terça-feira, setembro 22, 2009

Dia mundial sem carro


A ideia é genial. Na Europa tem mobilizado milhões de pessoas. No Brasil a proposta ganha adépitos em vários estados. Aqui em Maceió uma mobilização na praça do Centenário deu visibilidade a proposta.

Infelizmente, por mais um ano consecutivo fiquei de fora. Chega deu uma vergonha na hora que passei pelos envolvidos com o ato de panfletagem.

Mas, tem uma explicação.

Da última vez que andei de bicicleta pela Av. Fernandes Lima e depois Durval de Góes Monteiro, por pouco não foi pego. O risco de atropelamento é intenso. Os carros não respeitam os ciclistas. Vez por outra uma buzinada e um palavrão surgem no ar.


Outro detalhe envolve o desconforto com o clima. O sol tem estado escaldante. Esse problema pode ser resolvido com uma saidinha mais cedo. Reconheço! Por outro lado para pedalar tem que ter preparo.

A educação no trânsito é outra coisa importante. Tanto os ciclistas, quanto os motoristas e pedestres precisam conhecer o seu papel.

Independente das pendências, aprovo a proposta. Bicicletar é o caminho...

Penso, inclusive, que os ciclistas poderiam encampar o trabalho da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que está reflorestando a cidade. Com mais árvores será mais agradável pedalar.

Parabéns aos participantes do Dia Mundial sem carro.

Agora, por favor, quem caminha na Orla de Pajuçara e Ponta Verde vê se não invade a ciclovia. Porra!

Nenhum comentário: