terça-feira, fevereiro 28, 2012

Contra o PT os tucanos esquecem até do muro


Nos anos 90 a principal habilidade dos tucanos era ficar em cima do muro. Afinal, dizer sim e não ao mesmo tempo e depois mudar tudo, de novo, era confortável. Dava sobrevida. Confundia a classe média, que por alguma razão, namorava com o PT, mesmo sem saber direito quem era o Lula.

Aí os tucanos chegaram ao poder depois do fracasso do Governo Collor. Graças um plano econômico que conteve, pelo menos a grosso modo, a inflação galopante, Fernando Henrique virou herói. Candidato, só deu ele na fita. Por duas vezes, diga-se de passagem!

Mas, dois mandatos depois e dezenas de privatizações mais tarde ( que são contadas no livro Privataria Tucana), FHC envelheceu e foi escanteado pelo próprio partido.




Não havia mais chance de ficar no muro. Só sob ele. E o pior, para o tucanato, tudo porque o PT chegava ao poder com Lula. Não vou discutir aqui avanços ou recuos, do petista, até porque teria como fazê-lo de modo tranquilo.

Pra mim, porém, vale refletir que a disputa destes dois partidos, em especial em São Paulo, provoca situações como a de agora. José Serra, foi ser pego em casa para disputar a prefeitura da cidade, sob pena do PT chegar ao poder com Fernando Haddad.

Pô! Depois de perder três eleições, com Alckmin e Serra, o partido se apega a prefeitura de um modo estratégico. Tem que pegar o lugar de Gilberto Kassab, aliás seu aliado no último processo, para evitar que com o novo PSD, ele migre para a base petista.

Conseguiram, Kassab já prometeu que fica com os tucanos. Porém, desde que indique o seu vice.

A estratégia deu certo e é apoiada pela grande mídia. Todos aceitam Serra, como se ele fosse o "feijão com arroz" que vai garantir a vitória em São Paulo. Os grandes articulistas já arranham função para ele no futuro. Dizem que indicará o candidato a presidente e outras asneiras assim!

Mas, pera aí? O candidato para enfrentar Dilma ou Lula, lá na frente, não era o Aécio Neves? É meus amigos, até isso já está sendo deixado de lado.

O bom é que agora, mais do que nunca, internamente o PSDB está rachado. O restante do Brasil não aceita mais ser liderado por São Paulo, em detrimento de outras lideranças que surgiram. Minas, por exemplo, deve reagir e trabalhar, na surdina para que não dê Serra nas prévias tucanas.

Essa tentativa, por exemplo, pode não prosperar, porque a grande mídia deve dar seu apoio irrestrito a Serra. Afinal, os "astros" da mídia não podem ser petistas, pois o acusam de ser "raptores" das ideias tucanas.

Quem lembra que FHC foi para porta da fábrica panfletar com Lula

Não esqueçamos que o "Bolsa Família" é um irmão evoluído das políticas assistencialistas dos tucanos. O problema é que os petistas conseguem ser populares e isso os irritam, assim como os jornalistas que se consideram de alto nível.

É, meu amigo. O poder é fogo!



Nenhum comentário: