segunda-feira, janeiro 28, 2013

Os filhos de Santa Maria

Há algum tempo andava meio sem jeito, nem desejo de escrever em meu blog. Fosse por tempo ou chateação, nunca mais havia passado por aqui.

Velório coletivo das vítimas de Santa Maria
Velório coletivo no ginásio poliesportivo de Santa Maria


Porém, como se calar diante de tanta dor. O episódio ocorrido na Boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande Sul, no último domingo (27) nos faz pensar na vida e no quanto ela vale.
Veja o´vídeo
Para as autoridades, municipais, estaduais e federais, somos apenas números. Isso mesmo, números!

Basta ver que a tragédia da boate incendiada, se resume aos 231 que perderam a vida. Poucos lembram que 231 famílias, um pouco mais ou menos, ficarão com o peso desta perda eternamente. Na lista das vítimas, que já morreram por terem inalado fumaça tóxica, um vestibular da morte. A cada detalhe do fato, mas indignação e um nó na garganta nos toma.

Como pai, pra piorar surge uma sensação de impotência, associada a uma taquicardia. Puxa, vida que triste saber que a vida para tantos virou fumaça.

Ouvi uma mãe, D. Elaine, falar da dor de velar um filho, enquanto acompanhava, à distância a situação de outro que está internado em estado grave. O que dizer para alguém que como tantos outros acreditam que seus impostos se refletem em ações do poder público?
Dilma não conteve emoção ao ouvir relatos durante velório

Assim como ela, também penso que as fiscalizações, autorizações e alvarás estão em dia, em todos os lugares. Até porque, quando atrasamos nossos impostos, o Estado e o Município, não nos esquecem. O mesmo ocorre com a Receita Federal.

Mas, por que, com empresários não ocorre o mesmo?

Agora, depois de tanta comoção, de forma hipócrita percebo que em todo o Brasil, inclusive, em Alagoas estão fazendo fiscalizações rigorosas. Pô!

Não dá para fecharmos os olhos para essa questão. Não podemos concordar que vidas sejam salvas ou que o poder faça seu papel, as custas de tanta dor. Os "filhos de Santa Maria" comoveram o Brasil e o mundo.

Respeitem os cidadãos, em especial nossos jovens.

Nenhum comentário: