sexta-feira, novembro 14, 2008

Só em Alagoas



Enquanto a periferia explode com a violência imposta pelo tráfico de maconha e crack o governo faz discurso. Outro dia o secretário de Defesa Social, José Paulo Rubim, disse ter uma "bola de cristal" para descobrir e prender sequestradores. Só fica a pergunta: mas e os traficantes?

Agora, o governador Teotônio Vilela, reconhece que a situação nas grotas foge o controle depois de dezenas de feridos por balas perdidas, além dos milhares de mortos. Para apresentar uma satisfação para a população Téo diz que está trabalhando para combater o tráfico.
Só que aí entra mais uma incoerência. Na manhã de hoje, por volta das 11h44, na Rádio Educativa FM 107,7 (ligada ao Instituto Zumbi dos Palmares-IZP), mantido pelo governo tocou uma música alusiva ao consumo de maconha. Na letra "Mantenha o respeito", do extinto grupo Planet Hemp o vocalista Marcelo D2 afirma que é possível "dá um 2" e manter o respeito. Ele se refere a dois tragos no baseado.
Segundo sua tese não há efeitos nocivos à sociedade a partir do usuário. E afirma: "Se vc tem amor pelo que tem no peito D2, mas mantenha o respeito". Mas em outtro trecho reconhece os riscos diz que "faz sua segurança na cintura", referindo-se a utilização de uma arma para encarar os desafetos.
Bom até aí nada anormal, considerando que o grupo tinha sim uma postura pela discriminalização da maconha. Incoerente, porém, é a música ser tocada numa rádio governamental na contra-mão do discurso governista de combate às drogas. Principalmente, num momento em que o estado não tem uma política definida de tratamento para os viciados. Ou ainda uma estratégia para debater a temática de forma responsável.
Diante dessa realidade o governo precisa se definir sobre qual lado vai ficar da mesa. O DJ da Educativa FM já se decidiu.
Tudo bem que o governo é tucano, mas com um assunto tão sério não dá para ficar em cima do muro.

Nenhum comentário: