto viram mais uma vez a estrela brilhar. O feito foi testemunhado pelo país e 49 mil alvinegros apaixonados que fizeram um espetáculo à parte.
Valeu Fogão...tu és o Glorioso.
##############################################

quarta-feira, abril 05, 2006

O sorriso do Mané


O Mané, o nosso Mané, foi homenageado hoje no Globo Esporte. No quadro momento da copa, eis que surge os dribles do "anjo das pernas tortas" nas copas em que disputou. Com imagens em preto e branco, como se selando o destino de Garrincha em ser alvinegro, foi possível rever as saídas pela direita. A pergunta do programa foi: se todos sabiam que ele sairia pela direita, por que ninguém matava a jogada??

Resposta: Porque quem tentou acabou no chão. Já a bola ia para o gol ou na cabeça de um companheiro. Pelé que o diga.