quarta-feira, dezembro 06, 2006

Jacaré não; Hand Surf

O velho e bom jacaré, ex-surf de peito, está mais vivo do que nunca. Depois de superar os anos dourados, lá na década de 80 e 90, ele agora se estruturou como esporte. Chama-se Hand Surf, ou surf com as mãos.
Os nomes do passado Léo Curren e Sivory brilham no ranking nacional, com etapas em Fernando de Noronha. Mas não perdem a liberdade de deslizar o corpo nas ondas como faziam os fundadores do esporte, como Índio Jones e outros tantos.
Era uma loucura, chegamos a quebrar placas com galalite para fazermos os palmares. Hoje os objetos são feitos pelo Neno Agricultor, que virou empresário e dono da Surficiente, na Jatiúca. Velhos tempos. Ainda me lembro da equipe Fixação, liderada pelo Sandy, irmão do Sivory.
Grandes influencias para mim essa gelera.
Também passei horas em pleno mar esperando a melhor onda. Foi legal ler parte dessa história na Gazeta, de domingo passado. Valeu Abides!
Obrigado pela estada na editoria.

7 comentários:

Anônimo disse...

é bom ressaltar que Léo e Sivory são atletas da segunda geração e não do passado como foi citado na matéria, pois temos atletas mais renomados e pioneiros na arte do Handsurf, como Índio Jones que introduziu o Handsurf em Alagoas, Vilaelton, Pezão, Edjan, Zé Bob, Salvador, Daniel Tining, entre outros e temos outro fabricantes de pranchas de Handsurf mais antigos na arte que o Neno, como o Marcos Sapo da Tubão que iniciou esta arte em Alagoas e o Bay que hoje é o melhor Shaper do estado e também pratica o esporte há décadas. Agradeço o espaço dedicado aeste esporte que até hoje nos encanta pela simplicidade e beleza e que diferentemente de outros esportes atende principalmente a classe C e D. Valeu

Anônimo disse...

MAIS IDEAL DE TUDO ISSO FOI A FUNDAÇÃO DA "FAHAS" FEDERAÇÃO ALAGOANA DE HANDSURF,QUE TEM COMO O PRESIDENTE: HELENILSON DA SILVA SANTOS,QUE ERA COMPETIDOR E AGORA VEM FAZENDO UM TRABALHO MUITO BONITO NO ESPORTE.LEMBRANDO EM REGISTRO É A 1º NO BRASIL É NO MUNDO.

Unknown disse...

ERA UM TEMPO MUITO COM MESMO AINDA TIVE O PREVILEGIO DE CAI NO MAR COM ESSES CARAS AI DAS ANTIGAS COM INDIO E MUITO AI,MAIS SEMPRE QUE POSSO MATO MINHA SAUDADES DISSO,UM GRANDE ABRAÇO PRA TODOS PRATICANTES DESTE ESPORTE QUE SE CHAMA HEND SURF E NÓS PARCEIRO.

JUNIOR HAMILTON

Unknown disse...

relembrando que sivory farias fazia parte daquela galera que sempre morou na beira da praia e foi muito respeitada naquele tempo como a equipe fixaçaõ sandy,edjan,dudu,indio,gebson,e omascote sivory farias,esse negócio de que fulano é mais antigo de que sicrano, isso não existe pessoa que pensam dessa maneira é melhor se aquetar pois o hand surf da atualidade não se importa comn essa coisa tão pequena e banal o que queremos são pessoas que amam o hand surf e ajudde a ele crescer mais do que já cresceu tanto na mídia como na evolução das manobras e radicalidade não tenho culpa de aprender o legítimo hand surf e ser várias vezes campeão alagoano em 5 edições e campeão no primeiro campeonato em fernando de noronha e ainda tem mais o primeiro campeonato realizado pela fracassada federação eu fui o grande campeão aos criticos eu acho que deveriam mais se preocupar em ressussitar a federação. sem mais

Cledson Ricardo disse...

Primeiramente gostaria de pedir a Deus que abençoe a todos que vierem a ler este comentário. Fico muito triste quando vejo que ainda existem brigas bobas entre os atletas aqui em alagoas, onde cada um fica querendo ser melhor do que o outro, esquecendo do principal que ser unido em prol até do proprio esporte. Fundou-se aqui em alagoas uma federação que hoje continua esquecida, ou melhor, no ano de 2009 ainda não fez nada pelo esporte e no ano passado quase nada. Então temos que nos unir e deixar de bobeira, pois do jeito que vai não chegaremos a lugar nenhum. Moro em jacarecica desde 1981 e o primeiro campeonato de HAND SURF foi realizado lá, nele estavavam presentes o Índio, Salvador, Dudu, Edjan, Victor, Sergio Lobinho, Robson Rato, Sivory, Dentão e outros que não me recordo o nome, lembro também que Vila elton é bem antigo também, mas isso acho que não vem ao caso o que precisamos realmente é destacar o esporte, já que somos privilegiados por sermos os pioneiros no mundo do esporte chamado "HAND SURF". Precisamos dar as mãos para fazer o esporte crescer, pois todos que até hoje passaram não deram continuidade ao mesmo.

Fabricio disse...

Como alguns falam sou da antiga tambem, e da epoca de todos morei na jatiuca, conheço todos que aqui falaram, kkkkkkkkkkkkk, na minha epoca nos saimos daqui pra irmos no poço pra pegar galalite (acrilico) de incubadeira de beber para fazer um palmar, fico emocionado em fazer parte desta galera ( Daniel rospa, Van da Gata, Tony, Constancio, Fabiano FAC, Fabricio Bisso todos da equipe MG, depois fizemos uma tabua de compensado que arrumamos na contruçao do Hotel Melia Maceio que tempo aqueles heim abraços a todos

Carlos Avelino disse...

Nasci em Jacarecica Beach e acompanhei toda essa geração... Era um garotão, tinha menos de 10 anos, acompanhei vários campeonatos... Meu primeiro palmar foi um Crazy of Beach, peguei altas ondinhas... Salve Salve Cledson... Hoje a modalidade anda um pouco esquecida... uma pena! Jacarecica HandSurf Point