quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Brilha estrela de Tutmés

Foto: Esthér Carvalho - O Jornal

O botafoguense, advogado, professor, procurador, militante do PT e defensor dos Direitos Humanos, Tutmés Airan, foi indicado para o cargo de desembargador. A função é o mais alto posto da Justiça Alagoana.
A indicação foi do governador Teotônio Vilela (PSDB) que desta vez não ficou em cima do muro. Ele disse não as pressões da irmã Fernanda Vilela que queria a indicação de Eloína Braz. Até a atual presidenta do Tribunal de Justiça, desembargadora Elizabeth Carvalho disse a Téo que preferia Eloína.
Ainda assim, Téo disse não e indicou Tutmés fazendo valer os votos da OAB que o colocaram na frente da disputa.
Tutmés é um homem que fez de sua história até aqui uma luta pelas liberdades individuais e em defesa da vida. Sua entrada é tão impactante quanto foi a de Antônio Sapucaia há dois anos atrás.
Ele mostrou mais uma vez que sua estrelha nasceu para brilhar. Sempre soube driblar a realidade e marcar gols no destino. Agora, a vida se apresenta para ele com mais um dasafio. Para Tutmés isso não será problema.
Pela formação que tem continuará sendo uma pessoa simples, apaixonada e dedicada aos filhos e amigos.
Valeu Tutmés!

Bastidores
Os bastidores da indicação de Tumés foi uma batalha. Coube aos companheiros da vida jurídica caírem em campo. Muita gente de toga, advogados e ex-militantes partidários brigaram por sua indicação. A briga foi parar em Brasília, mas, nem o planalto, nem os petitas de alagoanos tiveram influência. Muito menos o deputado Paulo Fernando dos Santos. No final coube ao próprio Téo perceber que a escolha de Tutmés era um símbolo de coerência com a atual situação do Estado, além de abrir um leque importante com o Governo Federal. Isto porque o seu nome é visto com simpatia desde que assumiu a Secretaria de Justiça e Cidadania no finado governo de Ronaldo Lessa.

Nenhum comentário: