sexta-feira, outubro 20, 2006

1989 uma eleição incrível

A derrota de Lula em 1989 para o ex-presidente Fernando Collor, foi a única vez em minha vida que vi um resultado negativo parecer vitória. Tudo porque a campanha foi de uma capacidade de mobilização incrível.

Era a minha primeira eleição. Em todo o Brasil a onda pró-Lula só aumentava. Simplesmente todos os meus ídolos na música, nas artes, no cinema, teatro e até os professores na escola votavam em Lula. Frases do tipo: "Trabalhador, vota em trabalhador" e "Peão que é peão não vota em patrão", contagiavam.

Participei ativamente do processo. Comprava broches, ajudava a pintar camisas, bandeiras e até pixações eu fiz. A eleição deixou uma marca para sempre em minha personalidade. Ver e ouvir Lula falar daquele geito simples emociona até hoje. Os comícios eram verdadeiros espetáculos com poesia, música de qualidade e muita discussão política.

Nunca mais o país, nem as eleições foram as mesmas.

Abaixo para matar saudades o gingle da campanha interpretado por artistas, a maioria da Rede Globo, que declaradamente era Collor.

Nenhum comentário: