terça-feira, fevereiro 27, 2007

Olinda,quero voltar...

Qual a diferença entre Olinda e Alagoas?

"Em Olinda os bonecos desfilam no carnaval
Em Alagoas os bonecos somos nós"
_____________________




E as marchinhas?

Olinda quero cantar...
Voltei Recife...foi a saudade que me trouxe pelo braço...
_______________________________________

O carnaval foi embora. Olinda continua linda. O seu carnaval uma festa, espetáculo para adulteros e crianças... Muita gente. Gente de mais. Paquera, birita, xixi, fedor...alegria e frevo,muito frevo...tudo junto! Já pensou? Pois é! E eu lá. Nunca perderia a comemoração dos100 anos de frevo. Dos quais curti oito.

Dessa vez, igual a outra...fui mais família.Não andei em todos becos fétidose imprensados. Fiquei no pátio da prefeitura e na praça da alimentação. Em quatro dias de folia foi registrada uma morte. Contra as 25 do ano passado. Até no Galo da Madrugada foi registrado uma morte, no chamado corredor da folia.

Fui revistado duas vezes, próximo a ponte que leva a Av. Guararapes. Valeu! Vimos o de sempre, pequenos furtos, tapas e beijos. Aliás muito mais beijo.

O fedor do rio era esquecido pelo balanço da ponte, quando um dos trios passavam. Tudo tranquilo. Tanto que no meio da massa encontrei Gustavo Gape, o homem que ganha qualquer qualquer pesquisa sobre simpatia. Com pinta de sambista, misturado com Mandrake, brilhava ao lado do seu amor...sempre sorridente (tô aguardando a foto bicho!)

A noite o mesmo trajeto pare ver Gal Costa (Marco Zero), Elba Ramalho, Alceu Valença e o maestro Spok. Valeu! Não fui roubado. Só na hora do estacionamento que custou R$ 5,00. Mas o carro tava lá, pelo menos isso.

Foi uma festa.Uma festa em família. Os primeiros acordes do frevo já foram sentidos pelo primogênito que está a caminho. Acho que estou educando-o com o melhor.

As férias estão sendo assim.

Ah! Antes que me esqueça conheci a sede da As Pás, clube carnavalesco que existe desde 1888, ano da abolição. Eles são citados no frevo voltei Recife.

"-Cadê Toureiros?, Cadê Bola de Ouro?,
-As Pás?, Os Lenhadores? e os nossos Batutas de São José?
-Quero sentir a embriaguês do frevo, que entra na cabeça, toma conta corpo e acaba no pé!"

Fazem um baile muito tradicional...incrível a organização. Tem troféu de toda a história do bloco.Foi uma aula.

4 comentários:

Maria Moura disse...

hummm... deu saudade da terrinha.
imagino que os cem anos do frevo foi o evento do ano. Evoé!
um beijo, tchola. e boas férias!
oh, vez por outra, ando por aqui...
muito legal.

EVA disse...

Realmente os 100 anos de frevo já faz parte da nossa história, pois, fiquei muito feliz em poder participar do Galo da Madrugada e o melhor, já com nosso filho sentindo o calor da minha terra. Cantar: Voltei Recife..., Olinda quero cantar..., Carnaval começa com o galo da madrugada, foi uma emoção maravilhosa e que com certeza vou tentar repetir por muitos e muitos anos... Valeu meu amor pela paciência, companhia e acima de tudo pela satisfação em curtir esses melhores momentos ao meu lado, nosso filho agradece. Bjs. Nós te "amamos". Vc já é o melhor PAI do mundo!

EVA disse...

Realmente foi muito legal poder curtir os 100 anos de frevo, ainda mais com nosso filho já sentindo o calor da minha terra. Foi uma emoção sem limites poder cantar: O carnaval começa com o galo da madrugada..., voltei Recife..., Olinda quero cantar..., enfim, poder compartilhar desses momentos da minha vida ao lado de uma pessoa maravilhosa e especial como vc foi melhor ainda. Obrigada meu amor, pela paciência, companheirismo, atenção, cuidados e acima de tudo pela dedicação de fazermos felizes. Seu filho agradece, vc já é o melhor PAI do mundo. Nós te "amamos"! Bjs.

EVA disse...

Realmente poder curtir os 100 anos de Frevo foi maravilhoso, ainda mais com nosso filho já sentindo o calor da minha terra, foi super legal poder cantar: Voltei Recife..., Olinda quero cantar..., O carnaval começa com o galo da madrugada foi uma emoção que com certeza iremos repetir por muitos e muitos anos. Aliás, nosso filho agradece pelo presente, e eu agradeço meu amor pela dedicação, atenção e por poder compartilhar desses melhores momentos ao seu lado. Vc já é o melhor PAI do mundo. Nós "TE AMAMOS". Bjs.