quarta-feira, outubro 29, 2008

Zé Serra o virtual vitorioso no dicionário tucanês*



A vitória de Kassab é sim uma forma de colocar o Serra como vitorioso. Por um motivo simples: ele não pode deixar o Aécio Neves crescer.


Pela lógica, como Serra não venceu Lula - e o governo do PT decolou a ponto de derrotar Alckmim- os mineiros ganhariam força no PSDB. Por outro lado Fernando Henrique continua manipulando os tucanos.


É dele a idéia de que o DEM deve se manter ao lado do PSDB. A mídia -como sempre muito "prestativa"- sempre o coloca como contraponto das ações do governo petista. Nesse processo, simplesmente "esquece" outras lideranças tucanas menos conservadoras e anti-petistas.


Basta lembrar que em Minas o Aécio apoiou uma aliança que continha o PT e que saiu vitoriosa. Não conheço a conjuntura de lá, mas sei que isso criou um drama para os tucanos. Como explicar que o PT era ruim em São Paulo e para o Brasil, se em Minas ele estava próximo do PSDB?


O fato é que os tucanos paulistas não aceitam a perda do controle. Aqui em Alagoas FHC montou guarda. O governador Téo Vilela é um bom coadjuvante dos interesses do partido e um mediador na hora que tiver que convencer Aécio de retirar a idéia de ser candidato a presidente. Já estou até vendo: "vc é muito jovem...nosso compromisso é para mais adiante".

O detalhe é saber se o PT vai conseguir- no Congresso Nacional- mais dois anos para Lula ou ainda fazer Dilma emplacar. O duro é que seu nome só passa com alguém do PMDB. Quem? Não quero nem pensar.
marcosjornalista@yahoo.com.br

_____________________
* Comentário publicado no site do jornalista Luiz Carlos Azenha, atual contratado pela Rede Record.

Nenhum comentário: