quarta-feira, janeiro 10, 2007

Garrincha: a estrela solitária

Manoel Francisco dos Santos, o Garrincha, até hoje é lembrado em qualquer roda de boleiros, jogadores e profissionais de imprensa. Falecido em 20 de janeiro de 1983, na próxima semana completam 24 anos de sua partida para o céu.

Para os botafoguenses como eu ele faz parte do vocabulário futebolístico. Não o vi jogar, mas lembrome-me de como pai falava de suas proezas com carinho.

Coincidência, ou não, meu velho também se chamava Manoel e tinha a perna esquerda um pouco menor que a outra. Qeu coisa hein!

Quando encontrei essas fotos na net não resisti e as coloquei logo no ar. Na semana passada Garrincha surgiu numa conversa que tive, informalmente, com o meu colega de trabalho, Gilberto Farias (o Giba da Gazeta).

Giba lembra que cobriu o jogo em que Garrincha veio, pelo Botafogo, jogar no campo do Mutange, que pertence ao CSA. Botafoguense como eu ele lembrou dos dribles que o "anjo das pernas tortas" deu nos adversários azulinos.

Este ano, no próximo dia 15 de fevereiro, Botafogo e CSA voltarão a se enfrentar pela Copa do Brasil. Falta muito para a data do jogo, mas admito que já estou emocionado. Quando lembro das estórias de personagens como Garrincha, que não vi jogar, penso como no futuro o presente será lembrado.

Essa é uma história que ainda continua...


Nenhum comentário: