sexta-feira, maio 29, 2009

Silêncio nos microfones


Triesteza e saudades se misturam no rádio esportivo brasileiro e, em especial, no pernabucano. Adilson Couto o titular da Rádio Jornal do Comércio faleceu, na noite de quinta-feira.
Depois de uma passagem por Alagoas na década de 70 ele foi para Recife contratado pela Rádio Clube. Depois migrou para sua atual empresa. Tinha pelos alagoanos um carinho especial. Sempre bem humorado criou o bordão "estão mexendo no placar" para informar que um gol seria registrado.

Vibrante mantinha o "rrrrrrrr" puxado característica dos grandes narradores. A torcida do Sport simplesmente o adorava. Na libertadores deste ano acompanhou os jogos e emprestou sua voz para ficar na história do clube.

História
Quando trabalhou em Alagoas, na Rádio Difusora, Adilson protagonizou um dos lances mais engraçados do rádio. Durante uma transmissão de quarta-feira tinha como plantão esportivo o radialista e jornalista, Marcos Guimarães, o "Arara".

Só que o Marcão tinha tomado uns apertivos com o radialista e jornalista Adelmo dos Santos. Quando lembrou do trabalho estava em cima da hora. Entrou louco no estúdio. Sem perceber pegou os primeiros papéis que estavam na bancada. Quando o Adilson o chamou, naquela quarta-feira ele deu os resultados da rodada de domingo.

O narrador repetiu a chamada. De novo o erro dos resultados. Ao perceber que tinha algo errado não perdeu tempo. Com bom humor disse: "É meu amigo, faça como o Marcos Guimarães, beba Pitu o aperitivo do povo!".

Não deu outra o Marcos Guimarães foi demitido pelo diretor, a época, Waldemir Rodrigues.

Tive chance de ouvir o próprio Adilson contar isso anos atrás no Congresso dos Radialistas, em Santana do Impanema.
Quem tiver recursos de vídeo pode ouvir aqui a qualidade da narraçaõ de Couto chamado de "Grau 10" pela crônica pernambucana.


Nenhum comentário: