quarta-feira, outubro 18, 2006

Politicando

Política não é verbo, mas está associada a ela a idéia de qualquer ação. Em sociedade só há mobilidade de produção, construção e proposta através da política.
Durante anos a maioria da população, que mais vive sem política, passou a ser atendida pelos programas sociais do governo. No caso do Bolsa Família, ex-Bolsa Escola, o governo federal não só ampliou como fez novos cadastros, mobilizou os miseráveis.
Ou seja, levou ação para quem vivia parado vendo a vida passar. Como contra-partida exigiu-se a presença em sala de aula das crianças, para que não fiquem em qualquer sub-emprego.
É essa fórmula que dá liderança a governo Lula. Como está seguindo a cartilha, normalmente desenvolvida pelos políticos de direita, o presidente conquistou os pobres. Antes eram eles quem mais temiam Lula, quando ele falava em gerar empregos.
Enquanto a classe média lê a Folha, tem assinatura da Net, assiste a TV Senado e idolatra o Jornal Nacional, o pobre só pensa em comer. E, agora, toda vez que isso ocorre tem comida, mesmo pouca, mas comprada com o cartão do Bolsa Família na geladeira, também financida pela grana federal.
O PT perdeu os militantes de carteirinha, esses sofrem por terem ajudado a construir um partido que hoje faz o mesmo que os políticos tradicionais do Estado. Em compensação é o partido da cateirinha.Ou dos cartão, inclusive, os de créditos usados pelos "companheiros" para gastos pessoais.Hoje tem petista morando em apartamento de luxo, em bairro nobre.
Na última pesquisa foi fácil identificar que parte da classe média que se considera intelectualizada vota em Alckmin. Só que enquanto classe são minoria. A massa mesmo é de miseráveis ou favelados. São eles quem estão agradecendo a Lula pelo prato de comida.
A partir dessa análise não terá chance para o tucano. Entretanto, em Alagoas, alguma surpresa pode acontecer. A vitória de Téo Vilela (PSDB) pode abrir a conquista de votos para o seu candidato.
Não sei se a transferência de votos acontecerá nesse processo. Porque até aí Lula pode ganhar. Um exemplo disso seria os eleitores de Collor, seguirem o seu voto, e reelegerem o petista. É por isso que até o dia da votação vale ficar politicando.

Nenhum comentário: