domingo, maio 27, 2007

Fátima Palmeira passa mal e é pega falando do primo Guilherme Palmeira

Esquema de fraudes demonstra articulção até no órgão encarregado de fiscalizar contas públicas


A gerente comercial da Gautama, Fátima Palmeira, depôs no Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Ela foi ouvida durante nove horas pela ministra Eliana Calmom, que decretou sua prisão e de outras 37 pessoas, envolvidas com a "Operação Navalha".

Dinte da pressão, Fátima não resistiu e passou mal. Atendida com urgência, ela sabe que sua situação não é fácil. Em Brasília comenta-se que a saúde da mulher de confiança de Zuleido Veras (dono da Gautama) ficou frágil quando sua voz foi exibida em gravações telefônicas com outros integrantes do esquema que visava fraudar licitações e concorrências para a aquisição de obras de engenharia.


Citação
O fato novo que cerca a "Operação Navalha" envolve a citação do nome do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Guilherme Palmeira, pai do deputado estadual, Rui Palmeira (DEM). Guilherme aparece nas conversas como sendo uma pessoa que poderia "pedir vistas" de processos que pesariam contra a Gautama.


Numa das gravações, Fátima Palmeira conversa com Denisson Tenória, a época sub-secretário de Infra-estrutura de Alagoas. Bastante calma, ela diz que já falou com Guilherme e aguarda sua posse para ter "mais força" no TCU.


Deboche
Em outro trecho, quem cita Guilherme é o próprio Zuleido. Ele também fala do nome do ministro Augusto Nardis. Segundo o empreiteiro, dono da Gautama, ou Guilherme ou Nardis, pedirão vistas de um processo que investiga irregularidades contra a empresa. O destaque é um risinho, bastante debochado, de Zuleido que em seguida reconhece que a empresa está na "berlinda" mas que "tudo será resolvido".


A revelação é feita durante uma conversa com o deputado baiano, Paulo Magalhães.


Para ouvir gravações click aqui. A reportagem é da rádio CBN.


__________________________________________

Renan tenta se manter na
presidência do senado


Depois de ter sua vida pessoal devassada, inclusive sobre a revelação de uma filha fora do casamento, o presidente do senado, senador Renan Calheiros, prepara sua defesa. Hoje ele deve usar a tribuna do senado para condenar as matérias publicas no último final de semana.


Segundo o material divulgado, Renan teria suas contas pagas por uma empreiteira. O tema veio á tona em praticamente todos os grandes jornais, mas foi melhor explorado na edição semanal da Revista Veja.
O conteúdo da revista foi antecipado pelos jornais locais, já em sua edição de sábado.Em sua primeira defesa Renan denunciou o que considerou um "abuso" da imprensa, que está querendo condená-lo previamente. Renan nega qualquer envolvimento com empreiteiras, porém, tem seu nome citado em várias gravações de integrantes do esquema de fraudes.
Diante das graves acusações não está descartado um afastamento de Renan, ou ainda que ele seja investigado pela Comissão de Ética, do senado. A comissão é presidida pelo senador Romeu Tuma (DEM/SP).

Nenhum comentário: