domingo, maio 18, 2008

CRB escorrega e perde dois pontos em casa




O jogo entre CRB e São Caetano foi a estréia do Galo em casa no Campeonato da 2 º Divisão
deste ano. Mas, o que era para ser uma festa acabou em reclamação.

O time começou marcando com Júnior Amorim, mas cedeu o empate no 2º tempo, quando Tuta aproveitou uma falha da zaga regateana.

O CRB só não ganhou porque não conseguiu manter o ritmo do jogo contra o Corinthians Paulista, em São Paulo.

Se mantivesse a mesma marcação e os contra-ataques o Galo chegaria ao segundo gol. Mas, disperdiçou as chances e errou muitos passes. Nenhuma jogada ensaiada de certo.

O momento não é para desespero, mas a derrota foi prejudicial porque o clube está querendo o apoio do torcedor. Como a cultura não é a de estar com o time, seja como for, a vitória atrairia mais gente para o projeto sócio-torcedor.

Só para se ter uma idéia, o salário do jogador Tuta é R$ 50 mil, simplesmente, a folha inteira do regatas.

Então, mesmo com o esforço da diretoria do Galo é preciso fazer mais, principalmente, envolvendo os torcedores que estão afastados do clube. Resgatar a confiança e reacender a paixão é o caminho. Isso só ocorrerá com um site que seja interativo e com a criação da botique do galo.

Os grandes clubes, e creio que o CRB figura entre eles, mantém uma relação de fidelidade com os torcedores. Os artigos com a marca do clube é fundamental para a fixação da logomarca na memória. Investir em mochilas, canetas, bonés, camisas, chaveiros, toalhas etc. é fundamental.

Se o trabalho for bem feito o CRB poderá ter a organização do Internacional de Porto Alegre, que consegue lotar o estádio, com mais de 55 mil torcedores todos filiados ao clube. Apenas 10% dos ingressos são vendidos, porque os demais são comprados antecipadamente por quem é sócio-torcedor.

Então, para ser grande não basta ter discurso. Tem que buscar saídas criativas. Uma delas poderia ser uma parceria com um curso de marketing, onde os estudantes pudessem desenvolver projetos para o clube. E isso seria possível porque em todo o País o marketing esportivo dá lucro e mobiliza milhões.


Obs. Na foto Júnior Amorim, marcou o gol em meio a marcação do São Caetano. Num golpe de sorte, sem o equipamento adequado, registrei o momento do chute.

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