segunda-feira, janeiro 08, 2007

O ano mais quente dos últimos 15 anos

Ontem o programa fantástico, que há muito deixou de honrar o próprio nome, fez uma matéria importante. Ele confirmou o que todos nós, simples mortais já sabíamos, é que a terra está mais quente. E que esse ano será o mais quente dos últimos 15 anos.

O principal responsável por essa mudança climática somos nós. Como nós? perguntariam alguns. Pois é! Somos culpados por nossa postura de omissão e falta de compromisso com a natureza. Ninguém mais planta uma árvore. Ao invés disso prefere derrubá-las para ampliar suas residências.

A falta de mata está criando uma situação incrível. Praticamente todos os dias os Bombeiros capturam cobras em residências, preguiças, sagüins, pássaros, tatus... Como perderam seu habitat procuram as nossas casas.

Pela primeira vez assisti a uma matéria onde não apresentaram soluções. Parece que o quadro já está ou será irreversível. As catástrofes naturais como incêndios, enchentes, deslizamentos, furacões e fortes chuvas são esperadas.

Não preciso nem falar que quem vai sofrer mais são os pobres. As vítimas do sistema, também serão vítimas da "fúria" da natureza. Enquanto isso eles já sofrem com as catástrofes sociais que os excluíram.

Nenhum comentário: