quinta-feira, maio 20, 2010

No dia dos pais quero ganhar o livro a "Vida do Casseta"


O livro contra a trejetória do jornalista Bussunda que virou humorista. O autor é o jornalista Guilherme Fiúza. O pré-lançamento acontece por estes dias...

Bussunda era uma figura ímpar. Redator de mão cheia por pouco não abandou a carreira para se tornar um jornalista frustrado. Descoberto pela Globo mudou de vida e ganhou espaço na mídia. Antes apresentava um programa na TV Educativa chamdo "Cabeça Feita". Era uma espécie de Serginho Groismann piorado.

Saudades de suas piadas e do jeitão cambaleante com cara de gente boa.

Fatos da vida real

Quando o fantástico Nelson Rodrigues escrevia sua coluna "A vida como ela é" muita gente torcia o nariz ou tecia comentários maldosos. O fato é que o jornalista, cronista e tricolor, sabia o que estava fazendo. A vida é cruel, linda, maravilhosa, louca e bestial, às vezes.

Basta ver que coisas como essa aí abaixo continuam acontecendo. Desta vez a história teve um final feliz graças a presença de um cão. Não me interessam saber as razões da mãe, até porque perdeu a razão quando decidiu matar seu filho. Felizmente ela acabou sendo presa.

Se tiver coragem...leia (apesar de que as fotos falam por si) o caso que recebi por e-mail.

Ao final, para não ficar apenas com as imagens sensacionalistas, fiz uma pequena reflexão. Dê sua opinião, se quiser.

***********************************************************
Cada dia que passa eu me surpreendo mais com o ser humano. Como alguém pode ter coragem de um ato tão monstruoso com seu próprio filho?
 




 Isso tem que acabar, não pode continuar...
Como entender, imaginar o que se passa na cabeça de uma mulher assim...
 




Lucinda Ferreira Guimarães, 40 anos, foi indiciada, em 2006, por tentativa de homicídio, sob a acusação de dar à luz e enterrar vivo um menino (Lucas) recém-nascido em um  buraco de tatuno, num terreno baldio próximo ao bairro São Miguel , em Laranjeiras do Sul, no Paraná.
 




Segundo informações a criança só sobreviveu por estar enterrada em pé tendo um cachorro (anjo de quatro patas ) cavado um pouco a terra ao redor de sua cabeça, deixando-a descoberta e por causa do calor da terra que manteve a temperatura corporal.
 




Os policiais foram acionados através de uma denúncia anônima para darem atendimento a uma ocorrência de abandono de criança enterrada num matagal. Segundo as primeiras informações uma senhora teria retornado para a residência ao entardecer com as vestes sujas de sangue o que chamou a atenção de vizinhos que observaram as ações da suspeita que estaria grávida até então.
 




Para surpresa dos moradores locais depois de uma busca nas proximidades encontraram numa toca de tatu no matagal, um recém-nascido que estava cheio de bichos e moscas sob sua pele. Já se passavam 24 horas do provável aborto e os moradores então acionaram a polícia, pois achavam que o recém-nascido estaria em óbito.
 




Ao chegarem, os policiais perceberam que ele estava vivo, tiraram os restos de terra da boca e imediatamente o encaminharam ao Hospital. No local uma equipe policial levantou informações da localização da mãe e a encontrou num bar a algumas quadras do local e deu voz de prisão a infratora. No hospital o recém-nascido recebeu os cuidados médicos necessários e passa bem.
 




A mãe está na Delegacia de Polícia Civil e até o momento não pode ser ouvida sobre os motivos que a levaram a cometer tal atrocidade pelo estado de choque em que se encontra. O recém-nascido deve ser observado pelos próximos dias no hospital e possivelmente não ficará sob os cuidados da genitora. É um menino e nasceu com 08 meses...
 




A senhora Lucinda era mãe de 4 filhos, a época, e esta era a 5ª gravidez. Estava casada pela 2ª vez e o filho não era deste último .

******************************************************

Aproveito e deixo aqui uma reflexão. 

Esta é mãe da criança. O fato aconteceu em 2003. Atualmente ela cumpre pena em liberdade e já está grávida de outro filho.


Será que não seria a hora das igrejas, governos, escolas, novelas, filmes, instituições se empenharam num programa de controle de natalidade? Alem de defender o uso ostensivo de camisinha. E por que não discutir de modo amadurecido o aborto?

Força popular ou fossa popular?


Depois de hibernar solenemente depois da vitória (e conquista do campeonato Carioca 2010) é preciso voltar a pensar na vida e em seus aspectos coletivos.

********  *********  **********  **********  *********  *********  ********



Acabo de ouvir, ler e assistir todos os detalhes sobre a aprovação no Senado Federal do projeto "Ficha Limpa" que partiu de uma reação popular a políticos corruptos, assassinos, pedófilos e falsários. Agora, só falta a sansão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Se assinar até o dia 10 de junho  torna a lei válida para o pleito deste ano.

O problema é que se Lula fizer isso de modo rápido como todos esperamos estará retirando do processo eleitoral alguns petistas e aliados significativos para a sua candidata Dilma Roussef. E agora? Será que vai?

Pela pressão popular e a repercussão do fato na mídia, Lula não vai perder a chance de ir para a galera. Principalmente depois conseguir negociar um acordo histórico entre o Irã e Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a questão do enriquecimento do urânio.

Só que o projeto "Ficha Limpa", para o Brasil, é mais bombástico que a questão nuclear. 

Em ano eleitoral tudo é possível, até unanimidade no Congresso Nacional. Isto porque tanto na Câmara Federal quanto no Senado o Ficha Limpa foi aprovado sem grandes problemas. Mas, é claro, sem deixar de constar alguns esquemas.

Um deles envolve os atingidos. Pela proposta aprovada só serão considerados inelegíveis os que têm condenação em 2º instância. Vc sabe o que é isso? 

Quer dizer que depois da acusação, a tramitação do processo, digamos que o juiz faça uma primeira condenação. Aí o condenado recorre e, caso seja condenado novamente, aí sim fica de fora da eleição.

Na prática, a julgar pela realidade brasileira onde muitas vezes os processos hibernam nas gavetas e em arquivos há muitos poucas condenações em segunda instância. Ou seja, vão existir muitos políticos processados voltando a ter chancela de suas legendas e disputando as eleições.

Na terrinha

No caso de Alagoas, por exemplo, onde há dezenas de parlamentares estaduais processados pelo desvio de R$ 280 milhões da Assembléia Legislativa (ALE) - no processo conhecido como Operação Taturana- nenhum deles será impedido de disputar a eleição.

No "bolo" dos acusados há aqueles que têm condenações em outras esferas do judiciário, mas ainda assim em primeira instância. Possivelmente serão beneficiados pelo tempo e morosidade da Justiça e podem até a voltar a representar o "povo alagoano". Entendeu?

Pois é! É assim que a banda toca meu filho(a). Em outras palavras fica a sensação de que o crime compensa e recompensa os criminosos. 

Outro detalhe importante a se colocar é o aspecto jurídico do projeto Ficha Limpa. Já começam a surgir os intelectuais da direita que levantam a sequinte questão: o projeto-agora lei- vale para os políticos já processados ou para os que serão? 

Eles se baseiam num princípio do direito que afirma que a lei não pode retroagir para prejudicar. E aí?

Bom! Minha indignação é maior que meu conhecimento jurídico. Será que os movimentos nacionais da sociedade civil, encabeçados até pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foram em vão? Será que nenhum jurista se deu conta disso quando coletava assinaturas pelo país a fora? 

E onde fica a força popular? Ela existe ou está fadada a ser, na verdade, uma fossa popular?



quarta-feira, maio 05, 2010

A paixão pelo alvinegro é algo que marca o coração e a pele dos apaixonados


O amor pelo Botafogo também é paixão explícita. A maioria dos torcedores tem a estrela cravada no peito, já outros preferem estampá-la no corpo. Olha só essas figuras que o Globo Esporte encontrou. Todos são vovôs mas com uma paixão que acaba os rejuvenece. "E ninguém cala esse noso amor..."