segunda-feira, junho 14, 2010

12 de junho um dia marcante para o Bota e para mim

Foi num dia 12 de junho de 1942 que o  Clube de Regatas Botafogo  (1894) anunciou sua união Botafogo Football Clube (1904). O episódio, porém, só foi possível depois de uma tragédia. O jogador Albano, do Football, disputava uma partida contra o Regatas, quando subitamente morreu. Vítima de um ataque cardíaco fulminante acabou por antecipar a união dos dois clubes.

O anúncio da união aconteceu quando o seu corpo seguia para o cemitério e parou diante da sede do Regatas, na enseada de Botafogo. Em meio a lágrimas e muita comoção o presidente Alfredo Smith do football, anunciou que a partir dali existiria um só Botafogo. 



E assim surgiu a estrutura que o Glorioso mantém até hoje. A união de forças, que só aconteceu definitivamente em dezembro daquele ano, foi importantíssima para o crescimento e a atuação do clube em outros esportes.


No caso a estrela solitária que consta como símbolo máximo surgiu tendo como referência a que já existia no Regatas. Ela é a estrela dalva, última estrela a desaparecer do céu. Como os atletas do remo iniciavam os seus treinamentos durante a madrugada eram sempre iluminados por ela. Daí a homenagem e, por isso, a estrela nos conduz até hoje.


---------------------------------------------------------

No último dia 12 (sábado) deveria ter publicado este post. Mas o dia 12, além da simbologia do dia dos namorados, pessoalmente para mim marca uma data triste. Completou 21 morte da morte de meu pai, Manoel Barros. Por esta razão eperei até hj para fazer o registro sobre a história do Bota. Por uma lamentável e incrível coincidência o dia 12 marca estas duas datas. 

Nenhum comentário: