quinta-feira, maio 03, 2012

Risco animal nas pistas de Maceió

Texto e fotos Marcos Tchôla

Seja na área nobre, na periferia ou rodovias que cortam Alagoas os animais põem em risco a vida de quem transita. Impressionante como tem sido fácil encontrar situações assim. Mais do que uma demonstração de que muitos maceioenses ainda dependem de animais para sobreviver, é certo de que muitos acidentes têm ocorrido envolvendo-os.

De acordo com levantamentos feitos pelo curso de veterinária da Ufal, são milhares de famílias que dependem do transporte animal e os usa para garantir renda. O professor Pierre Escodro, especialista em equínos está a frente de uma pesquisa pioneira e interdisciplinar que estuda o perfil e como vivem estes alagoanos.
 Quinta-feira (03/05), acesso ao Sítio São Jorge Fotos Marcos Tchôla

Um detalhe observado pelo pesquisador e sua equipe é que graças a esta forma de trabalho rudimentar, os carroceiros não estão entre as pessoas que se envolvem em criminalidade. Ainda assim tanto o meio ambiente,quanto os animais, por conta da pouca instrução maltratam os bichos e espalham metralha, assim como lixo em áreas irregulares da cidade.

Para chegar aos dados ele tem orientado o Projeto Carrocerio Vet Legal, conta com o apoio da Ufal, Cesmac, OAB, Centro de Controle de Zoonozes e Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis. Com ações na capital e interior ele tem feito descobertas importantes, mas precisa de mais apoio para o encaminhamento das soluções.


 
Sexta-feira 27/04 AL 101 Norte

Enquanto isso não ocorre continuaremos encontrando situações como estas. Eu mesmo em uma semana flagrei dois casos. Particularmente acidentes com animais soltos na pista são sempre muito graves. Quase sempre os bichos entram pára-brisa a dentro e provocam mortes e lesões graves.

Até onde se sabe os animais são deixados, pastando por seus donos durante à noite e eles se soltam ou são soltos por vândalos. Resultado, eu, vc e todos nós ficamos vulneráveis a acidentes.Caso veja animais na pista divulguem no @transitomaceio, @jornalam710, @marcostchola e no facebook. Mas, o principal é ligar para o CCZ 3315 5469. 







Nenhum comentário: