domingo, março 14, 2010

Glauco foi morto por um Geraldão


Glauco era um dos cartunistas que aprendi a acompanhar desde a adolescência. Junto com Angeli (Chiclete com Banana) e Laerte formavam "Los três amigos". Humor escrachado e cercado de crítica, além de uma dose gigantesca de "no sense".

O próprio Glauco mesmo criou o Geraldão. Um doidão que tomava todas as drogas e vivia as turras com sua mãe. Sua marca são seringas no nariz e copos com substâncias alucinógenas.
E foi um desses personagens da vida real - que Glauco tentava ajudar- que ceifou sua vida de forma estúpida. Com sua fé e crente em seu poder pensou que poderia enfrentar o mal de frente.

Desta vez não deu. Glauco morreu a tiros ao lado filho Raoni no sítio em que moravam e faziam cerimônicas do Santo Daime. O local cercado de paz tem agora sua imagem associada a um ato de extrema violência.

Os fiéis da igreja de Céu de Maria perderam um guru e um líder. Já o Brasil ficou sem o cartunista genial e disposto a levar um pouco de humor para nós.

Ironicamente sua última tira na Folha de S. Paulo mostrava uma situação em que um louco entrava numa casa e atirava numa pessoa. No dia seguinte a sua morte o jornal deixou os espaços onde Glauco publicava em branco. Bela Homenagem para deixar claro o vazio que fica com sua partida.

Adeus Glauco, obrigado por ter plantado uma semente de bom humor por aqui.

Click aqui e assista entrevista do Glauco









Nenhum comentário: