sexta-feira, maio 29, 2009

Dez anos passaram num pulo







Quando era pirralho vi um cara grande pulando carros nas ruas. Era uma matéria especial do Fatástico. Isso no tempo que o "show da vida" tinha jornalismo. O personagem em questão era o atleta olímpico João Carlos de Oliveira, o "João do Pulo". Uma figura simples de fala tímida, mas com muita garra. Tanta que consegui o record no salto triplo com 17m 89cm.








Foi com tristeza que acompanhei a notícia de seu acidente, em 1981, anos após a conquista da medalha de prata nas Olimpíadas de Moscou e de Montreal. João ficou sem a perna esquerda. Mas, falava da recuperação com velocidade porque havia vencido mais uma prova: a da vida.








O cara era fenomenal. Hoje quando vi a reportagem relembrando dez anos de sua morte foi impossível não relembrar do passado. Vê-lo falando as mesmas coisas e com a mesma simplicidade foi emocionante. Não contive as lágrimas.








Me dei conta que o tempo passou num pulo. O mundo mudou, minha vida também e agora sou eu quem pulo obstáculos para sobreviver. Não sou recordista, mas tenho a mesma garra daquele cara simples que um dia me impressionou.






Click e assista vídeo de João do Pulo. Ele foi um dos ídolos do atual triplista brasileiro, Jardel Gregório. As imagens são da Rede Globo.

Nenhum comentário: