domingo, outubro 01, 2006

Lula-lá; no segundo turno

Pois é! No país da lógica do Lula calar faz mais barulho do que falar. O povo entendeu a fala, silenciosa e discreta, como um recado eleitoral.
Calados, assimo como presidente, romperam o silêncio e demonstraram que querem mais que o Bolsa Família. Querem, por exemplo, dinheiro na bolsa (ou no bolso) para sustentar a família.
Silêncio
Como Lula silenciou diante da possibilidade de inteligência na sua própria base eleitoral, esqueceu que o petista é, antes de tudo, um crítico permanente.
Sofreu uma derrota de quem não aceita vê-lo traído por seus companheiros de partido. Bicado no pescoço sem que sinta nada. Isso é impossível. Lula.
Tucanos petistas
Quando ele (o povo) percebeu que o discurso do PT era mais tucano que o PSDB, entendeu que ficar com Alckmim não é tão ruin assim. Porque com o PT no poder ficou claro que é ruim com ele, sem ele é possível sobreviver.
Quando falo ruim, me refiro a queda do muro da ética. Ou seja, acredito que os petistas pularam do muro.Os que enricaram, comprando apartamentos no Rio de Janeiro, perceberam que sobrevivem nas alças do sistema, seja o financeiro como o do fisiologismo.
Petistas corporais
Os deputados do PT não foram mais eleitos por bases eleitorais da classe média urbana. Mas sim por corporações ou miseráveis que até aceitaram segurar pau de bandeira em sinal. O Zé Roberto não chegou. E ele era um desses casos.
Quase chegou, mas não deu, de novo. Dessa vez a múscia da campanha era mais conhecida do que suas propostas.


Serrando

O governador reeleito, José Serra é o grande vitorioso do processo eleitoral. Ex-derrotado de Lula falou com pinta de candidato à presidência. Ganhou. Serra agora é a bola da vez para impulsionar seu companheiro tucano.

O primo
Collor, primo de Marco Aurélio Mello, aquele que indicou, chega ao poder depois de 14 anos. Sem Joã Lyra que ficou no meio do caminho, apunhalado pela traição de seus afavores contras, disfarçados de aliados, o ex-presidente retorna a vida pública com a missão de empunhar o pedido de impeachment de Lula. Somente ele sabe como a corrpução pode destruir a vida política de alguém.

E aí? Lembraram que o Marco, aquele lá de cima, além de flamenguista é o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dossiê é amarguê
O dossiê que ninguém sabe o que siginifica representou para o eleitor uma dúvida. E agora ele quer pensar. E isso pode ameçar os churrascos de Lula com Lorenzentti na Granja do Torto. Lula calou sobre um tema que o Brasil quer saber. Agora são todos contra Lula, liderados por Alckimim.

Não ir o fez ir...
Não ter ido ao debate custou a Lula a ida para o segundo turno. Afrontou as pessoas e desdenhou dos adversários. Criou expectativas em ir e não ir pegou mal.

Lula ganhou na Bahia
Jackes Wagner venceu ACM, ou melhor , Paulo Souto. Candidato de ACM ele perdeu depois de aparecer nas pesquisas sempre. Assim como aqui João Lyra já estava eleito e acordou fora do palácio, lá Paulo deitor na rede eleito e acordou solto no ar, no chão. Não era pesadê-lo. Perdeu mesmo.

Efeito Collor
Lula agora terá um ex-eleitor em sua cola. É Collor. Com o perdão do eleitor alagoano ele volta ao cenário nacional. Bom quanto ao efeito eu não sei no que vai dar. Só sei que o Ronaldo Lessa não está só sub-júdice. Está condenado a ser secretário do Estado que administrou. Vai sentir de perto o peso de uma tarefa restrita e sem dinheiro. Quando for a Brasília, vai ser legal vê-lo pedindo apoi a Lula, a quem apunhalou pelas costas.

Em sua primeira entrevista, entretanto, Collor falou: "Quem não sabe virar a página, não merece ler o livro", disse parafraseando o pai, o senador Arnon de Mello. Não fala em vingança, mas sim em novo momento político. Sobre candidatura em 2010 ele não comenta. Mas comentam que ele será o grande o articulador da oposição.

Lyra
João Lyra foi traído. Tinha aliados laranjas que na última hora apodreceram diante de seus interesses. O deputado não sabe se perdeu para os ataques dos candidatos ou para o dos aliados...que eram silenciosos mas intensos. Capazes de corroer seu sonho de entrar para a história como administrador público, já que privado ele já o é.

Até o momento o deputado e candidato derrotado ainda não falou.

Téo no azul

O senador Téo Vilela, no domingo mesmo, foi agradecer à Deus a vitória. Foi atá a igreja da Catedral rezar para cumprir com o que prometeu e pela virada nas urnas.Em sua primeira entrevista disse não ter polêmicas com o prefeito Cícero Almeida.

Nenhum comentário: