sexta-feira, julho 13, 2007

Um paraíso escondido


A natureza em Alagoas é uma beleza. Essa frase não tem nada de novo. Talvez a palavra maravilha defina mais o que quero dizer. Recentemente, ao lado do repórter fotográfico, Ricardo Ledo, conheci essa bela cachoeira, em Viçosa.
A "Cachoeira Grande" é um desses espetáculos que entram pela retina e ficam durante anos em nossa mente. A força da água, misturada ao cenário úmido, cercado de verde faz qualquer um se emocionar.
O volume de água impressiona. Ela cria um barulho forte. É a natureza gritando. Exigindo continuar viva. Linda!
Para nós, simples humanos, fica o recado claro de que precisamos preservar isso. Nossos filhos e amigos precisam conhecê-la e tirarem suas próprias impressões.
Embaixo da queda d´água existe uma caverna. As pedras, talhadas pela água, criaram uma espécie de "altar". Lá dentro a energia é a ainda maior. A sensação é de que o corpo está sendo impulsionado pela força que brota da terra.
O acesso para o local é feito pelo Povoado do Anel, distante 12 Km do centro de Viçosa. Se for conhecer leve água e frutas. É indispensável levar um saco plástico para recolher o lixo, pois alguns idiotas, insistem em deixar sujeira pela trilha.
O caminho é tortuoso, mas vale à pena. Quando chegar próximo procurem a D. Nena. É ela quem faz o almoço, para quem quiser, mediante encomenda. Sua especialidade é galinha de capoeira.
Aproveito esse espaço para pedir, a quem for até lá, que se proponha a defendê-la.

Nenhum comentário: