sábado, maio 05, 2012

Todo racista é burro


Desde que os alemães inventaram aquela onda de raça pura, uma ideia ruim e nefasta tomou conta do mundo. Trata-se do racismo! O ser humano, lamentavelmente, acha que pode humilhar uns aos outros por causa da cor e da classe social.

Todo jornalista, por princípio, além dos aspectos elementares da profissão, que é norteado pelos Direitos Universais do Homem deve ser contra o racismo. Qualquer forma de descriminação também deve ser banida de nosso vocabulário ou até o pensamento.

As piadas, mesmo as que aparentam ser leves, também reforçam o preconceito. Diga não! Seja mais um a defender a vida em sua maior plenitude. Afinal caráter e ética não tem cor! Só quem é burro, imbecil e mal amado pensa o contrário.

Espalhe essa ideia!

sexta-feira, maio 04, 2012

Contra os bichos irracionais



O homem, por definição científica é um ser racional. Ou seja, usa a razão para dar rumo a suas ideias e, consequentemente a vida. Mas, tem sido cada vez mais comum ver homens e mulheres envolvidos com situações de maus tratos a animais. E por que? As explicações são as mais variadas.

A maldade é algo que foge ao controle. Tem pessoas que fazem isso por ser piradas, ou até sente prazer em ver o sofrimento do bicho. Problemas na formação do caráter e falta de amor podem ser lembrados, nestes casos.

Para os defensores da causa animal, outro crime são os proprietários de animais depois de anos de convivência, simplesmente, decidem abandoná-los. O que pensar de alguém que age assim? De fato, é algo estranho, não é?

O resultado desse comportamento animal, são centenas de bichos soltos, morrendo esmagados e sendo alvo de carros diariamente. Gatos e cães são as maiores vítimas.



Vamos nos mobilizar contra quem age de forma violenta ou abandona um animal. O Movimento Crueldade Nunca Mais, articula para este final de semana um grande ato, sábado a partir das 10h, em frente ao Maceió Mar Hotel. Passe lá e assine o abaixo assinado. Sua assinatura vai ajudar na criação de uma lei que puna de forma mais severa quem não é racional.

quinta-feira, maio 03, 2012

Histórica exploração dos trabalhadores



Foto de Charles Ebbet mostra como os trabalhadores se arriscavam na década de 1950 para construir a cidade de New York. De olhar já dá uma tontura. Sem noção do perigo, ou o perigo, na época tinha outra concepção. Na prática os trabalhadores viviam sem total proteção e sendo explorados. O fato de se alimentarem nestas condições, é um flagrante desse quadro. Maio é o mês do trabalhador. Hoje mudanças são notadas,mas a exploração continua.

Risco animal nas pistas de Maceió

Texto e fotos Marcos Tchôla

Seja na área nobre, na periferia ou rodovias que cortam Alagoas os animais põem em risco a vida de quem transita. Impressionante como tem sido fácil encontrar situações assim. Mais do que uma demonstração de que muitos maceioenses ainda dependem de animais para sobreviver, é certo de que muitos acidentes têm ocorrido envolvendo-os.

De acordo com levantamentos feitos pelo curso de veterinária da Ufal, são milhares de famílias que dependem do transporte animal e os usa para garantir renda. O professor Pierre Escodro, especialista em equínos está a frente de uma pesquisa pioneira e interdisciplinar que estuda o perfil e como vivem estes alagoanos.
 Quinta-feira (03/05), acesso ao Sítio São Jorge Fotos Marcos Tchôla

Um detalhe observado pelo pesquisador e sua equipe é que graças a esta forma de trabalho rudimentar, os carroceiros não estão entre as pessoas que se envolvem em criminalidade. Ainda assim tanto o meio ambiente,quanto os animais, por conta da pouca instrução maltratam os bichos e espalham metralha, assim como lixo em áreas irregulares da cidade.

Para chegar aos dados ele tem orientado o Projeto Carrocerio Vet Legal, conta com o apoio da Ufal, Cesmac, OAB, Centro de Controle de Zoonozes e Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis. Com ações na capital e interior ele tem feito descobertas importantes, mas precisa de mais apoio para o encaminhamento das soluções.


 
Sexta-feira 27/04 AL 101 Norte

Enquanto isso não ocorre continuaremos encontrando situações como estas. Eu mesmo em uma semana flagrei dois casos. Particularmente acidentes com animais soltos na pista são sempre muito graves. Quase sempre os bichos entram pára-brisa a dentro e provocam mortes e lesões graves.

Até onde se sabe os animais são deixados, pastando por seus donos durante à noite e eles se soltam ou são soltos por vândalos. Resultado, eu, vc e todos nós ficamos vulneráveis a acidentes.Caso veja animais na pista divulguem no @transitomaceio, @jornalam710, @marcostchola e no facebook. Mas, o principal é ligar para o CCZ 3315 5469. 







quarta-feira, maio 02, 2012

Um ano sem o jornalista Ródio Nogueira

Há um ano perdíamos o jornalista Ródio Nogueira (foto Lula Castelo Branco), o Nogueirinha. Amigo, profissional, leitor e contador de causos. Figura diferenciada por sua incrível capacidade de apuração e dedicação a profissão, fica a lembrança de uma figura marcante da imprensa alagoana.

Pai do radialista Luiz Alfredo (Rádio Correio) e Adelaide Nogueira (Gazetaweb), tinha uma incrível capacidade de leitura. Ródio devorava livros. Grande incentivador do nosso trabalho, me emprestou algumas obras, que marcaram minha formação.

Obrigado Ródio!

Botafoguense e azulino de coração, Ródio viu Garrincha em Arapiraca, quando ainda era bancário. O craque alvinegro fazia aquecimento nos corredores do hotel, sob vigilância, para não sair para a noite porque no dia seguinte, pelo ASA, participaria de uma partida festiva com a camisa do clube.

Momentos do Ródio no Jornalismo alagoano...


terça-feira, maio 01, 2012

Para quem acredita que o amor vai além...


Sei que o amor é uma palavra que para muitos não faz sentido. Mas, isso só ocorre se vc nunca viveu nenhum momento especial. Quando o seu coração mudar as batidas, seu semblante não conseguir ficar triste e toda hora vc tiver vontade de rir, meu amigo ou amiga, pode crer, vc está amando.

Quando isso ocorre todos esses sentimentos pequenos, que vão desde o materialismo até a preocupação com os aspectos físicos desaparecem, porque a companhia, a convivência, o contato e o diálogo superam tudo.

Então, o que vc está esperando...ame-se e ame!!

Essas duas figurinhas aí de cima já sabem disso...adorei essa mensagem!