terça-feira, fevereiro 03, 2009

Presente raro: A onda maldita

Reproduções Mauro Fabiani

Depois de 19 anos de procura ganhei um presente raro. Trata-se do livro "A onda maldida" que conta como nasceu a rádio carioca Fluminense FM escrito por Luiz Antônio Mello. Foi essa rádio quem intruduziu na cultura brasileira o rock roll brasileiro.

O livro é raro. Não existe mais para vender e nem foi reeditado. Mas, num golpe de incrível sorte, o encontrei ao conversar com o jornalista Mauro Fabiani. O cara foi o primeiro jornalista a escrever um Trabalho de Conclusão de Curso sobre o rock alagoano. A obra influenciou a mim e ao meu amigo o jornalista Keyller Simões a produzirmos o TCC Zoada Arretada.

Depois de muita pressão o Mauro me presenteou com a obra. Com lágrimas nos olhos e várias recomendações de cuidado ele acabou cedendo o livro que agora está em minha biblioteca particular.
Na foto João Barone e Hebert Vianna são entrevistados por um dos locutores.
Abaixo Celso Blues Boy (C) e Erasmo Carlos durante visita a emissora

Voltando ao livro ele traz momentos raros das bandas que estouraram nos anos 80 no Brasil. Passaram por lá Blitz, Paralamas do Sucesso, Titãs, Ira, Biquine Cavadão, Erva Doce, Ultraje a rigor, Kid Abelha, Barão Vermelho, Cazuza entre outros.

A obra é um documento importante para quem curte o rock nacional. Depois desse presente vou recuperar parte da história do rock tupiniquim.

Nenhum comentário: